Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Saramandaia ( 1976)

O Realismo fantástico de Dias Gomes


                 Um grande sucesso do extinto horário das 22 horas, Saramandaia  chamou a atenção do grande público devido a alta densidade de realismo fantástico impresso pelo autor na trama. Na verdade Dias Gomes já havia começado  tal estilo em  O Bem Amado (1973), mas em Saramandaia tudo foi meticulosamente pensado e talvez devido a isso , o que poderia parecer exagero, na verdade se tornou o grande mote da trama.

        Tinha personagem pondo formigas pelo nariz, outro o coração saltava pela boca quando ficava nervoso, mulher ardia em chamas quando se excitava, homem com asas ,  personagem explodindo de tanto comer e até um lobisomem. Esses eram algumas das bizarras características dos cidadãos bolebonenses.

        A Novela já deve ser apreciada e elogiada,  levando em consideração o alto grau de criatividade da direção e equipe técnica , que na época não tinha à sua disposição a tecnologia de hoje, e mesmo assim fez sequências  históricas usando dos recursos disponíveis para levar pro ar  cenas dignas de uma obra de Dias Gomes.

Foto : http://colunistas.ig.com.br/

        Ambientada na Bahia, a história se situa no fictício município de Bole-Bole, na zona canavieira da Bahia, que passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, liderados pelo coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga) , que usam argumentos históricos para manter o nome atual, Bole-Bole; e os mudancistas, liderados pelo coronel Tenório Tavares (Sebastião Vasconcellos) e pelo vereador João Gibão (Juca de Oliveira ) - este último irmão do prefeito Lua Viana (Antônio Fagundes) -, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para Saramandaia.

Foto : http://mdemulher.abril.com.br

        Dois grandes destaques da trama sem dúvidas são as cenas da explosão da Dona Redonda ( Wilza Carla ) que explodia de tanto comer. Para gravar as cenas a equipe de produção  inseriu uma balão inflável nas roupas da atriz, que ia sendo inflado a cada passo, na hora da explosão Wilza Carla foi substituída por uma boneca com as roupas iguais as suas, e nós conferimos uma das cenas mais emblemáticas da teledramaturgia; João Gibão ( Juca de Oliveira ) um pacato morador da cidade, passou boa parte da trama escondendo uma corcunda, no final se descobre que na verdade se tratava de duas asas que o personagem tinha, e em mais uma cena mirabolante da trama  se jogo ao vôo ao som da música “Pavão Misterioso” do cantor Ednardo.

Professor Aristóbulo Risoleta

        A Dupla , Dina Sfat e Ary Fontoura também brilharam na trama. Eles eram Risoleta e Professor Aristóbulo, que em noite de lua cheia se transformava em lobisomem. Com essa desconfiança, Risoleta passa a vigiar o amado esperando o dia de vê-lo se transformando na fera.

Foto : http://f.i.uol.com.br
        Mesmo usando de metáforas  para tocar em assunto delicadas para a época, Dias Gomes não escapou dos olhos da censura  que interferiu em muitas cenas de Saramandaia, mas felizmente deixou escapar outras, como a prisão e interrogatório do João Gibão quando ele é descoberto que tem asas. O senhor sabia que ter asas era muito perigoso. Porque não é normal. Não é comum, não está dentro das normas, foge ao padrão estabelecido. Um homem, como nós entendemos que deve ser um homem respeitável, um exemplo de cidadão, não tem asas.Uma clara alusão aos métodos   usados pela ditadura.

Foto : http://4.bp.blogspot.com
        Dias Gomes usou a   trama de Lua Viana  e Zélia (Yoná Magalhães)  para tocar em preceitos religiosos dentro da novela. Zélia engravida de seu primeiro filho, quando nasce a criança todos ficam espantados, o bebê tem asas!  Depois de exames com vários médicos  nenhum descobre a causa do nascimentos das asas, a criança por causa de uma icterícia  precisa ser submetido a uma transfusão de sangue, mas acaba morrendo por conta da crença do pai: seguindo as regras de sua religião, Lua não aceita a transfusão. O casal decide tratar a criança com banho e chá de picão, como a própria mãe de Lua tratou dele e de João, que apresentaram a mesma doença quando nasceram. Mas o tratamento não dá resultado, e Zélia tenta desesperadamente convencer o marido a mudar de ideia, em vão. Quando Lua dá a autorização para o procedimento, já é tarde demais. O prefeito viaja com o filho e Dr. Rochinha (José Augusto Branco) para Recife, a transfusão é feita, mas a criança não resiste. O menino é batizado com o nome de Gabriel antes de morrer, uma alusão ao anjo. Desconsolada, Zélia deixa o marido, que é visto como culpado aos olhos do povo.
        Saramandaia marcou a estreia de Antônio Fagundes na Rede Globo e Pedro Paulo Rangel fazia pela primeira vez um galã na TV. Tarcísio Meira e Francisco Cuoco fizeram participação especial na trama como  Dom Pedro I e Tiradentes respectivamente, que se encontravam com o Professor Aristóbulo em suas andanças noturnas pela cidade.


        A Abertura da trama  tinha como tema a música “Pavão Mysteriozo” do cantor Ednardo , que ficou nacionalmente conhecido depois que o tema foi veiculado na novela.
        A Cidade fictícia de Saramandaia foi a mesma da novela Gabriela , terminada um ano antes do autor Walther George Durst. Dias Gomes  usou na trama alguns personagens criados para a versão censurada de Roque Santeiro.

Foto : http://pioneiro.rbsdirect.com.br
        A Novela embora contada por metáforas  e com uma nova linguagem na TV, abordou temas importantes para época , direitos trabalhistas, abuso de poder, politicagem, controle de natalidade entre outros.
        Não assisti a exibição original de Saramandaia, ainda nem tinha nascido em 1976, mas pelo visto na internet e no novelão que o Video Show exibiu da trama , deu para sentir o que foi esse fantástico mundo da melhor trama de Dias Gomes.

Foto : http://s2.glbimg.com/G

Nesta segunda-feira (24.06) estreia na Globo no horário das 23 horas o remake de Saramandaia  escrito por Ricardo Linhares, e pelas chamadas da novela o remake promete  repetir o sucesso da original. A produção  já sai com a vantagem  dos inúmeros recursos disponíveis para dar  ainda mais “Realidade” o realismo fantástico da novela.
O Remake vai  marcar a volta desse  realismo fantástico as tramas globais que há um bom tempo não produz  novelas assim. Com esquecer sucessos como O Bem Amado (1973) e Roque Santeiro (1985) , e as mais recentes do  discípulo de Dias Gomes , o autor  Aguinaldo Silva : Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993) , A Indomada (1997) e a última desse estilo no ar em 2001 Porto dos Milagres.
Saramandaia ou Bole-Bole uma cidade  que sempre vale a pena dar uma passadinha por lá !

Ficha Técnica :

Novela do autor Dias Gomes
Direção Geral de Walter Avancini  , Gonzaga Blota e Roberto Talma
Capítulos : 160
Exibição : 03 de Maio a 31 Dezembro de 1976

Foto : http://1.bp.blogspot.com/

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , memóriaglobo.com    
       


Comentários

  1. Poderiam ter usado atores e atrizes da primeira versão, fcaria melhor ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu