Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Páginas da Vida (2006)

Mais novelão do Maneco

        Mais uma Helena do Manoel Carlos vivida por Regina Duarte (era a terceira)  e um turbilhão de emoções tendo como epicentro uma doce e meiga menina com síndrome de down vivida pela atriz Joana Morcazel que seduziu o Brasil com seu talento e profissionalismo à frente de Páginas da Vida novela do autor no ar entre 2006 e 2007 no horário nobre.
Foto : http://tvfoco.com.br
        A trama é dividida em duas fases: a primeira ocorre no ano de 2001. Essa fase dura os primeiros 38 episódios da novela. A segunda fase entra na atualidade em que a novela passou (2006), mostrando a vida dos personagens 5 anos após a morte da personagem Nanda e a vida dos gêmeos.

Foto : http://www.espalhafactos.com
        A estudante Nanda (Fernanda Vasconcellos)  conhece Olívia (Ana Paula Arósio)  em Amsterdã, e acabam se tornando grandes amigas. Olívia está na cidade em lua-de-mel com o marido, Sílvio (Edson Celulari) . As duas descobrem forte afinidade por gostarem de arte, sendo Olívia proprietária de uma galeria. Em um desses encontros, Nanda, que estava na cidade estudando línguas, revela à amiga que está grávida do namorado Léo, mas ele alegou ter um futuro pela frente e não quis saber das crianças, afinal, a jovem está grávida de gêmeos. Nanda fora abandonada grávida.
        Nanda decide voltar para o Brasil, quase ganhando os filhos, mas ao chegar, é desprezada pela mãe, a amarga e fria Marta (Lilia Cabral) , que agride a filha e discute com ela, ficando arrasada em ter investido na filha e saber que ela não aproveitou nada que os estudos dariam. Nanda só conta com o apoio de seu pai, Alex (Marcos Caruso) , homem honesto e sincero e que não suporta as loucuras de Marta e passa a ajudar frequentemente sua filha Nanda em sua gravidez indesejada. Desesperada com a surra e as humilhações constantes de sua mãe, que alega inclusive que ela deu o golpe da barriga no namorado rico, a grávida sai de casa desesperada e na calçada é atropelada por um carro e um ônibus, que colidem e invadem um ponto de ônibus onde tinha muitas pessoas que se ferem, inclusive Nanda.
        Nanda tem os filhos às  pressas no hospital , mas infelizmente não resiste e morre no parto , deixando  os gêmeos órfãos. A Médica que a atendeu Helena (Regina Duarte)  se encanta pelos gêmeos principalmente  pela menina que nasce com síndrome de down  e fica chocada ao informar a avó dos gêmeos a atual condição da menina, Marta nem pensa duas vezes , rejeita a neta e lhe dar em adoção para Helena , ficando apenas com o menino, ainda muito a contragosto.

Foto : http://www.televisionando.blogger.com.br
        Os anos se passam e 5 anos depois as crianças vivem felizes separadas,  e nem Alex o avô do menino  e Helena que a adotou a menina Clarinha imaginam que ainda iriam enfrentar muita luta para ficarem  em paz  com elas.

Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Elogiar Regina Duarte nas novelas do Manoel Carlos , chega a ser redundância , afinal a atriz com três Helena´s no currículo é uma perita nessa personagem , e autor sabe que pode lhe entregar sem medo a personagem sempre tão complexa,  que ela dá conta. Mas em Páginas da Vida a relação cênica e nos bastidores de Regina e a menina Joana Morcazel  foi o grande destaque, uma relação que emocionava os telespectadores a cada cena.
        Uma pena que a Joana não foi convidada para outros trabalhos. A Menina continua estudando artes cênicas , e com certeza  merece um novo papel na tv.

Foto : http://farm4.static.flickr.com/

        Fernanda Vasconcellos foi aclamada pela crítica e pelo público com a sua sofredora Nanda. Com a morte da personagem o público triste em saber que não mais a veria em cena exigiu o retorno da  atriz, e assim Manoel Carlos inseriu a personagem como espírito velando seus filhos. Cada aparição da Nanda   emocionava a todos. Foi graças a Nanda de Páginas da Vida que Fernanda Vasconcellos foi catapultada a grande estrela global. Antes a atriz havia apenas protagonizada a temporada de 2005 da Malhação. Com término da novela a atriz já foi logo escalada para protagonizar a próxima novela das seis Desejo Proibido do Walther Negrão em 2007.
Foto : http://4.bp.blogspot.com/-
        Lília Cabral , que sempre brilha nas tramas do Maneco  em Páginas da Vida chegou ao seu ápice dando vida a amargurada e má Marta , mãe da personagem Nanda. Ela abusou do direito de ser má, e foi capaz das maiores atrocidades na trama. Bateu na filha grávida, rejeitou a neta com síndrome de down , hostilizava o neto  que criou e ainda tentou vende-lo para o pai quando este descobre a localização dos gêmeos. Inesquecíveis os duelos em cena de Lilia com Marcos  Caruso que fazia seu marido na novela.  No final Marta termina sozinha quase louca sendo velada pelo espírito da filha.  A personagem rendeu a Lilia Cabral uma indicação ao Emmy 2007.
Foto : http://sp-godoy.zip.net
        Outros núcleos da trama também tiveram seus destaques, com a bela relação de amor entre Tide e Lalinha interpretados pelo casal 20 da  tv Tarcisio Meira e Glória Menezes. Lalinha morre logo na primeira fase da trama , e Tide em homenagem a sua esposa cria uma  Casa de Cultura com o nome dela  para acolher artistas do mundo inteiro.
Foto : http://noivasemfuga.files.wordpress.com
        Olívia , vivida pela Ana Paula Arósio era uma das filhas de Tide e Lalinha , e logo nas primeiras semanas sua personagem causou a maior polêmica ao protagonizar um stripper  de noiva para seu então marido Silvio (Edson Celulari). Alias, a novela  sofreu uma enxurrada de críticas acusando-a de ter  um forte apelo sexual por esta cena e em um dos depoimentos reais mostrado ao final de cada capítulo. O referido depoimento  dado pela babá Nelly dos Santos, de 68 anos, que admitiu ter chegado ao orgasmo pela primeira vez aos 45 anos, após ter se masturbado ao som da música "Côncavo e Convexo", de Roberto Carlos. Por conta do tabu e da subseqüente perda de emprego da babá, que ameaçou processar a Rede Globo, o episódio ganhou as páginas dos jornais e pautou programas vespertinos sobre televisão.
        Na segunda fase da novela Olívia  acaba tornando-se uma vilão aos olhos dos telespectadores. Depois de se unir a Léo (Thiago Rodrigues) pai dos gêmeos de Nanda, e descobrir que os dois ainda vivem, ela incentiva-o a entrar na justiça pela guarda das crianças. O Público em nenhum momento aceitou que Clara e Francisco (Gabriel Kaufmann)  ficassem com o pai e Olívia , e torciam para que continuassem como estavam , Francisco com o avô Alex e Clara com Helena.

Foto : http://sp-godoy.zip.net/images
        Vários outros atores brilharam em Páginas da Vida :  Daniele Winits com a sua vilã Sandrinha; Regiane Alves com a neurótica e mimada Alice que tentava a todo custo reconquistar o noivo Léo; Déborah Evelyn  como Anna , que por sua obsessão em ver a filha se tornar bailarina clássica acaba tornando-a bulímica e Marjorie Estiano que foi impecável vivendo a jovem Marina , uma filha que luta contra o alcoolismo do pai depois que todos já havia desistido dele. Foi graças ao destaque como a Marina que a atriz ganhou a protagonista Maria Paula em Duas Caras (2007) do Aguinaldo Silva.

Foto : http://tv.i.uol.com.br/album/2012/
        A novela marcou o retorno em novelas das atrizes Viviane Pasmanter  afastadas à cinco anos, sua última personagem em  novela inteira foi a Maria João protagonista de Uga Uga (2000) do Carlos Lombardi ; e Sônia Braga que viveu a artista plástica Tônia , afastada da tv à 7 anos , sua última aparição em novelas havia sido como a Baronesa Helena  de Força de Um Desejo (1999) do Gilberto Braga.
Foto : http://coisasdenovela.pop.com.br
        Páginas da Vida marcou também a estreia de Grazzi Massafera na TV. Depois de se destacar no Big Brother Brasil de 2005 , ela ganhou uma pontinha na trama, mas seu carisma e talento que desabrochava acabou fazendo seu papel crescer e a Telminha ganha o coração do galã  Jorge (Thiago Lacerda).
        Paulo César Grande que viveu o personagem  Lucas , tal qual aconteceu em Por Amor (1997) , foi envolvido em uma história de racismo. Em Páginas da Vida sua filha   tinha preconceito por  ele ser casado com uma negra e em Por Amor ele evitava filhos com a esposa, também negra  com receio  que a criança nascesse mestiça.
        A última cena da novela  com  Helena , Alex e o espírito de Nanda  e os gêmeos foi gravada no mesmo local que a cena final de Por Amor.


        Na trilha sonora de Páginas da Vida os 80 anos  de Tom Jobim foi homenageado com a inclusão de duas músicas do autor : “Wave” na voz de Daniel Jobim e “Promessas (Só em Teus Braços) com a Nana Caymmi.
        Um novelão no melhor sentido da palavra. A Novela como já é de praxe  nas tramas do Maneco , tinha longas cenas de diálogos entre seus  personagens, inesquecíveis cenas  à mesa de jantar na casa do Tide, entre outras. Ambientada no Leblon locação preferida do autor, em Páginas da Vida o chaveiro, a garçonete e o dono da banca de jornal  eram  pessoas reais do bairro. A intenção era aproximar a novela o mais perto possível da realidade. E Vários fatos e histórias reais foram inclusos na trama da novela. O Parto real da atriz Júlia Carrera que fazia a fonoaudióloga da Clara  foi mostrado na trama. Primeira vez que um parto real vira cena de novela. Comentários sobre acontecimentos violentos que chocaram o pais também foram inclusos ,  como o ataque de bandidos a um  ônibus que foi incendiado com passageiros dentro e a morte do menino José Hélio morto em um assalto depois de ser arrastado  pelo carro pelas ruas do Rio.

        Nos capítulos iniciais a novela quis chamar atenção pelo descaso com o vírus da AIDS ocorrido nos campos de refugiados na África , através do personagem do saudoso Marcos Paulo , que vivia o infectologista Diogo na trama. Foram 17 clipes gravados especialmente para a novela.

        Páginas da Vida teve ótimos índices de audiência chegando a média de 53 pontos  e pico de 60 no capítulo de 07 de agosto de 2006 que mostrava o velório de Nanda. A Novela foi vendida para 66 países e no Equador a drama da menina com síndrome de down fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.
        A Novela foi a primeira parceria de Maneco com Jayme Monjardim , até então o diretor geral dos trabalhos do autor havia sido Ricardo Waddington. O Casamento entre o autor e o diretor foi perfeito,  um belo texto com paisagens embora do cotidiano capitadas de um ângulo que só o olho clinico do Monjardim tem.
        A Novela abocanhou todos os prêmios ligados à TV:   melhor  novela,  melhor atriz para Lilia Cabral, Melhor atriz coadjuvante para Danielle Winits, atores infantis para Joana Morcazel e Gabriel Kaufmann ,  atriz revelação para Fernanda Vasconcellos entre outros.



        A Novela começou a ser cogitada novamente para se reprisada no horário do VALE A PENA VER DE NOVO, como já aconteceu outras três vezes. Será que desta vez passa? E se passar pelo ministério público  os cortes deixaram a novela compreensível ? Vamos aguardar.
        Páginas da Vida foi mais um clássico do cotidiano criado pelo mestre Manoel Carlos, aquele tipo de novela que além de entreter nos faz repensar várias atitudes.

Ficha Técnica :
Novela do autor Manoel Carlos
Direção Geral  : Jayme Monjardim
Exibição : 10 de Julho de 2006 à 03 de Março de 2007
Capítulos : 203


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com e memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa