Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – João Emanuel Carneiro


        Ele é o autor da novela do horário nobre mais aguardada de todos os tempos. João Emanuel Carneiro está nas mãos com a incumbência de  fazer  o horário nobre global  voltar a ser  horário mais visto da tv brasileira, depois do fraco desempenho da trama anterior, Babilônia do autor Gilberto Braga.
        Apesar do pouco tempo de carreira, João Emanuel Carneiro é responsável por grandes sucessos no horário das sete, além do fenômeno Avenida Brasil em 2012.
        A Regra do Jogo, ainda não entrou nos trilhos, e se tornou o fenômeno esperado, mas o João Emanuel Carneiro que é um autor muito flexível já passou por isso antes em A Favorita (2008), e tem capacidade e talento suficiente para contornar esse fraco desempenho inicial de A Regra do Jogo e transformá-la em sucesso absoluto.
        O Autor  deu seus primeiros passos  aos 14 anos, quando  colaborava com cartunista  Ziraldo,  roteirizando histórias em quadrinho.
        Aos 22 anos o autor foi premiado como roteirista do curta-metragem Zero a Zero, fazendo com que João Emanuel optasse definitivamente pela profissão. Além deste, colaborou ainda nos roteiros de filmes como  Central do Brasil, Orfeu, O Primeiro Dia, Cronicamente Inviável, Deus é Brasileiro e Castelo Rá-Tim-Bum.



        Antes de estrear em voo solo, João Emanuel Carneiro, foi colaborador da Maria Adelaide Amaral nas minisséries A Muralha (2000) e Os Maias (2001), e do Euclydes Marinho na novela Desejos de Mulher (2002).

        Em 2004, João Emanuel Carneiro emplacou sua primeira novela solo. Da Cor do Pecado, protagonizada por Tais Araújo, Reynaldo Gianecchinni e Giovanna Antonelli. A novela foi sucesso absoluto se transformando na novela das sete de maior audiência desde A Viagem (1994) da Ivani Ribeiro. Da Cor do Pecado ainda tem o título de primeira novela global a ter uma negra como protagonista, e ao contrário do que muitos temiam, a trama da novela não ficou centrada no romance inter-racial dos seus protagonistas, levantando bandeiras ou polêmicas, o autor preferiu deixar essa diferença nas entrelinhas e focar nos problemas cotidianos independente da cor da pele dos seus  personagens.

        Em 2006, o autor voltou ao horário das sete com outro grande sucesso, a novela Cobras e Lagartos. A trama  alavancou o horário das sete,  derrubado por Bang Bang, do Mário Prato, e foi um das novelas de maior  audiência da década de 2000, junto com Da Cor do Pecado.



        O Sucesso do horário das sete levou João Emanuel Carneiro para o horário nobre, e A Favorita (2008) sua novela de estreia.  O Autor sofreu para levantar a audiência de A Favorita, que levou o rótulo de “pior estreia do horário nobre”. Porém a rejeição inicial foi sanada com a revelação de quem era a mocinha e a vilã da história no capítulo 56, numa cena inesquecível protagonizada por Cláudia Raia e Patrícia Pillar. Flora, a personagem da Patrícia Pillar se revelou ser a grande vilã da novela com um alto requinte de crueldade. A personagem consagrou Patrícia Pillar e A Favorita foi reconhecida como um  novelão em seu conjunto da obra.



        Enquanto preparava Avenida Brasil, o autor supervisionou a novela Cama de Gato (2009) das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid e escreveu o elogiadíssimo seriado A Cura, em parceria com Marcos Bernstein.
        Porém foi em 2012, com o fenômeno em forma de novela chamada Avenida Brasil, que o autor entraria de vez para o hall dos grandes autores globais.



        Com a saga de Rita (Débora Falabella) e sua vingança contra a mulher que destruira sua família no passado, a grande vilã Carminha (Adriana Esteves), o autor parou o Brasil à frente da tv como não acontecia há anos. Avenida Brasil foi comparada a grandes sucessos de audiência como Selva de Pedra (1972), Roque Santeiro (1985), Vale Tudo (1988) e Terra Nostra (1999) entre outros.


Adriana Esteves e Débora Falabella em Avenida Brasil, 2012. Renato Rocha Miranda/TV Globo

         Carminha, a personagem de Adriana Esteves,  foi catapultada a grande vilã da história da teledramaturgia nacional, ultrapassando outros nomes como a Nazaré Tedesco de Senhora do Destino (2004) ou a Odete Roitmann de Vale Tudo (1988).

Adriana Esteves e Marcello Novaes em Avenida Brasil, 2012. Raphael Dias/TV GloboGiovanna Antonelli em Da Cor do Pecado, 2004. TV GloboCarolina Dieckmann e Marília Pêra em Cobras & Lagartos. João Miguel Júnior/TV Globo
        Aliás, criar vilas louras e más virou uma espécie de amuleto  pro João Emanuel Carneiro em suas tramas. A primeira foi a Bárbara, inesquecivelmente interpretada pela Giovanna Antonelli em Da Cor do Pecado (2004); A Leona, da Carolina Dieckmann em Cobras e Lagartos (2006) e a perversa Flora, que a Patrícia Pillar viveu em  A Favorita (2008).



        O amuleto da vez agora é Atena, personagem que a Giovanna Antonelli interpreta na trama de A Regra do Jogo, que eu torço muito para entrar no tom e brilhar como as outras inesquecíveis vilãs  criadas pelo autor.  
        João Emanuel Carneiro aos 45 anos já é considerado um dos grandes novelistas brasileiros e inovou  ao mostrar novelas com personagens que não saem da nossa imaginação como o Foguinho (Lázaro Ramos em Cobras e Lagartos) , Pai Helinho (Mateus Nachtergaelle em Da Cor do Pecado); Ellen  (Tais Araújo de Cobras e Lagartos); Leleco (Marcos Caruso em Avenida Brasil); Tufão (Murilo Benício em Avenida Brasil) e outras centenas de personagens que sairão da cabeça do autor para entrar na história.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com, memoriaglobo.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa