Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis -Ribeirão do Tempo (2010)

        Que tal fazer uma viagem no tempo de 5 anos  e darmos uma voltinha por Ribeirão do Tempo, uma cidade onde tudo, tudo mesmo pode acontecer ?
        Ribeirão do Tempo, novela do autor Marcílio Moraes no ar pela Record em 2010, foi uma daquelas novelas que me pegou pelo coração. Era muito gostoso acompanhar a trama e a  vida “nada pacata” dos pacatos moradores da cidade interiorana. A trama por muitas vezes me lembrou a clássica Roque Santeiro (1985), que inclusive  o Marcilio Moraes colaborou junto com os autores Dias Gomes e Aguinaldo Silva.


        Essa semelhança se acentua principalmente  nas críticas politicas sociais que a novela mostrava, usando Ribeirão do Tempo como uma espécie de microcosmo do Brasil, tal qual Asa Branca, cidade fictícia de Roque Santeiro também foi usada.
        Ribeirão do Tempo foi  a novela mais longa da emissora até então. Ficou quase um ano no ar de 18 de Maio de 2010 a 02 de Maio de 2011 totalizando 250 capítulos no ar. Segurar esses 250 capítulos sem “barriga” foi uma tarefa difícil tanto que a novela teve várias reviravoltas e participações especiais, além de oito assassinatos, três casamentos, um avião sabotado, bomba na prefeitura  e um atentado a tiro contra um dos  protagonistas, o  Joca (Caio Junqueira).


        A trama começa com um crime  que  choca a até então pacata Ribeirão. Dirce (Françoise Forton), uma moradora, é assassinada dentro de sua casa, colocando em polvorosa a única delegacia do local. A investigadora Marta (Flávia Monteiro) vai pegar o caso com unhas e dentes. Mas ela não contava com a "ajuda" de Joca (Caio Junqueira), um guia turístico metido a detetive particular que fez seu curso por correspondência e é muito atrapalhado.
O grande segredo desta história está com Madame Eleonora Durrell (Jaqueline Lawrence) e sua protegida Arminda (Bianca Rinaldi). A elegante senhora chega em Ribeirão para construir um resort, que vai gerar vários investimentos na cidade e mudar sua rotina. Mas na verdade, ela está atrás do filho que abandonou há 50 anos, antes de ir para a Europa acumular fortuna. Qual dos moradores de Ribeirão será seu filho desaparecido?
Lendas também povoam o imaginário do povo de Ribeirão do Tempo. Os moradores acreditam que na praça central da cidade - a Praça do Enforcado - existe um tesouro escondido há 250 anos. O local tem esse nome porque no passado um representante da coroa portuguesa veio cobrar impostos por causa do suposto ouro e os moradores o enforcaram. A cidade se vangloria de ter matado o opressor.
Uma dos pontos mais fortes de Ribeirão do Tempo sem dúvidas foi seu elenco. Acho que a melhor seleção feita pela Record desde que reativou seu núcleo de teledramaturgia em 2004.

        Bianca Rinaldi, Heitor Martinez, Taumaturgo Ferreira, Juliana Baroni e Caio Junqueira se destacaram muito com personagens cruciais para o desenvolvimento da trama.


        Bianca , que deu vida a protagonista Arminda,  usou uma média de 4.400 figurinos durante a novela. Foram 140 looks completos  que a personagem desfilou na cidade, mostrando o perfil de luxo que a personagem pedia. Já a Karina, a vilã vivida pela Juliana Boroni, outra bem vestida da novela desfilou 114 looks.


        Heitor Martinez, na pele do vilão senador Nicolau também foi impecável na trama. Seu final trágico, enforcado na praça da cidade, foi a coroação do bom  trabalho do ator.


        O Romance entre Joca e Arminda foi o que eu mais torci durante toda a trama. Ao som de “Seu Fã” da dupla Crhstian e Cristiano, tema dos personagens,  chorei junto com ela e o Joca a cada novo embate que os separava. Tendo como principal característica suas trapalhadas, Joca conheceu Arminda depois de despencar do telhado do seu banheiro no meio do banho da sua musa, onde ele teve a imagem de Arminda completamente nua e se apaixonou imediatamente.
        Marcílio Moraes fez questão de enfatizar o crítica política em Ribeirão do Tempo, e em muitos momentos ficou impossível não associar situações da trama com a atual realidade do país. O Beberrão Querêncio (Taumaturgo Ferreira) é eleito prefeito da cidade e depois de dar vexame na frente de um assessor da Presidência da República por está completamente “mamado” de tão bêbado, ele resolve instituir a “Lei úmida” em Ribeiro do Tempo, uma alusão a Lei Seca brasileira.  Da mesma forma o fictício Presidente do Brasil na trama, morto logo no início,  era considerado um piadista e gostava de  tomar cachaça. Qualquer semelhança com o Presidente Lula, não foi mera coincidência.
        A Novela tocou em temas polêmicos como corrupção e pedofilia através do personagem Senador Nicolau (Heitor Martinez) o que acabou reclassificando Ribeirão do Tempo para maiores de 14 anos.
        A Record investiu pesado em Ribeirão do Tempo, e a divulgação da novela também foi feroz. A Emissora usou caixas de pizza para divulgar a trama  com fotos dos atores principais e com o slogan : “De um jeito ou de outro, essa novela vai te deixar de boca aberta”. 


        Para prender o telespectador, nos primeiros capítulos não foi apresentada a abertura da trama. Os créditos com o nome dos atores foram apresentados com o capítulo de fundo. Tal qual acontecera com o primeiro capítulo de Verdades Secretas, novela do Walcyr Carrasco, que estreou na semana passada na Globo. A abertura foi inserida depois.
        Sem um protagonista oficial, afinal de contas a protagonista da novela era a cidade, Marcilio Moraes mostrou uma trama bem amarrada  com humor, sátira e um cinismo peculiar falando sobre política, ecologia, esportes radicais  e mistérios interioranos.

Ficha Técnica:
Novela do Autor Marcílio Moraes
Direção Geral : Edgar Miranda
Elenco :
BIANCA RINALDI – Arminda
CAIO JUNQUEIRA - Joca
TAUMATURGO FERREIRA - Querêncio
ÂNGELO PAES LEME - Tito
LILIANA CASTRO - Filomena
HEITOR MARTINEZ - Nicolau
ANTÔNIO GRASSI - Dr. Flores
JULIANA BARONI - Karina
LETÍCIA MEDINA - Diana / Tião
ANA PAULA TABALIPA - Iara
ANDRÉ DI BIASE - Ari Jumento
CÁSSIO SCAPIN - Sereno
EDUARDO LAGO - Lincoln
UMBERTO MAGNANI - Sr. Ajuricaba
STELA DE FREITAS - Virginia
VICTOR FASANO - Dr. Teixeira / Edward Briggs
FLÁVIA MONTEIRO - Marta
GIUSEPPE ORISTÂNIO - Bruno
DANIELA GALLI - Marisa
ANGELINA MUNIZ - Léa
ÍRIS BRUZZI - Beatriz
JOSÉ DUMONT - Romeu
MÔNICA TORRES - Célia
THELMO FERNANDES - Nasinho
PATRÍCYA TRAVASSOS - Clóris
RAYMUNDO DE SOUZA - Virgilio
REJANE GOULART - Larissa
SILVIA SALGADO - Patrícia
SOLANGE COUTO - Sancha
LOUISE D'TUANI - Sonia
VITOR FACCHINETTI- André
JORGE PONTUAL - Mateus
MARIANA HEIN - Zuleide
RAFAEL CALOMENI - Newton
BRUNA DI TÚLIO - Lílian
GILSON MOURA - Bill
ALINE BORGES - Helen
CAIO VYDAL - Guilherme
ISABELA DIONÍSIO - Dália
CAROLINA BEZERRA - Carmem
KALEO MACIEL - Carlos
TIÃO D'ÁVILA - Alfredo Lorota
HENRIQUE RAMIRO - Sérgio
ARI GUIMAS - Esculápio
JOSSANA VAZ - Elza
JAQUELINE MACOEH - Fátima
PÂMELA COTO - Rosa
SHEILA MELLO - Vera
e

ADRIANA PRADO - Heleninha
CRISTINA PEREIRA - Matilde (mãe de Dália)
FELIPE CARDOSO - Jairo (investigador da Polícia Federal)
FRANÇOISE FORTON - Dirce
GRACINDO JR. - General (mentor do Professor Flores em seus atos criminosos)
GUSTAVO OTONI - Quincas (assessor do presidente)
HENRIQUE MARTINS - Senador Érico
JACQUELINE LAURENCE - Eleonora Durrell
JÚLIO BRAGA - presidente do partido de Nicolau
MARCELO ESCOREL - Zé Mário
MARINA RIGUEIRA - Adriana (prostituta que dá guarita a Joca quando ele foge da Polícia Federal)
PAULO GORGULHO - Presidente da República
PERFEITO FORTUNA - Dr. Ventania (advogado de Bill e Joca)
RODRIGO FARO como ele mesmo (amigo de Tito que visita a pousada)
RODRIGO PHAVANELLO – Silvio

Exibição : 18 de Maio de 2010 à 02 de Maio de 2011
Capítulos : 250

Adicionar legenda

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi