Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Marieta Severo


        Como falar das minhas personagens favoritas de uma atriz que tudo que faz é perfeito, é com tamanha maestria que encanta o telespectador de tal forma, que é impossível não gostar.
        Marieta Severo se despede este ano da Dona Nenê, personagem que ela vive a 13 anos no seriado  A Grande Família, o humorístico que virou mobília da nossa casa. Chega até ser impossível imaginar às quintas-feiras sem os bons conselhos da Dona Nenê, mas vamos lá!  
        Marieta Severo é uma das nossas grandes profissionais de teatro, cinema e Tv, apesar da sua carreira na Tv  ter demorado um pouco para decolar. A Atriz só foi reconhecida como profissional de tv nos anos 80, mesmo tendo estreado na  década de 60 , e como vamos ver no decorrer do post, um personagem de bastante importância.
        Além da grande profissional que a atriz já comprovou em todas as áreas que atua Marieta quando precisou abriu mão de tudo para se dedicar a família.  Em 1970, em pleno os anos de chumbo, a atriz se “auto exilou” em Roma para acompanhar o então  marido Chico Buarque, dedicando a criação das três filhas, retornando ao Brasil  apenas 13 anos depois.
        Profissional, mãe, mulher, política, engajada. . .  Marieta Severo é muito mais do que uma atriz, é uma mulher no sentido mais amplo e forte dessa palavra.

10º. Éden de Bassaro,  O Rato de O Sheik de Agadir (1966)
O sheik de Agadir

     
        Marieta Severo estreou na Tv em O Sheik de Agadir, novela  da autora Glória Magadan, no ar em 1966, e sua personagem a frágil Éden de Bassora no final da trama foi escolhida para ser o primeiro serial killer da história da teledramaturgia brasileira. “O Rato” como era conhecido o serial, eliminou boa parte dos personagens da trama. As mortes eram por estrangulamento, e o público via apenas as mãos em uma luva negra apertando o pescoço da vítima da vez. A revelação de que “O Rato” era a princesa Éden, causou estranheza no público, que não acreditava que uma frágil e quase menina tivesse tamanha força para matar homens com quase o dobro do seu tamanho, como foram algumas das vítimas. Coisa de Glória Magadan!

9º. Denise de Bandidos da Falange (1983)
Bandidos da falange

        Foi na década de 80 o grande pulo da carreira de Marieta na Tv. A Atriz volta ao Brasil depois de dezessete anos vivendo em Roma por causa da ditadura, quando resolveu acompanhar o marido Chico Buarque em seu exílio.  A Denise de Bandidos da Falange, minissérie  do autor Aguinaldo Silva, que marcou a história das minisséries brasileiras, foi a primeira personagem da atriz depois desse retorno e começava a pontuar sua trajetória de sucessos na Tv. Denise era esposa do bandido Paulo Alberto (Nuno Leal Maia) e amante do policial corrupto Tito Lívio (José Wilker).

8º. Dinah de Champagne (1983)
Champagne


        No final do ano de 1983,  Marieta reestreia em novelas na primeira trama do Cassiano Gabus Mendes para o horário nobre, Champagne. A Atriz interpretou a personagem Dinah.

7º. Catarina de Vereda Tropical (1984)
Vereda tropical

Com Maria Zilda 
        As personagens perigosas e ambiciosas pontuaram a carreira de Marieta Severo. E como ela sabe viver esse tipo de personagem! A Primeira delas foi a Catarina de Vereda Tropical, novela do autor Carlos Lombardi. A Personagem logo caiu no gosto do público e proporcionou cenas hilárias e inesquecíveis ao lado de Maria Zilda e Marcos Frota,  ele que estreava em novelas e fazia seu filho na trama.

6º.  Susana de Ti Ti Ti (1985)
Ti ti ti (1985)


        A Susana de Ti Ti Ti , foi outra personagem do Cassiano Gabus Mendes criada para Marieta Severo. Na trama ela era a ex-mulher de Ariclenes (Luiz Gustavo), que no decorrer da trama se transformava no irresistível costureiro Victor Valentin, e  não cansava de tentar reconquistá-la.

5º. Madeleine de Que Rei Sou Eu (1989)
Que rei sou eu?

Com Daniel Filho 
        A Nobre Madeleine de Que Rei Sou Eu, novela também do Cassiano Gabus Mendes, foi outro bom momento da atriz na Tv. A personagem  por não concordar com as falcatruas do Reino de Avilan ,  junto com o marido Bergeron (Daniel)  acaba sendo expulsa dele. Com  uma caracterização perfeita, a atriz foi um dos destaque da trama que foi recheada deles.

4º. Elvira de Deus nos Acuda (1992)
Deus nos acuda


        Não tem como negar que Marieta nasceu para viver mulheres finas e sem caráter. A Elvira de Deus nos Acuda foi uma prova disso. A Grande vilã da trama   do autor Silvio de Abreu, escondia um amor doentio pelo patrão Otto Bismark (Francisco Cuoco) e almejava tomar toda sua fortuna. Mesmo com doses de comédia, Elvira foi capaz de várias armações para conseguir seus objetivos, que no final não foram alcançados, claro !

3º. Loretta Pelegrini de Pátria Minha (1994)
Pátria minha

Com Eva Wilma 
      A Loreta Pelegrini foi outra ardilosa personagem vivida pela atriz. Vivendo à custa do cunhado, o Raul Pelegrini (Tarcísio Meira) que a detestava,  junto com o sorrateiro filho Murilinho (Petrônio Gontijo), tentava a todo custo driblá-lo para conseguir alguma vantagem. A personagem criada por Gilberto Braga para Pátria Minha,  era a personificação do estilo do autor. Uma mulher fria, má e rancorosa, capaz de tudo para não perder um padrão de vida.


2º. Alma de Laços de Família (2000)
Laços de família


        A Alma que a Marieta Severo viveu na trama de Laços de Família, não chegava a ser uma vilã, mas em defesa dos “sobrinhos” ou da herança deles, era capaz de ser a mais cruel das mulheres. Quem não se lembra dela pedindo para o Edu (Reynaldo Gianechinni) pedindo para cancelar o casamento com a Camila (Carolina Dieckmann) depois  de ser diagnosticada com leucemia? Pura crueldade! Mas a Alma também era adorável, chique e capaz das mais nobres gestos, como assumir os gêmeos filhos da Rita (Juliana Paes) , frutos da traição com seu marido Danilo (Alexandre Borges). Uma vilã bem o estilo do Manoel Carlos. Má , porém humana.


1º. Nenê de A Grande Família (2001)

Com todo o elenco de A GRANDE FAMÍLIA 
        Quando se divulgou que Marieta Severo seria a Nenê dessa nova versão de A Grande Família, fiquei imaginando,  como uma atriz acostumada a personagens tão chiques e sofisticadas se sairia vivendo uma mulher do povão?  A Atriz sofreu uma transformação brusca, afinal ela vinha da elegantíssima Alma de Laços de Família, e inclusive chegou a gravar para as duas produções ao mesmo tempo. Na primeira prova de figurino Marieta chegou a ser confundida pela equipe de produção, tamanha mudança. Muito além da caracterização, Marieta Severo logo no primeiro ano do seriado mostrou  segurança e encantou o Brasil com uma Nenê  que poderia ser qualquer uma das mães do Brasil , ou uma vizinha querida nossa, devido a aproximação com a realidade. Lá se vão 13 anos de Dona Nenê, e com certeza a personagem pontou a carreira da Marieta, e provou que uma atriz do seu quilate é capaz de se adaptar a qualquer tipo de papel. Só uma  coisa boa nesse fim do seriado, é que a Marieta vai ficar livre para voltar às novelas.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi