Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Marron-Glacê (1979)



        Cassiano Gabus Mendes em 1979 resolveu mostrar no horário das sete uma novela protagonizada por garçons,  personagens sempre tão recorrentes  em novelas mais que até então nunca tinha sido mostrados como protagonistas de uma. 
        Marron-Glacê  surgiu na cabeça do autor na época em que ela foi dono de uma boate, e Cassiano confessou que muitas vezes ficava imaginando o que poderia passar na vida daqueles homens de preto e branco que serviam bebidas para os mais variados tipos de clientes.
        A Ideia foi ótima e Marron-Glacê se transformou em mais  um dos grandes sucessos do autor no horário das sete marcado pela comédia e personagens inesquecíveis.


A história gira em torno dos garçons funcionários do bufê Marron-Glacé, de propriedade de Clotilde, a Madame Clô (Yara Cortes).
Otávio (Paulo Figueiredo) chega do interior e se aproxima do restaurante escondendo suas verdadeiras intenções: se vingar da família que acredita ter sido responsável pela miséria de seu pai no passado. Para isso se emprega no bufê, vai morar no mesmo prédio onde residem a maioria dos garçons, e se envolve amorosamente com as duas filhas da Madame, Vânia (Louise Cardoso)  e Vanessa (Sura Berditchewsky)  – a última de casamento marcado com Fábio (Jorge Botelho), rapaz da sociedade. Mas Otávio não contava que sua vingança contra a família de Clotilde se transformaria em amor verdadeiro por Vanessa.

Adicionar legenda
A novela narra também o dia-a-dia e problemas dos demais garçons: o solitário Oscar (Lima Duarte), que vive com as duas velhinhas Dona Beá (Ema D´avilla) e Dona Angelina (Dirce Migliaccio), renegado pelo filho Luís César (João Carlos Barroso), também garçom, que se envolve por interesse com Andréia (Denise Dumont), sobrinha de Clotilde, e não percebe o amor platônico da reprimida Zina (Nair Cristina), irmã de Nestor (Armando Bógus), outro garçom. E os ataques de ciúme do garçom Juliano (Ricardo Blat) , casado com a provocante Shirley (Myrian Rios).


Os atores Lima Duarte e Armando Bógus viveram dois garçons na trama e tiveram  curso para ter noções básicas da profissão, como servir, carregar bandejas, etc.
No elenco destaque para Ema D´avila e Dirce Migliaccio que viveram as inesquecíveis velhinha Beá e Angelina ; e Ana Lúcia Torre com a falida e neurótica Estela.


O Saudoso Laerte Morrone deu vida ao afetado e bajulador maitre do Buffet e seu personagem roubou a novela com  seu carisma, num trabalho impecável de caracterização desse grande ator.
Inesquecível a cena em que Vanessa, personagem da Sura Berditchewsky,   deixa o noivo Fábio (Jorge Botelho) no altar para se juntar ao seu verdadeiro amor,  Otávio, o protagonista vivido por Paulo Figueiredo.


Marron-Glacê ditou moda no início da década de 80 com os personagens Fábio e Érica, vividos por  Jorge Botelho e Mila Moreira. Ele,  um bem sucedido cirurgião plástico, desfilava com camisetas de listras  e camisas lisas; Ela, uma secretária, esbanjava classe com camisas e chimeses de seda pura e túnicas de malha. Os figurinos  viraram sonho de consumo durante a exibição da trama.  Maria Lúcia Areal foi a figurinista da trama.
Mila Moreira, conceituada top model da década de 70 e 80 , estreava como atriz em Marron-Glacê.  


O Sucesso de Marron-Glacê foi tão grande que o Buffet da novela assim como seus garçons apareceram no primeiro capítulo de Chega Mais (1980), novela que a substituiu, na organização da festa de casamento de Tom e Gelly, protagonistas vividos por Tony Ramos e Sônia Braga.
A novela foi vendida para  vários países entre eles a Itália, Portugal e Suiça. Seu texto foi exportado para o Chile que apresentou uma versão da novela em 1993 no Canal 13, com direito a uma continuação em 1996 com o título Marron-Glacê , El Regresso.


Mesmo sem os luxuosos estúdios do PROJAC, que agilizam em muito o ritmo das gravações,  Marron-Glacê estreou com cerca de 30 capítulos já gravados, algo impensável para época. O Então diretor Gracindo Jr, alugou uma casa na estrada de Canoas no Rio de Janeiro que serviu como  prédio para  Buffet Marron-Glacê, e adiantava muito a sistemática de gravações.

Marron-Glacê completa hoje 36 anos de estreia e mostrou uma nova faceta do Cassiano Gabus Mendes, tão acostumado a falar sobre a alta sociedade em volta com a alta costura e seus luxos, em Marron-Glacê ele mostrou os bastidores da vida de simples  garçons dos mais diferenciados caráteres.
        A Novela pode ser até vista como uma grande homenagem a essa profissão, que muitas vezes passa despercebido entre nós, nos restaurantes ou festas. Assim como Sem Lenço, Sem Documento (1977), novela do autor Mário Prata e Cheias de Charme (2012), dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, homenagearam as domésticas.  

Ficha Técnica:
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Gracindo Jr e Gonzaga Blota
Elenco:
PAULO FIGUEIREDO – Otávio
SURA BERDITCHEWSKY – Vanessa
YARA CÔRTES – Madame Clô (Clotilde)
LIMA DUARTE – Oscar
TEREZA RACHEL – Lola
LOUISE CARDOSO – Vânia
ARMANDO BÓGUS – Nestor
LAERTE MORRONE – Waldomiro
RICARDO BLAT – Juliano
MYRIAN RIOS – Shirley
JOÃO CARLOS BARROSO – Luís César
DENISE DUMONT – Andréia
NAIR CRISTINA – Zina
EMA D’AVILLA – Dona Beá
DIRCE MIGLIACCIO – Dona Angelina
JORGE BOTELHO – Fábio Carlos
ARY FONTOURA – Ernani
LADY FRANCISCO – Eleonora
MILA MOREIRA – Érika
ROSITA TOMAZ LOPES – Leila
ROBERTO FAISSAL – Cícero
NESTOR DE MONTEMAR – Pierre Lafond (Joaquim)
CHICA XAVIER – Filó
MARIA ALVES – Deise (Bizuca)
ELIANA ARAÚJO – Elizeth
CARMEM FIGUEIRA – Nívea
o bebê Reginaldo, filho de Juliano e Shirley
e 
ANGELITO MELLO – Nicolas (mordomo na casa de Leila) 
ARTHUR COSTA FILHO – padre no casamento de Vanessa e Fábio
CARLOS WILSON – Dirceu (motorista de Leila) 
CLODOVIL HERNANDEZ como ele mesmo
DARY REIS – Ramiro (falecido marido de Clô, pai de Vanessa e Vânia) 
ELOÍSA MAFALDA – Marta (mãe de Otávio)
HELOÍSA MILET – Rita (moça sonsa que dá em cima de Juliano)
ISOLDA CRESTA – Arlene (amiga de Leila) 
MÁRIO GOMES – novo garçon por quem Vânia se sente atraída, no último capítulo
THELMA ELITA – Grace 
VANUSA – Estela
Exibição: 06 de Agosto de 1979 à 01 de Março de 1980
Capítulos: 181



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com , memóriaglobo.com


        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa