Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Glória Pires



        Uma entidade à teledramaturgia chamada Glória Pires ! É dela que vou citar hoje meus 10 personagens preferidos. Como  escolher os 10 melhores entre os melhores dessa grande profissional, que é considerada uma das nossas melhores atrizes brasileiras.
        Glória Pires faz seus personagens com tanta perfeição que até aqueles considerados de menos sucesso,  tem um lugar especial na galeria de personagens da atriz. Quem não torceu pela Rafaela de O Rei do Gado (1996) realmente ser a Luana Berdinazzi  ; ou pela dobradinha  entre ela e Regina Duarte  que prometeu mais acabou não acontecendo em Desejos de Mulher (2002) ? Mas uma grande atriz é assim , se sobressai em qualquer papel. Do mais simples  ao de maior sucesso seu talento está lá impresso magistralmente.
        Esse é um daqueles post que eu faço com prazer dobrado , pois  falar do que a gente gosta , feito por quem admiramos  é muito mais gostoso. 
        Vamos então mergulhar no top 10 dessa adorável atriz chamada Glória Pires  :

10º. Mariza de Dancin´Days (1978)
Dancin´ days
Com Lauro Corona
Foto : http://www.google.com.br
        A Marisa de Dancin´Days  do autor Gilberto Braga , foi um dos primeiros papéis de destaque da Gloria Pires ainda na adolescência. A Personagem era a filha de Julia Mattos (Sonia Braga) uma ex-presidiária  que ao retornar a sociedade era  rejeitada por essa filha , que havia sido criada pela esnobe irmã de Julia , Yolanda Pratini (Joana Fomm). A Marisa na verdade era chata, uma espécie de Eduarda de Por Amor (1997) e Camila de Laços de Família (2000)  dos anos 70, mas o talento da atriz  já despontava,  e  no ano seguinte graças à Mariza ,  Glória Pires já protagoniza sua primeira novela,  Cabocla do autor Benedito Ruy Barbosa.

9º. Rosália de Direito de Amar (1987)
Direito de amar
Novamente com Lauro Corona
Foto : novelaseminisseriespararecordar.blogspot.com
        Mas na minha memória a primeira protagonista de Glória Pires  foi a Rosália de Direito de Amar do autor Walther Negrão. A Personagem  iniciava na trama  tímida e reprimida pelos pais e depois pelo marido imposto por eles, mas no decorrer da novela  Rosália toma “vida própria” e Glória Pires brilha em um dueto inesquecível com Carlos Vereza que vivia o Senhor de Montserrat , seu algoz.

8º. Ana Terra de O Tempo e O Vento (1985)
O tempo e o vento
FOto : canalviva.globo.com
        Uma primoroso trabalho de transposição da obra de Érico Veríssimo para a tv feito pelas mãos do autor Doc Comparato, e Glória Pires teve um grande destaque no elenco de O Tempo e o Vento  imortalizando a Ana Terra do romance vivendo  cenas inesquecíveis ao lado de Lima Duarte.

7º. Estela de O Dono do Mundo (1992)
O dono do mundo
Foto : driiaxavier.blogspot.com
        Gilberto Braga sempre escreveu bons papéis para a Glória Pires, mas a Estela de O Dono do Mundo , chegou a irritar algumas telespectadoras. A então chique e culta esposa do Felipe Barreto (Antônio Fagundes) era enganada de todas as maneiras pelo marido que ela acreditava ser o mais apaixonado de todos. O público voltou a torcer por Estela depois que ela se envolve com Rodolfo (Kadu Moliterno), mas a personagem acaba tendo uma recaída pelo ex marido mau  caráter e engravida dele. Assim,  Estela e Rodolfo tenta se acertar mesmo ela trazendo no ventre o filho do grande vilão da trama. A Estela é uma das personagens mais elegantes  vividas pela atriz.

6º. Sarita de Mico Preto (1990)  
Mico preto
Foto : supertvemais.blogspot.com
        Glória Pires fazendo comédia é um presente para seus fãs, vide os filmes “Se Eu Fosse Você” e “Se Eu Fosse Você 2”, e em 1990 a atriz nos presenteou  com uma personagem assim, acho que a primeira e única antes da Roberta Leone que ela vive atualmente em Guerra dos Sexos. Era a vilã cômica Sarita da novela Mico Preto dos autores Marcílio Moraes , Leonor Basseres e Euclydes Marinho. A personagem era o puro interesse,  e enganava o ingênuo noivo Firmino (Luiz Gustavo) , que  passou a interessa-la  apenas depois que descobre que ele vira herdeiro de uma grande fortuna.

5º. Norma de Insensato Coração (2011)
Insensato coração
Foto : cabelosfamosos.com.br
        A novela Insensato Coração não é considerada uma das melhores de Gilberto Braga  e ele tem que agradecer a Glória Pires o sucesso na reta final da trama, pois com os fracos protagonistas vividos por Paola Oliveira e Eriberto Leão , foi a Norma  personagem vivida pela atriz que deu sentido a trama, e fez Insensato Coração “bombar” na audiência. A Personagem começa na trama como a ingênua  enfermeira que é enganada por Léo vivido pelo Gabriel Braga Nunes , o vilão da trama. Mas depois de todas essas decepções dá a volta por cima e começa uma via cruzes  para se vingar do homem que fizera sofrer tanto. De certo é que sem a  Norma com mais um show de Glória Pires  Insensato Coração teria passado em branco.
                                
4º. Maria Moura de Memorial de Maria Moura (1994)
Memorial de Maria Moura
Foto : fotos.noticias.bol.uol.com.br
        Uma das personagens mais forte vividas pela atriz. Maria Moura criada por Rachel de Queiroz  foi um dos trabalhos mais elogiados pela crítica. Glória arrasou na pele da rústica personagem nordestina , mesclando a dureza da mulher que precisou tomar as rédeas da sua vida depois da morte dos pais , com a delicadeza da mulher, acendida depois que ela se apaixona por Cirino vivido pelo Marcos Palmeira.

3º. Nice de Anjo Mau (1997)
Anjo mau (1997)
Foto : fotos.noticias.bol.uol.com.br
        É impressionante  o poder (talento) que Glória Pires tem para transformar   personagens que a primeira vista não chamariam muita atenção em um sucesso absoluto. Foi assim com a Nice no remake de Anjo Mau da Maria Adelaide Amaral. A personagem tinha tudo para passar despercebida, afinal era o horário das seis , e todos nós tínhamos na memória a Nice vivida pela Suzana Vieira  na primeira versão de Cassiano Gabus Mendes que foi sucesso absoluto. Mas com a Nice da Glória Pires o Brasil se emocionou , e mais uma vez reverenciou uma personagem feita magistralmente por ela. O sucesso foi tanto que no remake  diferentemente do original, Nice foi perdoada, e não morreu no final, ganhando o amor de Rodrigo (Kadu Moliterno) com prêmio.

2º. Ruth e Raquel de Mulheres de Areia (1993)
Mulheres de areia
Foto : memorialgloriapires.blogspot.com
         Duas gêmeas , uma boa e a outra má , um clichê de novelas , certo ? Mas em Mulheres de Areia remake da autora Ivani Ribeiro  do original de 1973, esse clichê interpretado por Glória Pires que viveu as irmãs Ruth e Raquel foi transformado em sucesso absoluto. Glória Pires foi perfeita na pele das personagens, e viveu praticamente quatro  dentro da trama. Além de Raquel e Ruth, no decorrer da trama ele viveu Ruth fingindo se Raquel e Raquel fingindo ser Ruth, tudo com perfeição. A Própria atriz confessou em entrevistas que Mulheres de Areia foi a que lhe deu mais trabalho , e por isso mesmo a que tem mais apego.  A Novela foi um sucesso tão grande que chegou a ultrapassar os índices de audiência da novela das sete da época O Mapa da Mina do autor Cassiano Gabus Mendes. Na sua segunda reprise em 2011  , 18 anos depois da exibição original, Mulheres de Areia virou um dos melhore índices de audiência do “Vale a Pena Ver de Novo”.

1º. Maria de Fátima de Vale Tudo (1988)
Vale tudo
Foto : cheiodeconteudo.blogspot.com
        Maria de Fátima a inesquecível vilã de Vale Tudo ,  é sem dúvidas um divisor de águas na carreira de  Glória Pires. A personagem criada por Gilberto Braga e interpretada de forma magistral pela atriz ganhou o ódio de todo o Brasil , que não aceitava suas vilanias na maior parte contra a própria mãe. Glória Pires e Regina Duarte viveram na novela um dobradinha inesquecível, até hoje a cena de Raquel personagem da Regina rasga o vestido  de noiva da filha depois que descobre todas suas armações não sai do imaginário dos telemaníacos. A Personagem ajudou Glória Pires a se firmar de vez como uma das grandes atrizes brasileiras. Outra cena que marcou a presença de Glória na trama, foi a que Maria de Fátima desesperada por não saber que seria o pai do seu  filho  e temendo a reação de Afonso (Cássio Gabus Mendes) , ela  rola as escadarias do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com o intuito de perder a criança.  



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com e teledramaturgia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu