Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Christiane Torloni


        La Torloni, como é chamada entre os mais próximos a atriz Christiane Torloni, se despede esta semana da personagem Maria Inês na trama de Alto Astral. Para comemorar o sucesso da trama,  o blog vai homenagear essa atriz maravilhosa, no sentido mais amplo desta palavra.
        Uma das atrizes mais engajadas   teve participações históricas nas Diretas Já, a luta pela democracia e o fim da ditadura. A  atriz  uma das principais divulgadoras do abaixo assinado amazôniaparasempre.com.br  e a campanha bemmequermulher.com em defesa dos direitos das mulheres.
        Christiane Torloni estreou na Tv em 1969 no Teatrinho Trol na Rede Tupi e sua primeira   novela foi Duas Vidas (1976) da autora Janete Clair.
        Em 1979, Christiane ganhou sua primeira protagonista na trama da novela Gina, do autor Rubens Edwald Filho e dai vieram várias outras personagens que a consagraram com uma das grandes estrelas da nossa teledramaturgia.

Jô Penteado de A Gata Comeu (1985)

        Apesar de já ter mais de 10 personagens em seu currículo, foi a Jô Penteado, de A Gata Comeu, da autora Ivani Ribeiro, foi  o grande momento da Crhistiane Torloni na tv.  Sua dobradinha com Nuno Leal Maia, no jogo de gato e rato da Jô e o professor Fábio, foi o grande destaque da trama. Foi a partir dessa personagem que Christiane começou a ter seu talento  reconhecido.

Fernanda de Selva de Pedra (1986)
com JOSÉ MAYER  
        A Fernanda de Selva de Pedra,  remake da Regina Braga, da novela  original da Janete Clair, foi o grande desafio da Crhistiane Torloni. A personagem havia sido imortalizada na interpretação impecável da Dina Sfat na versão de 1972, mas a atriz conseguiu fazer uma nova Fernanda,  e a personagem novamente foi um dos destaques da trama, graças a interpretação cirúrgica da Christiane, da personagem louca, má e desiquilibrada.

Dora Kananga do Japão (1989)

        Depois do sucesso na Globo, em 1989 Christiane Torloni deixa a emissora e fecha contrato com a Rede Manchete para estrelar a primeira grande produção de sucesso da emissora, Kananga do Japão, do autor Wilson Aguiar Filho. Dora , sua personagem da trama era uma moça rica, mas que perdera tudo com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. É apaixonada por Alex (Raul Gazolla), mas por ser interesseira acaba se casando com Danilo (Giusseppe Oristânio). A Novela foi muito elogiada   e o trabalho da Crhistiane comparado a Scarlett O´hara em E o Vento Levou, pelo diretor, então da Rede Manchete, Jayme Monjardin. Reza a lenda que a atriz, que tem uma personalidade fortíssima, chegou a se desentender com a diretora Tizuka Yamazaki, e a própria diretora confirmou que a um mês e meio do término da novela as duas já não se falavam nos bastidores.

Rafaela Katz de Torre de Babel (1998)

com a SILVIA PFEIFFER 

        Em 1998, Christiane Torloni viu sua personagem na trama de Torre de Babel, do Silvio de Abreu ser rejeitada pelo grande público. A Rafaela Katz tinha um relacionamento estável com outra mulher, a Leila, personagem da Silvia Pfeffer. Para agradar o público horrorizado com as personagens, o autor resolveu mata-las na explosão do shopping Center que já estava programada na trama. Ou seja, dezessete anos atrás, tal qual aconteceu recentemente com Babilônia, o público mais conservador não aprovou o relacionamento homossexual de um personagem de novela.

Haydée de América (2005)
com a MARIANA XIMENES 

        Outra personagem complexa vivida pela Christiane foi a Haydée da novela América, da autora Glória Perez. A Personagem era uma mulher rica , sofisticadíssima e que pensava viver um casamento sólido. Porém em meio a esse mundo de fantasia, Haydée sofria com um distúrbio que ela tentava esconder de todos. Ela era cleptomaníaca. Tinha uma compulsão por roubar. As crises ficaram ainda mais constantes depois que Haydée descobre o relacionamento do marido Glauco (Edson Celulari) com a jovem Lurdinha (Cléo Pires). A Autora usou a personagem para mostrar o drama de quem sofre com esse distúrbio, mostrando que a Cleptomania é uma doença e não um desvio de caráter.


Laila de Montaltino de Um Anjo Caiu do Céu (2001)



        A  Laila de Montaltino, da trama de Um Anjo Caiu do Céu, do autor Antônio Calmon,  foi mais um vilã vivida pela atriz na tv. Porém  o humor sarcástico e as trapalhadas da personagem fizeram com que ela fosse mais amada do que odiada, e mais uma vez a Christiane deu um show com trejeitos e frases de efeito que viraram a marca da personagem.

Vivi a Fernanda de Cara e Coroa (1995)
        Em 1995, Christiane viveu um grande desafio para a carreira de qualquer atriz :  viver duas personagens em uma mesma trama. Assim a atriz deu vida a Vivi e a Fernanda, na trama de Cara e Coroa do autor Antônio Calmon. Apesar de semelhantes, as duas personagens que se encontram dentro de uma penitenciária, são de temperamentos muitos diferentes. O Trabalho da Christiane foi muito elogiado na novela, principalmente depois que as duas personagens passaram a contracenar no final da trama, quando a farsa de Vivi fingindo ser Fernanda foi descoberta.

Maria Alonso de Amazônia de Galvez a Chico Mendes (2007)

        A Maria Alonso seduziu o Brasil ao dançar e esbanjar sensualidade em plena mata na minissérie Amazônia – De Galvez à Chico Mendes, da autora Glória Perez. Maria Alonso era uma grande dançarina de uma companhia de dança, que havia sido contratada para se apresentar no barco que Galvez (José Wilker) levou ao Acre tentando conquistar a independência do Estado. A Paixão entre Alonso e Galvez  explode , mas durante a luta  esfria, e ela resolve voltar para seu marido e dono da Companhia Gianni (Osmar Prado). Foi no ano seguinte a Amazônia  que Crhistiane Torloni foi a vencedora do quadro “Dança dos Famosos” no Domingão do Faustão. A Atriz já havia dado um show nos números de dança da minissérie e provou que era uma “pé de valsa” no reality.

Tereza Cristina de Fina Estampa (2011)
        A Inesquecível vilã de Fina Estampa, Tereza Cristina, foi vendida com a grande substituta de Nazaré Tedesco, vilã imortalizada por Renata Sorrah,  na trama de Senhora do Destino, outra novela do autor. Porém a Tereza Cristina foi mais para o pastelão do que as vilanias propriamente ditas.  Pode não ter sido uma Nazaré, mas tão magnifica quanto. As loucuras da Tereza Cristina enriqueceram muito à trama e seu contraponto com a Griselda (Lilia Cabral) o ponto forte.  E Claro que a dobradinha com o mordomo Crô , vivido pelo Marcelo Serrado, foi a cereja do bolo  que transformou a personagem em um dos grandes personagens da teledramaturgia nacional.

       
Dinah de A Viagem (1994)

        A Viagem, foi outro remake de sucesso da autora Ivani Ribeiro, que novamente Christiane Torloni ganha a protagonista. A Dinah, era uma personagem incrível, visceral e forte, não media seus limites e se entrega aos sentimentos sem pensar. Sofreu como ninguém a morte do irmão mau-caráter Alexandre (Guilherme Fontes) e encontrou o amor sereno nos braços de Otávio (Antõnio Fagundes), o homem que levou para prisão seu irmão. A Química entre Fagundes e Torloni foi incrível, e o público claro, se apaixonou logo de cara pelo casal. Inesquecível a cena da Dinah, depois de morta, descobre que a ex-mulher de Otávio também está entre eles, e passa a sentir ciúmes do seu amado no plano superior. Só a Dinah, mesmo!!



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

  1. Ownnn, que matéria mais fantástica e merecida para Christiane, uma profissional tão brilhante, tão entregue e disposta a encarar grandes desafios por amor a sua profissão e que nos passa uma emoção, uma carga dramática tãooooo única e marcante em cada personagem através de sua sabedoria como ser humano não só de entender os sentimentos, dilemas de cada personagem como também de nos passar tão fortemente as características de cada com uma capacidade incrível de transformar o pequeno em grandioso! Cada trabalho, uma grande lembrança nas memórias tamanho talento!!!! Uma mulher forte,de personalidade, mas que apesar de toda essa fortaleza tem uma fragilidade tão, envolvente em seu ser, que emociona, que enche de ternura, sem contar com seus gestos de cidadania, todo seu engajamento em conscientizar as pessoas dos deveres, das lutas que não podemos deixar de lutar, como nossa Florestania! Uma verdadeira inspiração de vida!!!!!! Obrigada por essa matéria!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade AManda, ela é muito merecedora mesmo !! Diva e uma profissional como poucas !!

      Excluir
  2. Christiane Torloni é uma grande atriz, foi eleita A Mulher do Ano em 1984, aos 27 anos, e foi destaque merecido nas páginas da revista Playboy nos anos 80.

    ResponderExcluir
  3. Christiane Torloni e uma atriz para ninguem botar defeito, ela e perfeita tanto de beleza como de talento, amo seus trabalhos. Minha personagem preferida dela e a Fernanda de Cara e Coroa, e digo Fernanda e não Vivi, porque Fernanda era mais forte, lutava pelo que acreditava ser o certo, tinha muita perseverancia, ela era muito poderosa e muito elegante, ela demonstrava o real significado de ser uma mulher de verdade, era uma mocinha que nunca abaixava a cabeça e sempre dizia o que pensava enfrentando tudo e todos e não essas boazinhas pamonhas que ficam quietas pra tudo, como a maioria das mocinhas de novela, amava a Fernanda e amo a Chris.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr