Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Fera Ferida (1993)



        As novelas regionalistas do Aguinaldo Silva sempre foram sucesso garantido, com toda a aura  dos grandes personagens das pequenas cidades ficticiais  do interior do Brasil , o realismo fantástico e os sotaques mais inacreditáveis. Todos esses ingredientes estiveram presentes em Roque Santeiro (1985) primeiro novela do autor nesse gênero em parceria com Dias Gomes, Tieta (1989), Pedra Sobre Pedra (1992), A Indomada (1997) e Porto dos Milagres (2001).
        Mas  o talento novelístico do Aguinaldo Silva unido aos personagens de Lima Barreto como aconteceu em Fera Ferida foi nitroglicerina pura. A Novela é minha preferida do autor , apesar de todos sempre citarem as que tiveram mais audiência , tenho por Fera Ferida um carinho mais do que especial.

Foto : culturamix.com.br 
        Como esquecer personagens “inesquecíveis”  do tipo de Ilka Tibiriça, Linda Inês, Major Bentes, Clara dos Anjos, Professor Praxedes , todos habitantes de Tubiacanga que acabaram invadindo o horário nobre global em 1993.
        O antigo prefeito da cidade de Tubiacanga, localizada no Cerrado Mato-grossense, Feliciano Mota da Costa (Tarcisio Meira) , acredita que há ouro na cidade. Para comprovar sua tese, exibe uma enorme pepita e convence a população a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração. Os moradores descobrem que a pepita era falsa e se revoltam. Obrigados a fugir de canoa, Feliciano e a mulher são atingidos por um pistoleiro, morrem e são enterrados pelo filho, Feliciano Júnior.
Quinze anos mais tarde, Feliciano Júnior retorna à Tubiacanga para vingar a morte dos pais. Para tanto assume uma outra identidade, Raimundo Flamel (Edson Celulari) , um homem misterioso que aguça a curiosidade e a ambição dos moradores da cidade ao se declarar capaz de transformar ossos humanos em ouro. 

Foto : memóriaglobo.com
O prefeito Demóstenes (José Wilker) é um político corrupto que tem um caso velado com a fogosa Rubra Rosa (Susana Vieira), a autora de seus discursos inflamados e mulher de seu opositor, o vereador Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana). O relacionamento dos dois fica abalado com a chegada da atriz Perla Menescau (Cláudia Alencar), com quem Rubra passa a disputar o prefeito. Rubra Rosa ainda interfere no namoro do filho Áureo Poente (Cláudio Fontana) com a jovem Zigfrida (Déborah Evelyn) , filha da costureira da cidade, Margarida Weber (Arlete Salles), a tia de Feliciano, cujo marido foi morto junto com os pais deste, e portanto, uma das poucas pessoas que tomam conhecimento de seus planos.
O Major Bentes (Lima Duarte) é um homem ambicioso e prepotente que dita  regras e se diz dono da cidade. Os fantasmas do passado o assombram com a chegada de Salustiana Maria (Joana Fomm), uma mulher perigosa com quem o major tivera um envolvimento amoroso, e, com intuito de lhe extorquir dinheiro, vem exigir que ele assuma a paternidade de seu filho Cassi Jones (Marcos Winter). O filho legítimo do major, Guilherme (Rubéns Caribé), namora a doce e ao mesmo tempo temperamental Linda Inês (Giulia Gam), a filha do prefeito, que entra em constante atrito com Raimundo Flamel, sem imaginar que ele é na verdade Feliciano Júnior, seu namoradinho de infância.
Fera Ferida foi construída inspirada na obra de Lima Barreto, mais especificamente nos romances  Clara dos Anjos, Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá e em personagens dos contos Nova Califórnia e O Homem que Sabia Javanês. A novela foi livremente inspirada nos personagens e contos do autor e também era uma metáfora das condições políticas do Brasil na época. 

Foto : teledramaturgia.com 

A novela teve um elenco espetacular, com atores que viveram personagens  que marcariam suas carreiras. Joana Fomm na pele da pérfida Salustiana Maria mais uma vez brilhou vivendo uma vilã;  Lima Duarte e seu Major Bentes; Cláudio Marzo é o mórbido personagem que falava com os mortos; Juca de Oliveira e o inesquecível Professor Praxedes e suas fantasias sexuais com a esposa Querubina vivida pela Vera Holtz, que ditava regras de gramática para excitá-lo,  - ou seja um leque de personagens para todos os gostos.

Foto : memóriaglobo.com 
Cássia Kiss Magro e Paulo Gorgulho viveram grandes momentos em Fera Ferida . Na trama Ilka Tibiriça vivida pela Cássia era uma solteirona apaixonada pelo filme Candelabro Italiano de Delmer Daves, e inclusive o tema da personagem “Al Di Lá”  também era tema do filme. As tentativas de curar a impotência de Ataliba  Timbó vivido pelo Gorgulho, viraram uma espécie de “quadro” dentro da trama. As receitas criadas por Ilka e todo o clima  exótico nos renderam grandes momentos.  A atriz   novamente conseguiu imprimir todo o seu talento na interpretação da personagem hilária e sensível. Seus trejeitos e visual anos 60  davam o tom perfeito a personagem.

DemóstenesRubra Rosa

Rubra Rosa e Demóstemes Maçaranduba , eram amantes na trama, e os dois sempre que se encontravam em seu ninho de amor, faziam tudo ao redor pegar fogo tamanha a excitação dos personagem vividos  magistralmente por Susana Vieira e José Wilker, uma inspiração direta na personagem de Sônia Braga em Saramandaia (1976). Marcina literalmente ardia em chamas sempre  que se excitava.

Foto : terra.com.br 
Mas na contramão dos bons personagens, Edson Celulari e Giulia Gam , os protagonistas , não agradaram juntos no início da trama, apesar do sucesso da Linda Inês , uma personagem  que mesclava a força da menina criada apenas pelo pai, e toda a delicadeza e beleza de uma grande grande mulher. O casal já havia trabalhado junto em Que Rei Sou Eu (1989) e terminaram a trama juntos como rei e rainha de Avilan, e em 1998 voltaram  a se encontrar  com  química perfeita vivendo o Vadinho e a Flor  da minissérie  Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998).   
Fera Ferida teve a maior cidade cenográfica já construída para uma novela, e em homenagem a Lima Barreto as ruas da cidade foram batizadas com nomes de personagens criados por ele.
O Figurino do personagem de Edson Celulari ,  virou moda, e as camisas  sem gola usadas pelo personagem ganharam o Brasil, as  “Camisas Flamel” como ficaram conhecidas.


A Abertura é uma das mais elogiadas criadas por Hans Donner. Com a música “Fera Ferida” do Rei Roberto Carlos  interpretada  por Maria Bethânia ao fundo, o telespectador era guiado pelos olhos da fera que passeava pelas belas paisagens de grutas, cavernas e chapadas.
        Como em uma homenagem a Gilberto Braga , o cinema de Tubiacanga no último capítulo de Fera Ferida anunciava a próxima atração “Pátria Minha”  a nova novela das 8.
        Mais um clássico criado por Aguinaldo Silva, Fera Ferida apresentou um infinito filão de situações que a cada capítulo nos fazia ficar ainda mais grudados na telinha  querendo saber o desenrolar dos acontecimentos, uma das melhores dos anos 90.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Aguinaldo Silva
Direção Geral : Denis Carvalho e Marcos Paulo
Exibição : 15 de Novembro de 1993 à 16 de Julho de 1994
Capítulos : 209



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com.br , memóriaglobo.com , Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu