Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cobras e Lagartos (2006)

Um dos  últimos sucessos de audiência do horário das sete



        Mais uma vez   a novela Cobras e Lagartos não passou pelo Ministério Público para entrar no Vale a Pena Ver de Novo. Essa  já é a terceira vez que a Globo tenta emplacar a trama de João Emanuel Carneiro no horário. Em 2013 , a trama foi escolhida para substituir a reprise de O Profeta (2006). Antes do término da segunda reprise de O Cravo e a Rosa (2000) no início de 2014 o ministério público exigiu cortes tão drásticos que deixavam a trama sem sentido, e na semana passada mais uma vez a trama foi selecionada para  ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo substituindo  Caras e Bocas (2009), mas infelizmente vamos ficar mais uma vez sem vê-la.

         A Trama foi a novela seguinte ao sucesso de Da Cor do Pecado (2004), e mais uma vez João Emanuel Carneiro conseguiu prender a atenção do público.  Cobras e Lagartos foi o passaporte do autor para o horário nobre, onde estreou em 2008 com A Favorita.



        O Ministério Público alega que  os cortes impostos na trama para sua liberação para todas as faixas etárias  deve-se ao fato de terem ido  ao ar cenas com linguagem depreciativa e de conteúdo discriminatório, nudez e violência em excesso. Vale lembrar que até na época da sua exibição original a trama sofreu com essa vigilância do Ministério Publico, que exigiu que a trama fosse reformulada . Apesar de não comentar sobre o assunto, os veículos de comunicação divulgaram que paralelamente a novela ficcional, começou uma outra na justiça , que exige uma indenização de 6,8 milhões a título de danos morais coletivo da Rede Globo.

        Mas, Cobras e Lagartos não se conformou apenas com os problemas com o ministério público .   A Trama ainda foi acusada de plágio pelo cineasta Walter Salles, que via na história do motoboy que se apaixonava por um musicista,  a espinha dorsal do roteiro de seu filme “Linha de Passe”. 

        Vamos relembrar essa “polêmica”  trama? Nesta semana  a novela comemorou   8 anos da sua estreia (24.04), e provavelmente vamos ficar ainda alguns anos sem poder revê-la em uma reprise.



        A Trama de Cobras  e Lagartos conta a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco),  um rico milionário dono da grande rede de lojas de luxo, Luxus, que vende de roupas a joias. O empresário sofre de uma doença grave e só tem poucos meses de sobrevivência. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou dura a vida inteira para construir seu império..
Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini (Marília Pêra), e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona (Carolina Dieckmann), o desajuizado Tomás (Leonardo Miggiorin) e a graciosa Bel (Mariana Ximenes). Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança.
        A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o perigoso Estevão (Henri Castelli). Bel, porém descobre a traição do namorado,  e desolada, acaba sendo atropelada pelo office-boy Duda (Daniel de Oliveira), por quem mais tarde virá a se apaixonar. Duda é um rapaz responsável e honesto que perdeu os pais em um acidente e vive com a tia Silvana (Totia Meirelles), o tio empresário Orã (Luis Mello) e o primo Geléia (Rafael Ciani).
        No Saara, ou núcleo importante da trama,   vive Foguinho (Lázaro Ramos), um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires (Ailton Graça), a madrasta Shirley  (Elizangela) e seus irmãos, Sandrinha (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida , mas quem de verdade gosta dele é Kika (Cristiana Kalache) , amiga de Ellen e também vendedora da Luxus. Meiga e doce , é completamente apaixonada por Foguinho. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Duda, pelos dois terem o mesmo nome: Daniel Miranda.
E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta  e na de todos os outros personagens. Omar morre assassinado por Leona, e ele ficará rico no lugar de Duda, sabendo que o dinheiro não era para ser dele, e com isso atrairá muitos interesseiros, como Ellen, que o desprezava quando pobre, e que agora o namorará depois dele ficar rico. 
Cobras e Lagartos recuperou a audiência derrubada por Bang Bang (2005) do autor  Mário Prata, e chegou a dar picos de  51 pontos no capítulo exibido  na segunda-feira dia 31.07.2006.
A Trama era gostosa de assistir. Ágil e com um texto e trama bem armados.

No elenco destaque para Marília Pêra, que arrasou vivendo a vilã cômica  Milu Fontini. Uma perua falida em busca da fortuna do irmão.


Lázaro Ramos estreou com pé direito em novelas. O Foguinho foi seu primeiro personagem em um folhetim, e o carisma do personagem tomou o Brasil de assalto que se rendeu ao estilo  do personagem. O Ator foi indicado ao Emmy  como melhor ator por sua interpretação.

Adicionar legenda
Na trama aconteceu algo estranho. A Vilã Leona , vivida magistralmente pela Carolina Dieckmann, e o casal anti-herói Foguinho e Ellen, do Lázaro e da Taís Araújo  foram os maiores destaques da trama, se sobressaindo ao  casal de protagonistas vividos pela Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira.


O Visual  “loura blonde” e o estilo da Leona foi copiado em todo o país. A personagem virou sinônimo de elegância desfilando as maiores grifes  nacionais e internacionais na trama. A Personagem é considerada uma das melhores da Carolina.
Nas tramas paralelas de Cobras e Lagartos vale destacar o núcleo da Família de Eva (Eliane Giardini).  Ela é  uma carola casada com um ladrão, e tenta criar os filhos dentro dos seus rígidos preceitos, e não percebe  que eles seguem  os caminhos do pai Serafim (Otávio Augusto).
O Casal Letícia e Luciano, vividos pela Cléo Pires e Carmo Dalla Vecchia (em um papel  não engessado, bem diferente dos últimos que ele viveu) também se destacaram; assim como a sempre ótimo Cássia Kiss Magro , que viveu a personagem Henriqueta,  e Luis Mello na pele da Conchita. O Personagem se travestia de mulher para se aproximar da sua família que ele abandonara anos antes.

Adicionar legenda
Foram lançadas três trilhas sonoras da novela: uma nacional, outra internacional e uma especial, chamada Saara. Essa última contou com uma seleção musical inspirada na Rádio Saara, a rádio do centro de comércio popular do Rio de Janeiro, e misturava ritmos como sertanejo, axé, rap e funk.
Uma trama onde a falta de escrúpulos dos vilões chamou mais atenção do que a virtude dos mocinhos. Acho que começava em Cobras e Lagartos essa moda dos vilões serem as  grandes estrelas da trama. Mas ao mesmo  tempo , dentro desse humor , o texto ágil da trama discutia valores importantes para a sociedade contemporânea.


 A Globo sabe da importância da novela, e por isso mesmo continua insistindo em transmitir sua reprise. Talvez a exibição de Cobras e Lagartos conseguisse dar uma alavancada na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”.

Ficha Técnica :
Novela do Autor : João Emanuel Carneiro
Direção Geral : Wolf Maya
Exibição : 24  de abril de 2006 à 17 de Novembro de 2006
Capítulos  : 179

Adicionar legenda
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno