Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Água Viva (1980)

Água Viva no Viva !


Foto : http://images.quebarato.com.br

     Um dos grandes sucessos do Gilberto Braga , a novela Água Viva  foi a escolhida para a próxima  principal reprise do Canal Viva , substituindo Rainha da Sucata do Silvio de Abreu.  Água Viva ganhou uma enquete lançado no site do canal a cabo provando a preferência do público  por obras mais  velhas. A novela será a mais antiga  apresentada no Viva até então.  A trama também tem o título de primeira novela do horário nobre a ser reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” com a sua  reprise entre 13 de fevereiro à 31 de agosto de 1984.
    Água Viva foi a novela do Gilberto logo depois do grande sucesso de Dancin´Days (1978) , ou seja a novela tinha a responsabilidade de ser igual ou melhor , e  assim  o foi.
   A Novela marcou o início da década de 80 ,  ditou  moda e costumes    e imprimiu um novo jeito de fazer  teledramaturgia, com sua inúmeras cenas externas e os cenários ensolarados do verão carioca, mostrando a alta classe rica e sua vida à beira mar.


http://imguol.com/blogs/
A trama gira em torno de Maria Helena (Isabela Garcia), uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely (Ângela Leal), uma assistente social, que descobre o seu pai, Nelson (Reginaldo Faria) , irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard (Raul Cortez).


Fotos : http://4.bp.blogspot.com
Paralelo a isso, Janete (Lucélia Santos)  é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo (Mauro Mendonça)  e Wilma (Aracy Cardoso) , sustentados pela tia solteirona Irene (Eloisa Mafalda) . Ela se apaixona por Marcos (Fábio Jr)  e o sentimento será recíproco, mas terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera aristocrática Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), mãe de Marcos, que deseja ver o filho casado com Sandra (Glória Pires) . A vilã, ainda por cima, detesta o genro Edir (Cláudio Cavalcanti) , marido de sua filha Márcia (Nathalia do Valle) , ocasionando diversos problemas conjugais. Lourdes é bem diferente de Stella Simpson (Tônia Carrero) , uma milionária divertida e excêntrica.


Foto : https://www.google.com.br
Entretanto, desenrola-se o drama de Lígia (Betty Faria), mulher rica e interesseira, casada com o banqueiro Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nelson. Lígia passa por um período de crise com o marido e apaixona-se por Nelson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. É amor à primeira vista. Ela não sabe quem ele é, mas encanta-se com sua aparência de homem rico. Este por sua vez, oculta a sua real condição financeira. Miguel, sem saber da ligação do seu irmão com Lígia, também se apaixona por esta. E aí começa uma enorme disputa entre os dois. Nesse momento, a órfã volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nelson e resolve adotá-la sem ele saber.
A  novela teve um elenco primoroso e grandes destaques, como a Lucélia Santos que viveu a corajosa Janete; Betty Faria e sua interesseira Lygia ; Fábio Jr que viveu o médico Marcos e toda a graciosidade de Isabela Garcia  no auge dos seus 12 aninhos vivendo a Maria Helena.


Foto : http://veja.abril.com.br/bl
Porém,  Beatriz Segall e Tônia Carrero foram as donas da novela. Beatriz vivendo a grande vilã Lurdes Mesquita  já treinava para viver a Odete Roitmann de Vale Tudo (1988). A aristocrática personagem desfilou seu veneno por toda a trama e tinha como principal alvo os próprios  filhos  Marcos e Márcia. Tônia Carrero tinha sido escalada para viver Lourdes Mesquita , na última hora trocou de papel e ficou com  a excêntrica milionária Stela Simpson e reinou absoluta com toda a luxuria e sofisticação da personagem. A  Stela foi  sem dúvidas a melhor personagem de Tônia na TV.


Foto : http://noticias.r7.com/

Gilberto Braga batizou   a personagem de Lucélia Santos de Janete em homenagem sua mestra e amiga Janete Clair. A Partir do capítulo 57 a autor contou com a colaboração de Manoel Carlos pra escrever Água Viva.
A novela teve três grandes momentos  que até hoje são citados dentro da teledramaturgia brasileira.
·        Apresentou o primeiro baseado na Tv  brasileira , mesmo que implicitamente;
·        Em uma das gravações  externas da trama Tônia Carrero , Glória Pires , Maria Padilha e Maria Zilda passaram por uma situação desagradável. As atrizes foram hostilizadas  por frequentadores da praia de Ipanema , quando encenavam um topless de suas personagens na novela.
·        Em outra gravação o ator Kadu Moliterno que vivia o personagem Bruno , junto com um cinegrafista  foi perseguido por um tubarão.

     Inesquecível a cena em que Lygia acerta as contas com a amiga falsa Selma (Tamara Taxmann). Lygia se tranca no banheiro de uma boate e dá a surra  que todos os brasileiros tinham vontade de dar na personagem.

  
      As trilhas sonoras  de Àgua Viva  também tiveram muito destaque, com músicas que marcaram época, destaque para o tema de abertura “Menino do Rio”   na voz da Baby  Consuelo , que casava muito bem com as imagens de windsurf apresentada. Aliás,  o esporte e a cidade do Rio de Janeiro  foi amplamente divulgado durante a exibição da trama.


Foto : http://i48.tinypic.com
      Miguel Fragonard o personagem de Raul Cortez é assassinado no capítulo 21 da trama. O mistério perdura por toda a trama , para ser revelado no final que o assassino fora Kléber personagem do saudoso José Lewgoy. No passado Kléber havia sido tutor dos irmãos Nelson e Miguel  e este último  descobriu que Kléber fora o responsável pela falência do irmão Nelson.
       Àgua Viva terminou como um novelão daqueles, consagrando seu elenco e cravando o nome de Gilberto Braga como um dos grandes  novelistas brasileiros.
        A escolha da trama para reprise no canal Viva por voto popular vai enriquecer ainda mais o canal especialmente criado para  relembrar esses clássicos, principalmente os dos anos 80. Água Viva vai abrir uma porta por onde futuramente poderão passar sucessos como Baila Comigo (1981), Fera Radical (1987), Plumas e Paetês (1980), Sétimo Sentido (1982), Elas por Elas (1982), Pão-Pão Beijo-Beijo (1983), Amor com Amor se Paga (1984), Vereda Tropical (1984), A Gata Comeu (1985), Selva de Pedra (1986), Direito de Amar (1987), Brega e Chique (1987), O Salvador da Pátria (1989) entre outros.

Ficha Técnica :
Novela do Gilberto Braga
Direção Geral : Roberto Talma
Exibição : 04 de Fevereiro e 09 de agosto de 1980
Capítulos : 159
Fonte  :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , Wikipédia.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit