Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Caminho das Índias (2009)


        Nesta segunda-feira (27.07) , a novela Caminho das Índias, volta no Vale a Pena Ver de Novo, e o post de hoje vai relembrar a trama seis anos depois da sua estreia em 19 de janeiro de 2009. 


        A novela da autora Glória Perez que mostrava  o contraste entre  a cultura indiana  e a brasileira virou um marco na história da teledramaturgia e é a primeira novela global a ganhar o Emmy Internacional de melhor novela.

        A Trama consagrou Juliana Paes e Rodrigo Lombardi ,  que estreavam como protagonistas vivendo  Maya e Raj. A química entre o casal foi tão grande, que Bahuan, vivido pelo Márcio Garcia, que era o par romântico de Maya e seu grande amor, acabou sendo suprimido da trama. O Público começou a torcer por um  final feliz entre Maya e Raj, e o Bahuan passou a ser o vilão do triângulo amoroso.
        A novela conta a história de Maya (Juliana Paes) que  é uma bela jovem indiana, funcionária de um telemarketing do Rajastão e pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. Bahuan  (Márcio Garcia) está se formando nos Estados Unidos, trabalha em uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que passou na infância na Índia, por ser um intocável – um dálit, parte do contingente que os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do Deus Brahma”, aqueles considerados impuros e condenados a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Tal sistema já foi banido pela lei, porém não pelos costumes.


Maya já está na idade de se casar e seus pais, Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), procuram, com afinco, um bom marido. Como toda indiana, ela sempre acreditou que ninguém melhor do que os dois para escolher o homem certo. Até conhecer Bahuan, que está de volta à Índia. Movida por um sentimento arrebatador, Maya está disposta a impor à família sua vontade e não compreende porque o rapaz se mostra tão reticente. Apenas quando a verdade sobre a origem do jovem vem à tona é que descobre a razão dos medos dele e vive o drama da revelação em sua casa. Entre promessas, riscos, encontros e desencontros, o casal planeja um futuro junto e é, a todo momento, surpreendido pelo destino.


Caminho das Índias , assim com a  A Favorita (2008), a trama anterior no horário, também sofreu com uma baixa audiência inicial, mas os costumes indianos, a bela história de amor entre Maya e Raj, e as tramas paralelas fizeram da novela um dos grandes sucessos da autora.
Além da história central, Caminho das Índias ficou marcada por suas tramas paralelas que a certa altura brigaram de igual para igual  com a trama principal. Sobre essas tramas paralelas vale destacar a Família Cadore. 


O Núcleo dos Cadore  ficou marcado por  brigas pelo poder das empresas  entre os irmãos  Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins).  Foi no núcleo dos Cadore  que duas tramas paralelas tomaram forma : A morte forjada de Raul, que seguia a ideia da psicopata Ivone, vivida magistralmente por Letícia Sabatella; e a esquizofrênia foi mostrada de uma forma bem clara através do personagem Tarso Cadore,  filho de Ramiro, em mais um trabalho complexo e impecável do ator Bruno Gagliasso.


Outro núcleo forte e que virou febre nacional foi o da Norminha e Abel, personagem da Dira Paes e Anderson Muller. O leitinho do Abel e as safadezas da Norminha abrilhantavam o núcleo cômico de Caminho das Índias.


Uma pena que nesta reprise que  começa na próxima segunda-feira, devido ao horário de exibição, esses núcleos com certeza serão  muito mutilados.


        As expressões usadas na novela ganharam os quatro cantos do Brasil, e quem não se viu repetindo com exaustão  firanghi estrangeira (expressão usada erroneamente, um pleonasmo, já que a palavra “firanghi” já quer dizer “estrangeira”), “arrastar o sári no mercado”, “as lamparinas do juízo”, “are baba!” (ai meu Deus!, puxa vida!), “baguan keliê” e “arebaguandi” (meu Deus!), “tchalô” (vamos!), “atchá” (expressão de satisfação) e “namastê” (saudação).



        Glória Perez foi criticada por mostrar uma Índia muito estereotipada e quase fake,  já que na Índia atual   as mulheres não se vestiam em casa como se estivessem sempre prontas para uma festa, nem as famílias dançavam por qualquer motivo , e principalmente pelo tratamento aos intocáveis, algo que a lei fez acabar na Índia atual.  Apesar de ainda ser usado em algumas regiões do país.  Claro que vale lembrar que uma trama é da  Glória Perez, e que voar é preciso, e para uma novela a licença poética é permitida.
        Paulo José fez uma participação especial na trama dando vida ao personagem real Gentileza. Gentileza que na verdade se chamava José Dantrino, era  um homem rico que resolveu abandonar todos os bens matérias e pregar  seus dizeres pela cidade do Rio de Janeiro.
        Cantores como Alcione, Nana Caymmi, Gabriel o Pensador, Erasmo Carlos e Maria Bethânia  fizeram participações na trama dando show na gafieira Estudantina, uma das locações da trama.


        A Autora homenageou Gilberto Braga na cena em que Melissa (Crhistiane Torloni)  se vinga  da vilã Ivone (Letícia Sabatella) dando uma surra no vestiário  de uma casa de massagem. A cena foi uma alusão a clássica cena de Celebridade (2003) em que Maria Clara (Malu Mader) finalmente vinga todas as maldades que sofreu de Laura (Cláudia Abreu) dando-lhe uma surra no banheiro de uma boate.  Vale lembrar que a cena de Celebridade havia sido uma releitura da surra que Lygia (Betty Faria) deu em Selma (Tamara Taxmann) em Água Viva (1980), novela também do Gilberto Braga.


        No elenco vale destacar grandes atuações de Tony Ramos, Laura Cardoso, Lima Duarte, Osmar Prado, Letícia Sabatella, Nívea Maria, Christiane Torloni, Marjorie Estiano, o saudoso Elias Gleiser entre outros.
        Se  Caminho das Índias irá segurar a audiência de O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo, isso é uma incógnita. Porém Caminho das Índias só perde para a trama em um quesito, o tempo de exibição. Caminho das Índias tem apenas 6 anos desde a estreia e certamente ainda está muito viva na memória dos brasileiros, principalmente pelo tema inovador. Mas a novela é clássica, com um elenco impecável e é considerada um “novelão” bem ao estilo  Glória Perez.
        Agora é aguardar o que Maya, Raj e companhia nos reserva nesta segunda-feira.

Ficha Técnica
Novela da autora Glória Perez
Direção Geral : Marcos Schechtmann
Elenco:
JULIANA PAES – Maya
RODRIGO LOMBARDI – Raj
MÁRCIO GARCIA – Bahuan
TONY RAMOS – Opash Ananda
LIMA DUARTE – Shankar Sundrani
LETÍCIA SABATELLA – Yvone
ALEXANDRE BORGES – Raul Cadore / Humberto Cunha
DÉBORA BLOCH – Silvia
HUMBERTO MARTINS – Ramiro
CHRISTIANE TORLONI – Melissa
LAURA CARDOSO – Laksmi
ELIANE GIARDINI – Indhira
OSMAR PRADO – Manu Meetha
NÍVEA MARIA – Kochi
BRUNO GAGLIASSO – Tarso
MARJORIE ESTIANO – Tônia
CACO CIOCLER – Murilo
ELIAS GLEIZER – Cadore
TÂNIA KHALIL – Duda
DIRA PAES – Norminha
ANDERSON MÜLLER – Abel
STÊNIO GARCIA – Dr. Castanho
VERA FISCHER – Chiara
MAITÊ PROENÇA – Nanda
ODILON WAGNER – Mike Johnson / Eric
TOTIA MEIRELLES – Aída
ANTÔNIO CALLONI – César Gallo Goulart
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Ilana
CLÉO PIRES – Surya
DANTON MELO – Amithab
CAIO BLAT – Ravi
ÍSIS VALVERDE – Camila
FLÁVIO MIGLIACCIO – Karan
JOSÉ DE ABREU – Pandit
ANDRÉ ARTECHE – Indra
MARA MANZAN – Ashima
MARIA MAYA – Inês
JÚLIA ALMEIDA – Leinha
MURILO ROSA – Lucas
VICTOR FASANO – Darío
BETTY GOFMAN – Dayse
SILVIA BUARQUE – Berê
EVA TODOR – Dona Cidinha
SIDNEY SANTIAGO – Ademir
ANDRÉ GONÇALVES – Gopal
JANDIRA MARTINI – Puja
MARCIUS MELHEM – Radesh
CAROLINA OLIVEIRA – Chanti
RICARDO TOZZI – Komal
BRENDHA HADDAD – Rani
CACAU MELO – Deva
CLÁUDIA LIRA – Nayana
THAYLA AYALA – Shivani
DUDA NAGLE – Zeca
VITÓRIA FRATE – Júlia
JAVA MAYAN – Beca
ROSANE GOFMAN – Valkíria
ANA FURTADO – Gaby
ANINHA LIMA – Cissa
JULIANA ALVES – Suellen
NEUZA BORGES – Cema
MUSSUNZINHO – Maico
CISSA GUIMARÃES – Ruth
LUCI PEREIRA – Ondina
PRISCILLA MARINHO – Sheila
DARLAN CUNHA – Eliseu
THAIS GARAYP – Dona Ana
PAULA PEREIRA – Durga
MÁRCIO VITO – Ramu
JANAÍNA PRADO – Sonya
CLARISSE DERZIÊ LUZ – Harima
as crianças
KARINA FERRARI – Anusha
CADU PASCHOAL – Hari
NAUHANA COSTA – Malika
LAURA BARRETO – Lalit
DAVI PINHEIRO – Niraj Meetha Ananda (bebê de Maya)
e
PAULO JOSÉ – Gentileza

Exibição : 19 de Janeiro à 12 de Setembro de 2009
Capítulos : 203



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, Wikipédia.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso