Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Marieta Severo


        Como falar das minhas personagens favoritas de uma atriz que tudo que faz é perfeito, é com tamanha maestria que encanta o telespectador de tal forma, que é impossível não gostar.
        Marieta Severo se despede este ano da Dona Nenê, personagem que ela vive a 13 anos no seriado  A Grande Família, o humorístico que virou mobília da nossa casa. Chega até ser impossível imaginar às quintas-feiras sem os bons conselhos da Dona Nenê, mas vamos lá!  
        Marieta Severo é uma das nossas grandes profissionais de teatro, cinema e Tv, apesar da sua carreira na Tv  ter demorado um pouco para decolar. A Atriz só foi reconhecida como profissional de tv nos anos 80, mesmo tendo estreado na  década de 60 , e como vamos ver no decorrer do post, um personagem de bastante importância.
        Além da grande profissional que a atriz já comprovou em todas as áreas que atua Marieta quando precisou abriu mão de tudo para se dedicar a família.  Em 1970, em pleno os anos de chumbo, a atriz se “auto exilou” em Roma para acompanhar o então  marido Chico Buarque, dedicando a criação das três filhas, retornando ao Brasil  apenas 13 anos depois.
        Profissional, mãe, mulher, política, engajada. . .  Marieta Severo é muito mais do que uma atriz, é uma mulher no sentido mais amplo e forte dessa palavra.

10º. Éden de Bassaro,  O Rato de O Sheik de Agadir (1966)
O sheik de Agadir

     
        Marieta Severo estreou na Tv em O Sheik de Agadir, novela  da autora Glória Magadan, no ar em 1966, e sua personagem a frágil Éden de Bassora no final da trama foi escolhida para ser o primeiro serial killer da história da teledramaturgia brasileira. “O Rato” como era conhecido o serial, eliminou boa parte dos personagens da trama. As mortes eram por estrangulamento, e o público via apenas as mãos em uma luva negra apertando o pescoço da vítima da vez. A revelação de que “O Rato” era a princesa Éden, causou estranheza no público, que não acreditava que uma frágil e quase menina tivesse tamanha força para matar homens com quase o dobro do seu tamanho, como foram algumas das vítimas. Coisa de Glória Magadan!

9º. Denise de Bandidos da Falange (1983)
Bandidos da falange

        Foi na década de 80 o grande pulo da carreira de Marieta na Tv. A Atriz volta ao Brasil depois de dezessete anos vivendo em Roma por causa da ditadura, quando resolveu acompanhar o marido Chico Buarque em seu exílio.  A Denise de Bandidos da Falange, minissérie  do autor Aguinaldo Silva, que marcou a história das minisséries brasileiras, foi a primeira personagem da atriz depois desse retorno e começava a pontuar sua trajetória de sucessos na Tv. Denise era esposa do bandido Paulo Alberto (Nuno Leal Maia) e amante do policial corrupto Tito Lívio (José Wilker).

8º. Dinah de Champagne (1983)
Champagne


        No final do ano de 1983,  Marieta reestreia em novelas na primeira trama do Cassiano Gabus Mendes para o horário nobre, Champagne. A Atriz interpretou a personagem Dinah.

7º. Catarina de Vereda Tropical (1984)
Vereda tropical

Com Maria Zilda 
        As personagens perigosas e ambiciosas pontuaram a carreira de Marieta Severo. E como ela sabe viver esse tipo de personagem! A Primeira delas foi a Catarina de Vereda Tropical, novela do autor Carlos Lombardi. A Personagem logo caiu no gosto do público e proporcionou cenas hilárias e inesquecíveis ao lado de Maria Zilda e Marcos Frota,  ele que estreava em novelas e fazia seu filho na trama.

6º.  Susana de Ti Ti Ti (1985)
Ti ti ti (1985)


        A Susana de Ti Ti Ti , foi outra personagem do Cassiano Gabus Mendes criada para Marieta Severo. Na trama ela era a ex-mulher de Ariclenes (Luiz Gustavo), que no decorrer da trama se transformava no irresistível costureiro Victor Valentin, e  não cansava de tentar reconquistá-la.

5º. Madeleine de Que Rei Sou Eu (1989)
Que rei sou eu?

Com Daniel Filho 
        A Nobre Madeleine de Que Rei Sou Eu, novela também do Cassiano Gabus Mendes, foi outro bom momento da atriz na Tv. A personagem  por não concordar com as falcatruas do Reino de Avilan ,  junto com o marido Bergeron (Daniel)  acaba sendo expulsa dele. Com  uma caracterização perfeita, a atriz foi um dos destaque da trama que foi recheada deles.

4º. Elvira de Deus nos Acuda (1992)
Deus nos acuda


        Não tem como negar que Marieta nasceu para viver mulheres finas e sem caráter. A Elvira de Deus nos Acuda foi uma prova disso. A Grande vilã da trama   do autor Silvio de Abreu, escondia um amor doentio pelo patrão Otto Bismark (Francisco Cuoco) e almejava tomar toda sua fortuna. Mesmo com doses de comédia, Elvira foi capaz de várias armações para conseguir seus objetivos, que no final não foram alcançados, claro !

3º. Loretta Pelegrini de Pátria Minha (1994)
Pátria minha

Com Eva Wilma 
      A Loreta Pelegrini foi outra ardilosa personagem vivida pela atriz. Vivendo à custa do cunhado, o Raul Pelegrini (Tarcísio Meira) que a detestava,  junto com o sorrateiro filho Murilinho (Petrônio Gontijo), tentava a todo custo driblá-lo para conseguir alguma vantagem. A personagem criada por Gilberto Braga para Pátria Minha,  era a personificação do estilo do autor. Uma mulher fria, má e rancorosa, capaz de tudo para não perder um padrão de vida.


2º. Alma de Laços de Família (2000)
Laços de família


        A Alma que a Marieta Severo viveu na trama de Laços de Família, não chegava a ser uma vilã, mas em defesa dos “sobrinhos” ou da herança deles, era capaz de ser a mais cruel das mulheres. Quem não se lembra dela pedindo para o Edu (Reynaldo Gianechinni) pedindo para cancelar o casamento com a Camila (Carolina Dieckmann) depois  de ser diagnosticada com leucemia? Pura crueldade! Mas a Alma também era adorável, chique e capaz das mais nobres gestos, como assumir os gêmeos filhos da Rita (Juliana Paes) , frutos da traição com seu marido Danilo (Alexandre Borges). Uma vilã bem o estilo do Manoel Carlos. Má , porém humana.


1º. Nenê de A Grande Família (2001)

Com todo o elenco de A GRANDE FAMÍLIA 
        Quando se divulgou que Marieta Severo seria a Nenê dessa nova versão de A Grande Família, fiquei imaginando,  como uma atriz acostumada a personagens tão chiques e sofisticadas se sairia vivendo uma mulher do povão?  A Atriz sofreu uma transformação brusca, afinal ela vinha da elegantíssima Alma de Laços de Família, e inclusive chegou a gravar para as duas produções ao mesmo tempo. Na primeira prova de figurino Marieta chegou a ser confundida pela equipe de produção, tamanha mudança. Muito além da caracterização, Marieta Severo logo no primeiro ano do seriado mostrou  segurança e encantou o Brasil com uma Nenê  que poderia ser qualquer uma das mães do Brasil , ou uma vizinha querida nossa, devido a aproximação com a realidade. Lá se vão 13 anos de Dona Nenê, e com certeza a personagem pontou a carreira da Marieta, e provou que uma atriz do seu quilate é capaz de se adaptar a qualquer tipo de papel. Só uma  coisa boa nesse fim do seriado, é que a Marieta vai ficar livre para voltar às novelas.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...