Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Tais Araújo



        Taís Araújo é uma pioneira. Ela foi a  primeira atriz negra a protagonizar uma novela brasileira (Xica da Silva/1996). Depois foi a primeira protagonista negra de um novela global (Da Cor do Pecado/2004) e depois a primeira  Helena negra, protagonista oficial das novelas do autor Manoel Carlos (Viver a Vida/2009).
        Atualmente a atriz  vive uma das protagonistas da novela Geração Brasil, repetindo a parceria com os autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira iniciada em Cheias de Charme em 2012.
        Tais Araújo é aquele tipo de atriz camaleoa. Ela adora mudar totalmente o visual de um personagem para o outro. No decorrer do post vamos perceber isso. Ela já teve cabelos louros, longos, lisos, enrolados, curtinhos, pretos, ondulados, ou seja, para todos os gostos.
        Iniciou sua carreira no teatro aos 11 anos, mas sem dúvidas foi a Tv  que lapidou seu talento, que hoje a fez ser  uma das grandes profissionais da nova geração de atrizes brasileiras.
        Em 1996, depois de estourar como a escrava Xica da Silva  na novela homônima do autor Walcyr Carrasco, foi eleita um dos 50 rostos mais bonitos do mundo pela Revista People.
       Um talento sem limites seja fazendo uma personagem caricata ou uma  mais próxima do realidade. Eu costumo dizer que a Taís é a Zezé Motta dos anos 2000, tanto pelo talento como pela  beleza inigualável.
        Vamos relembrar os melhores personagens dessa atriz, que mesma tão nova já tem um currículo invejável.


10º. Xica da Silva de Xica da Silva (1996)
Xica da Silva


        Tais Araújo ganhou sua primeira protagonista em 1996 e foi um estouro de sucesso dando vida a escrava Xica da Silva na novela homônima escrita por Walcyr Carrasco. A atriz já havia feito a novela Tocaia Grande  na  extinta emissora Manchete  e Walther Avancini depois de testar várias atrizes para viver a personagem , viu na Tais Araújo a personificação da personagem. Quando a novela estreou,  Tais ainda tinha 17 anos e o  público teve que esperar quase 50 capítulos para ver a nudez da atriz quando ela completou a maioridade.  Xica da Silva credenciou a entrada de Tais Araújo na Globo no ano seguinte.


9º. Vivian de Anjo Mau (1997)
Anjo mau (1997)

Tais na contra capa da trilha internacional da novela 

      Em 1997,  a atriz estreou na Globo e ganhou um dos papéis de destaque do remake de Anjo Mau, escrito pela Maria Adelaide Amaral. A Vivian, personagem que ela interpretou,  era uma mulher independente que enfrentava o preconceito por ser negra.  No decorrer da trama sofria um estupro por parte  de um dos donos da empresa onde trabalhava.  A Personagem foi usada para levantar bandeira em defesa das mulheres, embora de uma maneira velada, porém no decorrer da trama Vivian e Ricardo (Leonardo Brício), o estuprador,  acabam se acertando e sendo felizes no final da novela.


8º. Selminha Aluada de Porto dos Milagres (2001)
Porto dos milagres



       A Selminha Aluada foi mais uma personagem dosada com sensualidade que a Taís Araújo viveu. Criada por Aguinaldo Silva em Porto dos Milagres, a personagem era uma prostituta que vivia na rua baixa da cidade baiana.  Mais uma vez a  atriz tirou o desafio de letra e nos presenteou com muitas cenas inesquecíveis em parceria com Joana Fomm que vivia sua mãe na trama.


7º. Dandara de O Quinto dos Infernos (2002) 
O quinto dos infernos

Com a Saudosa Nair Bello 
   
        Em meio ao vários destaques do elenco de O Quinto dos Infernos, a anárquica minissérie do autor Carlos Lombardi, que falava da vinda da família real portuguesa ao Brasil, Tais Araújo apesar de um pequeno papel, se destacou na pele da fogosa Dandara, uma das serviçais do castelo que sedia aos encantos de Dom Pedro I (Marcos Pasquim).


6º. Edivânia de Meu Bem Querer (1998)
Meu bem querer


        Em 1998, a atriz viveu a espevitada Edivânia de Meu Bem Querer, do autor Ricardo Linhares. A Personagem era filha da Tonha da Pamonha (Arlete Salles), uma mulher do povão que vivia de vender pamonhas pelas ruas de São Tomáz de Trás. Edivânia hostilizava a mãe por não aceitar sua condição de pobre.


5º. Alicia Rosa de A Favorita (2008)  
A favorita 

        Como esquecer a Tais Araújo tomando banho nua em plena a posse do seu pai como deputado na trama de A Favorita? A Alícia Rosa fazia questão de bater de frente com Romildo Rosa (Milton Gonçalves) que pagava em casa os desmandos que fazia com o dinheiro do povo. A Personagem  era a terceira escrita por João Emanuel Carneiro para a atriz.


4º. Helena de Viver a Vida (2009)
Viver a vida


        Em 2009, Taís Araujo quebrou dois tabus do horário nobre global. Foi a primeira atriz negra a protagonizar uma novela das oito e a primeira Helena negra do autor Manoel Carlos.  A Atriz infelizmente teve que amargurar  a perda do protagonismo da novela Viver a Vida para Alinne Moraes, que inicialmente seria sua antagonista, a Luciana. Depois do acidente que ela sofre, toda a sua determinação em superar o tetraplegia  acabou  transformando-a em grande estrela da novela. Claro que o  desempenho da Tais a frente da Helena foi impecável, na verdade era o perfil  da personagem que era muito limitado e isso acabou fazendo o público criar uma antipatia pela tão bem sucedida e resolvida personagem. Mesmo com todos os elogios e a melhores críticas dados à Alinne Moraes, os créditos da Taís Araújo também merecem ser lembrados.


3º. Preta de Da Cor do Pecado (2004)
Da cor do pecado

Com Reynaldo Giannechinni 
      A Preta de Da Cor do Pecado,  novela do autor João Emanuel Carneiro, foi a primeira protagonista negra de uma novela global.  A Trama que marcava a estreia  do João Emanuel como autor solo, não se prendeu apenas em levantar bandeiras com o romance inter-racial dos protagonistas, foi focado mais  o lado humano de cada  um. A Taís Araújo  sem dúvidas conquistou  de vez o posto de grande atriz e estrela da casa com essa personagem. 


2º. Ellen de Cobras e Lagartos (2006)
Cobras e lagartos


      Dois anos depois, João Emanuel Carneiro presentou Taís Araújo com outra grande personagem: A Vilã Ellen de Cobras e Lagartos. A Personagem era puro veneno e dividiu de igual para igual as vilanias da trama com a Leona (Carolina Dieckmann). A Dobradinha  com seu então namorado Lázaro Ramos , que viveu o Foguinho , também rendeu bons momentos à trama.


1º. Penha de Cheias de Charme (2012)
Cheias de Charme


        É inegável que a Maria da Penha não poderia ter sido feita por outra atriz. Impressionante a entrega da Taís Araújo na pele da personagem. A Fala, os trejeitos, o caminhar tudo era especial e ela soube fazer com maestria. Uma das estrelas de Cheias de Charme, fenômeno do horário das sete que marcou a estreia dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, a empreguete seduziu o Brasil e os críticos que caíram de elogios à atriz.

Fonte  :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgoa.com , memóriaglobo.com   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra