Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Astro (1977)

 
        Uma novela que foi idealizada com a certeza de que daria certo, que arrebataria o público de tal maneira que jamais fosse esquecida. Pelos menos  isso foi o que Daniel Filho mencionou em seu livro “Antes que me esqueçam” sobre a novela O Astro da autora Janete Clair.
        A Expectativa do autor mais pareceu uma profecia, O Astro foi  um dos maiores sucesso da história da teledramaturgia nacional e neste hoje (06.12.)  a trama completou 37 anos de sua estreia.
Herculano Quintanilha

        A Novela tinha um magnetismo tão grande, que até os exageros usados propositalmente pela produção, como o turbante do Francisco Cuoco, ou a caracterização da família árabe de  Salomão Hayalla, soou como principais atrativos da novela.
        O Astro obteve índices de audiência maiores que as transmissões dos jogos de futebol da Copa do Mundo da Argentina de 1978.

        Janete Clair se inspirou na ascensão do ex-ministro do bem estar social da Argentina, Luiz Lopes Rega, conhecido como “El brujo”, muito importante e influente na administração de Péron. A autora já havia tentado escrever a   história em 1973, mas a censura não permitiu, assim então a autora apresentou O Semideus. O Primeiro nome pensado tanto para  O Astro, como para O SemiDeus , foi O Bruxo, título que a censura também implicou.


        Um dos  pontos mais fortes da novela sem dúvidas foi a morte do Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo) e a investigação de quem seria o assassino  que fez a novela virar notícias nos quadro cantos do país. Minha mãe conta uma passagem interessante. Eu nasci em 04 de maio de 1978, ou seja, faltava pouco mais de 2 meses para o término de O Astro. Ela lembra que ouvia as enfermeiras falando pelos corredores do hospital na preocupação de não aparecer nenhuma emergência na hora que a novela começasse.
        O Assassinato de Salomão  causou  curiosidade até no então  presidente Ernesto Geisel. Em 1978 a profissão de ator estava sendo regulamentada no Brasil, e Daniel Filho entre outros atores e diretores foram a Brasília representando a classe artística. Geisel chamou Daniel de lado e perguntou : Afinal de contas quem, matou Salomão Hayalla? Daniel Filho rapidamente respondeu  : “Isso é segredo de Estado, e de segredo de estado o senhor entende, não é?
        A Novela mudou o horário de muitos compromissos, ninguém poderia pensar em perder nenhum capítulo da trama, principalmente em sua reta final.


        A novela começa em 1962, ano da conquista do bicampeonato mundial de futebol pelo Brasil, quando, na cidade de Guariba, Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco)  é traído pelo companheiro de trapaças, Neco da Silva (Flávio Migliaccio), que foge com o dinheiro angariado para a reforma da igreja do lugarejo com a conversa dos "arquitetos". Herculano é humilhado em praça pública e foge para o Rio de Janeiro, deixando a mulher, Doralice (Cleyde Blota), e o filho pequeno Alan (Stepan Nercessian), prometendo vir buscá-los um dia. A história, então, começa a se passar no ano de 1974, doze anos depois, quando Herculano trabalha numa churrascaria, fazendo apresentações na pele de um tarólogo, astrólogo, cartomante, quiromante e assemelhados. Numa de suas apresentações, reconhece entre os clientes o amigo traidor, Neco, de quem novamente se aproxima, porém cheio de mágoa e à espera de uma oportunidade para se vingar.
Paralelamente (a princípio), corre a história da milionária família Hayalla, capitaneada pelo patriarca Salomão (Dionísio Azevedo), que é casado com a fútil Clô (Thereza Rachel) e pai de Márcio (Tony Ramos), um jovem que se diz enviado de São Francisco de Assis e rejeita a riqueza da família. Salomão sempre planejou que o filho tomasse conta de tudo um dia, mas o rapaz não se mostra nem um pouco propenso. Márcio resolve sair de casa, depois de ser internado num hospício, fugir e se desentender mais uma vez com o pai. Nessa fuga, conhece Herculano, que se aproxima aos poucos dos Hayalla, graças a uma de suas clientes, Beatriz (Heloisa Helena), secretária da diretoria do grupo. É também através de Beatriz que, na churrascaria, Herculano conhece Amanda Mello Assumpção (Dina Sfat), diretora da construtora que leva o seu nome de família e ex-mulher de Samir Hayalla (Rubens de Falco), um dos tios paternos de Márcio.


Outra cena muito marcante de O Astro  foi a que Tony Ramos na pele do Márcio Hayalla, se despe das roupas compradas  pelo pai e sai às ruas  como veio ao mundo. A Cena representava a negação do personagem a fortuna do pai, um espécie de São Francisco de Assis  do mundo moderno. Tony Ramos não havia sido o primeiro pensado para viver  o Márcio. O Ator que havia estreado na Globo um ano antes, na novela Espelho Mágico (1977), do Lauro César Muniz, aceitou um pedido do Daniel Filho para fazer testes com as atrizes que viveriam a Lili. Tony se saiu  bem nos testes que  Daniel Filho fincou o pé e disse que o personagem tinha que ser dele. Assim o ator viveu um dos seus grandes momentos na Tv vivendo o primeiro nu masculino da tv brasileira, e sua dobradinha com Elizabeth Savalla, que interpretou a Lili, foi sucesso absoluto. O Casal logo que terminou O Astro, foi escalado para protagonizar a próxima trama da autora Janete Clair, a novela Pai Herói (1979).


O Astro consagrou Francisco Cuoco vivendo novamente um personagem criado por Janete Clair; assim como a saudosa Dina Sfat, em um dos seus grandes momentos na tv vivendo a inesquecível Amanda, e Thereza Rachel na pele da Clô Hayalla.


A tão aguardada identidade e os motivos  que levaram ao assassinato de Salomão Hayalla foram revelados no último capítulo.  Tal quais outras inspirações que a autora teve, o final de O Astro foi tirada de uma notícia de jornal. Janete leu sobre o assassinato da Jovem Claudia Lessin Rodrigues. Os acusados eram um rapaz viciado em cocaína e seu amigo, um cabeleireiro. Na novela os assassinos foram Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), um taxicômano mau-caráter e Henri (José Luis Rodi), seu amigo e cumplice. Felipe matou Salomão com uma coronhada de revólver na cabeça. Salomão sabia da ligação entre Felipe e sua mulher, Clô (Thereza Rachel), e que ele estava envolvido com drogas.  A Foto do assassinato com a revelação do assassino foi capa do Jornal do Brasil três dias antes : “O Assassino é Felipe!”.  



Em 2011, a clássica trama  ganhou um remake no horário das 23 horas, com Rodrigo Lombardi, Carolina Ferraz, Thiago Fragoso  e Regina Duarte, nos papéis que foram de Francisco Cuoco, Dina Sfat, Tony Ramos e Thereza Raquel. O Remake é o de maior audiência entre os quatro já apresentados no horário.


O Astro foi uma espécie de Avenida Brasil da década de 70. Um novelão bem ao estilo da Janete, que usou de todos os subterfúgios  para prender o telespectador e conseguiu. Não teve um brasileiro sequer que não tenha se encantado com o poder do turbante daquele espetáculo em forma de novela.

Ficha Técnica :
Resultado de imagem para fotos da novela o astro 1977
Novela da Autora Janete Clair
Direção Geral : Daniel Filho
Elenco :
Francisco Cuoco, Dina Sfat, Dionísio Azevedo, Tony Ramos, Elizabeth Savalla, Thereza Rachel, Rubens de Falco, Carlos Eduardo Dolabella, Flávio Migliaccio, Edwin Luisi, Ida Gomes, Silvia Salgado, Stepan Nercessian, Angela Leal, Heloisa Mafalda, Heloisa Helena, Ênio Santos, Cleyde Blota e Carlos Poyart entre outros.

Exibição : 06 de Dezembro de 1977 à 08 de Julho de 1978
Capítulos : 186

Francisco Cuoco em O Astro - 1ª versão, 1977. TV GloboElizabeth Savala e Francisco Cuoco em O Astro - 1ª versão, 1977. TV GloboRubens de Falco e Dina Sfat em O Astro - 1ª versão, 1977. Nelson Di Rago/TV GloboCleide Blota e Elizabeth Savala em O Astro - 1ª versão, 1977. Cedoc/TV Globo

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube