Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Sassaricando (1987)



        Esta semana estourou na imprensa que o Canal Viva estuda para substituta  da reprise de Pedra sobre Pedra (1992) as novelas Sassaricando (1987) ou Cambalacho (1986), dois clássicos do autor Silvio de Abreu.
       
        Qualquer uma que seja escolhida será sucesso absoluto. As duas tramas que seguem o mesmo estilo do autor que consagrou o horário das sete, foram bem recebidas em suas exibições originais e nas reprises no Vale a Pena Ver de Novo.

        Pegando carona nessa disputa o blog hoje vai relembrar na seção a novela Sassaricando, exibida originalmente em 1987 e que com certeza já merece uma reprise no canal.

Paulo Autran e Jandira Martini em Sassaricando, 1987. Geraldo Modesto/TV Globo

        Silvio de Abreu estreou Sassaricando em 1987 e em pouco tempo a novela se tornou um dos grandes sucessos do horário. Silvio contou em entrevistas que o título da novela já existia antes mesmo da sinopse da trama. Daniel Filho sugeriu o nome e propositalmente usou de uma licença poética para a grafia do mesmo. Na verdade Sassaricando se escreve com “ç” (Saçaricando) e inclusive é titulo de uma marchinha de carnaval de autoria de Luis Antônio, Zé Mario e Oldemar Magalhães, gravada pela vedete e atriz Virgínia Lane. A marchinha foi regravada  por Rita Lee especialmente para a abertura da novela.

Ileana Kwasinski, Maria Alice Vergueiro e Marco Miranda em Sassaricando, 1987. Geraldo Modesto/TV Globo

        Sassaricando conta a história do pobretão Aparício Varella (Paulo Autran) que  dera um grande golpe do baú. Deixou Rebeca (Tônia Carrero), o grande amor da sua vida, no Rio de Janeiro, para casar-se com Teodora (Jandira Martini), uma ricaça paulistana. A poderosa Teodora era a mais velha e menos desmiolada das três filhas do presidente das Tecelagens Abdalla, membro da comunidade libanesa de São Paulo. Teodora assume a presidência, ao lado de Aparício, mas quem dá as ordens é sempre ela. A extravagante Fedora (Cristina Pereira)  é a filha dos dois. Aprígio, irmão de Aparício,  por sua vez, envolveu a empresa da família em negociatas com uma perigosa irmandade de fanáticos adeptos de um prócer conhecido apenas por "Ela". Seus seguidores agem clandestinamente, nos fundos de uma boate, mas estão prestes a ser desmascarados pelos astutos Guel (Edson Celulari) , uma agente do FBI disfarçado,  e Camila (Maitê Proença)  sobrinha de  Teodora, filha de sua irmã.

Guel e Camila

Em um sinistro pacto feito entre os seguidores de "Ela", Aprígio (Laete Morrene) , introduz o bandido Leonardo Raposo (Diogo Vilela) no seio dos Abdalla para este se casar com a sobrinha Fedora e, em seguida, matá-la. Num diabólico plano para matar a esposa, Leonardo explode o jatinho onde estava Teodora, matando a sogra por engano.
Assim, Aparício, agora viúvo e feliz, toma as rédeas da empresa da família. Livre da pressão e dos berros de Teodora, ele só pensa em recuperar o tempo perdido no casamento fracassado. Pensa também em voltar para Rebeca, o antigo amor, recém-chegada a São Paulo. Rebeca havia sido contratada como estilista por Teodora, e, assim, passava a trabalhar no mesmo prédio que Aparício.

Rebeca, Penélope e Leonora

Silvio de Abreu, apaixonado por cinema, o que não é segredo para ninguém, uma das principais tramas de Sassaricando envolve as estrelas Tonia Carrero, Eva Wilma e Irene Ravache, três mulheres sofisticadas, porém falidas. As três  armam um plano para se casarem como um milionário que sanaria  todas as suas dívidas. Clara inspiração do autor no filme Como Agarrar um Milionário (1953)  com as atrizes Lauren Bacall, Marylin Moroe e Betty Glabe.

Eva Wilma em Sassaricando, 1987. Geraldo Modesto/TV GloboTônia Carrero em Sassaricando, 1987. Nelson Di Rago/TV GloboIrene Ravache em Sassaricando, 1987. Geraldo Modesto/TV Globo

A escalação do elenco de Sassaricando foi um dos principais pontos para o grande acerto da trama, e por isso mesmo teve vários destaques e  atores que imortalizaram personagens.



Claudia Raia foi a estrela da trama. A Tacinha, com seu jeitão sexy , um vocabulário impar e a exuberância da atriz que já lhe é peculiar lhe rendeu  um dos seus primeiros grandes momentos na tv.  O bordão “Ai me Tô dividinha”  que a personagem proferia cada vez que tinha que se decidir entre seus dois pretendentes, Beto (Marcos Frota)  e  Apolo (Alexandre Frota), foi repetido nos quatro cantos do país. A Tancinha era uma espécie de percussora da Maria Escandalosa, Jaqueline e Samanta Paranormal, personagem que a atriz viveu  em Deus Nos Acuda (1992) , Ti Ti Ti  (2010) e vive em Alto Astral.

                       Leozinho e FefêDiogo Vilela e Cristina Pereira em Sassaricando, 1987. Nelson Di Rago/TV Globo

Diogo Vilela e Cristina Pereira fizeram do Leozinho e da Fedora um casal inesquecível na trama. Suas fantasias sexuais ao som de “Fatamorgana”  virou a marca registrada da dupla. Sem dúvidas a Federa foi a  única personagem digna dado a Cristina Pereira em novelas.


Juana, Aldonza, Tancinha e Isabel

Outro núcleo que também rendeu boas risadas ao público foi o liderado pela italiana Dona Aldonza, vivida pela Lolita Rodrigues. Abandonada pelo marido, que tinha ido comprar um cigarro e nunca mais voltou, ela criou sozinho os quatro filhos Guel,  Tancinha, Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont).

Resultado de imagem para FOTOS DA ANGELINA MUNIZ NA NOVELA SASSARICANDO

Angelina Muniz, no auge da sua beleza, se destacou também vivendo a invejosa e rancorosa irmã da Tancinha. A personagem termina a trama louca de tanta inveja, chegando ao ponto de tentar matar a irmã com uma faca, bem ao estilo Hitchcock ,  mais uma alusão cinematográfica do autor.

Resultado de imagem para FOTOS DA TONIA CARRERO E PAULO AUTRAN NA NOVELA SASSARICANDOResultado de imagem para FOTOS DA TONIA CARRERO E PAULO AUTRAN NA NOVELA SASSARICANDOResultado de imagem para FOTOS DA TONIA CARRERO E PAULO AUTRAN NA NOVELA SASSARICANDO

Sassaricando foi agraciada com duas grandes participações como protagonistas, Paulo Autran e Tônia Carrero, escalados exatamente pela química que ambos tinham nos palcos. O Casal de estrelas deu todo o glamour a trama. A novela foi a  última completa feita por Paulo Autran. Depois do termino ele fez algumas pequenas participações sendo a última na minissérie Hilda Furação (1998), onze anos depois de Sassaricando.




Se Sassaricando for a escolhida para  reprise no Viva em agosto, será uma  ótima escolha. Rever os sassaricos do Aparício no horário da tarde vai trazer de volta  clássicos folhetinescos cômicos dos anos 80, a melhor década no campo da teledramaturgia nacional. Embora  a história central de Sassaricando tenha sido limada pela  ótimas tramas paralelas a novela foi um grande êxito. De Sassarico mesmo a trama não teve nada, a ideia original deu lugar a novos entrechos criados a partir de um texto impecável e um elenco de fazer inveja. A impressão que se deu é que Sassaricando se transformou logo no início, tomou vida própria, e nem mesmo o autor pode contê-la.
        “Jesus Maria José”    Que venha  a reprise desse fenômeno chamado “Sassaricando”.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Silvio de Abreu
Direção Geral :  Cécil Thiré
Elenco :
Paulo Autran, Tônia Carrero, Eva Wilma, Irene Ravache, Cláudia Raia, Edson Celulari, Maitê Proença, Carlos Zara, Lolita Rodrigues, Marcos Frota, Alexandre Frota, Jandira Martini, Cristina Pereira, Diogo Vilela, Louriva Pariz, Laerte Morrone, Maria Alice Vergueiro, Ileana Kwasinsky, Roberto Bataglin, Romulo Arantes, Angelina Muniz, Denise Milfont, Marcela Muniz, Alexandre Lipiane , Stella Freitas, Aldine Muller, Ney Sant´Anna, Jorge Lafond entre outros.
Exibição: 09 de Novembro de 1987 à 11 de Junho de 1988
Capítulos : 184

Resultado de imagem para FOTOS DA NOVELA SASSARICANDO

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , memóriaglobo.com
       




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra