Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana - Walther Negrão


Autor de “Flor do Caribe”

Walther Luís Negrão (Avaré24 de Maio de 1941)


        Nesta segunda-feira  estreou mais uma novela do Walther Negrão na Globo, Flor do Caribe. O Autor que gosta de escrever  sobre pequenas cidades,  suas novelas não chegam a ser rurais, mas sempre são centradas em cidades do interior, mesclando os acontecimentos da metropole próxima com a vida cotidiana dos simples moradores.
        Walther Negrão também é o autor que mais viajou pelo país. Já teve novelas no Ceará, Minas Gerais , ás margens do Rio Araguaia e agora estamos sendo presenteados com as  belas paisagens do Rio Grande do Norte com “Flor do Caribe”.
        O Autor com quatorze anos se mudou para São Paulo. Estudou dramaturgia com as atrizes Célia Rodrigues e Vida Alves. Trabalhou como figurante e ator em algumas novelas da TV Tupi. Escreveu colunas no jornal Última Hora e na revista feminina Cláudia. Como autor, estreou em 1958 escrevendo para o Grande Teatro Tupi e adaptando textos radiofônicos para a TV Record.


        Sua estreia  na autoria de novelas foi em 1964 quando dividiu a novela Renúncia com Roberto Freire  na Rede Record.  Ainda  Record dividiria a autoria com Roberto Freire  das novelas : Banzo (1964) , Marcos pelo Amor (1965) e Somos todos Irmãos  (1966),  uma adaptação em autoria solo.
        Em 1967 , o autor entrou na Rede Bandeirantes com a adaptação do romance de Victor Hugo Os Miseráveis , que trazia Leonardo Villar e Maria  Isabel de Lizanda no papéis principais.
        O Autor em 1969 mudou-se para a Rede Tupi , e teve seu primeiro grande sucesso na emissora, dividindo a autoria com Geraldo Vietri , ele escreveu dois dos maiores sucessos da emissora, Antônio Maria (1968) e Nino , o Italianinho (1969).
Nino, o italianinho
Foto : teledramaturgia.com 
Antônio Maria
Foto : teledramaturgia.com
        No início da década de 70 , Walther Negrão estrou na Rede Globo supervionando e depois finalizando a novela A Cabana do Pai Tomás.  Foi na emissora carioca  que o autor escreveu seus melhores trabalhos. Ainda em 1970 o autor escreveu sua primeira novela solo na emissora A Próxima Atração.
        Em 1971 o autor é recontratado pela Rede Record, que resolveu investir pesado em sua teledramaturgia e colocou no ar Editora Mayo, Bom Dia ,  com Luiz Gustavo e Débora Duarte nos papeis principais.

O primeiro amor
Rosamaria Murtinho e Leonardo Villar
Foto : astrosemrevista.blogspot.com
        Em 1972 , Walther volta a Globo é escreve seu primeiro grande sucesso na emissora, O Primeiro Amor. A Novela era dividida pela comédia com a dupla Shazan e Xerife, vividos pelo atores Paulo José e Flávio Migliaccio, a primeira dupla  entre tantas criadas pelo autor em suas tramas; e no drama com o casal romântico Luciano e Paulo  vividos pelo Sergio Cardoso e Rosamaria Murtinho
        Na Globo o autor ainda escreveria sucessos como Cavalo de Aço (1973) com Tarcísio Meira no papel título , a versão mexicana de O Primeiro Amor para Televisa , e Supermanoela (1974),  com Marília Pera como a protagonista.
        Em 1975 o autor volta a Tupi e escreve as novelas : Ovelha Negra (1975), Xeque-Mate (1976), Cinderala 77 (1977) todas com Chico de Assis , e Roda de Fogo com Sérgio Jockmann.
Ovelha negraXeque-mateCinderela 77Roda de fogo (Tupi)

        De volta a Globo em 1980, o autor supervisionou o texto das novelas  Chega Mais (1980), As Três Marias (1980) e O Amor é Nosso (1981).  E em 1982 escreve para a Tv Cultura o seriado Pic Nic Classe C.
Chega maisAs três MariasO amor é nosso!

        Foi na década de 80 que o autor escreveu suas melhores novelas, aquelas que marcaram o seu gênero de escrever.  Em 1983 o autor nos presenteou com Pão, Pão , Beijo , Beijo   que contaria a história das tradicionais cantinas paulistas, mas devido a problemas na produção a novela teve que ser centrada no Rio de Janeiro, o que deu um charme a mais a trama , afinal personagens tipicamente paulista , como a Mama Vitória (Lélia Abramo) desfilava sua características pelas ruas do rio.  Vale lembrar também da trama a dupla Ciro e Soró , criados por Cláudio Marzo e o saudoso Arnauld Rodrigues, e ainda a primeira vilã de Elizabeth Savalla na tv.
Pão-pão beijo-beijo
Ciro e Luísa
Cláudio Marzo e Maria Cláudia
Foto : teledramaturgia.com 
        Em Livre para Voar no ar em 1984 em parceria com Alcides Nogueira , Negrão contou a história de Pardal ,  um homem que se escondia na pequena cidade  fugindo de um crime ao qual estava sendo acusado injustamente. Na novela o autor criou mais uma dupla que cativou o Brasil , Pardal vivido pelo Tony Ramos e o menino Gibi (Fernando Almeida), numa relação  de amigos que no final da trama se transformou em amor de pai para filho.
Livre para voar
Tony Ramos , Carla Camurati e Fernando Almeida
Foto : euprefiromelão 

        Em 1987 , o autor nos apresentou uma belíssima novela, adaptada da rádio-novela A Noiva das Trevas , Walther escreveu  Direito de Amar , com Carlos Vereza , Glória Pires e Lauro Corona como os protagonistas.
Direito de amar
Foto : www.teledossie.com.br 

        No ano seguinte outro sucesso arrebatou o horário das seis. Fera Radical , que era uma espécie de Remake de outra novela do autor Cavalo de Aço no ar pela Globo em 1973, trazia Malu Mader no papel correspondente ao de Tarcisio Meira na versão original. Fera Radical é uma das minhas novelas preferidas do autor, e acho que a melhor escrita  por ele.
Foto : feraradical.kit.net 

        Para fechar a década de 80 , o autor em parceira com Antônio Calmon elevou o horário das sete ao sucesso com a novela Top Model protagonizada por Malu Mader , Nuno Leal Maia e Cécil Thiré. A trama ainda se destacou pelo elenco jovem que trazia para a tv  todas as  situações vividas pelos adolescentes na época.
Top model
Nuno Leal Maia e seus filho na trama
Foto : www.teledossie.com.br 

        Os anos 90 começam e Walther Negrão em 1992 volta ao horário das seis com a novela Despedida de Solteiro, em 1994 estreou Tropicaliente ambientada em Fortaleza , que mostrou para o Brasil as belezas das praias cearenses. Alguns especialistas dizem que Flor do Caribe é uma espécie de Tropicaliente 2  , uma das preferidas do autor.
Despedida de solteiro Tropicaliente
        Em 1996 , o autor escreveu Anjo de Mim , em 1998 Era Uma Vez ... Nesta ele ressucitou a dupla Shazan e Xerife em sua camicleta.
Anjo de mim Era uma vez...
        Em 2000 o autor volta ao horário das sete com Vila Madalena. Em 2005 volta às praiAs e aldeias de pescadores com Como uma Onda,  em 2008 apresenta Desejo Proibido e  em 2010 mostra as belas paisagens às margens do Rio Araguaia na novela homônima. 
Araguaia
Murilo Rosa e Cléo Pires
Foto : aqueladica.com.br
        Na Globo o autor escreveu três minisséries , todas com bastante sucesso : O Sorriso do Lagarto (1991) , A Madona de Cedro (1994) e A Casa das Sete Mulheres (2003), esta em parceria com Maria Adelaide Amaral.
O sorriso do lagartoA madona de cedroA casa das sete mulheres

        Considero  Walther Negrão  um mago do horário das seis, a maioria de suas novelas de sucesso foram apresentadas neste horário, e Flor do Caribe com certeza será mais um belo trabalho do autor, que sabe escrever sobre a simplicidade de um povo como ninguém.
Flor do Caribe
Foto : teledramaturgia.com.br 
Fonte :
Texto ; Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : wikipédia.com , memóriaglobo.com
                                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa