Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Anjo Mau (1997)


        Olha  quem completou a maioridade esta semana, o remake de Anjo Mau,  um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes,  apresentado em 1976 e reescrito em 1997  por Maria Adelaide Amaral.



        O Remake de Anjo Mau marcou duas estreias : Maria Adelaide Amaral com autora solo e Carlos Manga como diretor.  Maria Adelaide até então havia colaborado com outros autores com o próprio Cassiano Gabus Mendes em Meu Bem Meu Mal (1990) e O Mapa da Mina (1993); com Silvio de Abreu em Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995) e com Marcílio Moraes em Sonho Meu (1993). Já o Carlos Manga com mais de 50 anos de carreira em programas e show nunca havia dirigida antes uma novela.
        Anjo Mau foi mais um daqueles novelões das seis que merecia um lugar no horário nobre como foram Barriga de Aluguel (1990), Mulheres de Areia (1993)  e Força de um Desejo (1999).  O Remake deu altos índices de  audiência e consagrou  Maria Adelaide Amaral logo em seu primeiro trabalho solo.



        Glória Pires num trabalho incrível na pele da dúbia babá fez uma Nice única e inesquecível. Mesmo com a comparação e eterna lembrança da Nice vivida pela Susana Vieira.




        Na trama Nice (Glória Pires)  é a moça pobre que não mede esforços para atingir seus objetivos. Emprega-se como babá na mansão dos Medeiros, onde já trabalha seu pai, Augusto (Cláudio Correa e Castro), e se apaixona por Rodrigo (Kadu Maliterno), o filho mais velho da família, irmão de sua patroa, Stela (Maria Padilha). A ambiciosa Nice usa de todas as armas para conquistar o rapaz e planeja o dia em que deixará de ser pobre e se transformará na dona daquele casarão. Uma cara de anjo mas com atitudes nada corretas, e inconformada com o destino previsível – casar-se com o namorado suburbano, Júlio (Luciano Szafir), e ter muitos filhos -, Nice aproveita as descobertas que faz na mansão para fomentar intrigas e tentar se aproximar de Rodrigo. Ele está prestes a se casar com Paula (Alessandra Negrini) quando descobre – através de uma armação da babá – que a noiva o trai com seu próprio irmão, o playboy Ricardo (Leonardo Brício). Desiludido com os dois e disposto a desafiar a família e a soberba da sociedade que o rodeia, Rodrigo começa a aparecer na noite paulistana em companhia de Nice. Mas o caminho ainda não está totalmente aberto para ela. Rodrigo se encanta com a doce Lígia (Lavínia Vlasak) , apaixonada pelo rapaz, e a babá usa seu próprio irmão, Luís Carlos (Márcio Garcia), para separar os dois.



Enquanto luta para conquistar Rodrigo na mansão dos Medeiros, Nice vive um inferno em sua casa. Ela é a filha adotiva de Augusto e Alzira (Regina Maria Dourado). O pai ama a sua filha, mas Alzira nutre um estranho ódio por Nice e esconde um segredo do passado.



No elenco, além de Glória Pires, vários outros destaques como Alessandra Negrini na pele da vilã e ambiciosa Paula; Regina Maria Dourado como a rancorosa mãe adotiva da Nice;  e o  casal  formado por Daniel Dantas e Maria Padilha, que viveram  Tadeu  e Stela, que tal qual os da primeira versão vividos pelos atores Osmar Prado e Pepita Rodrigues, conquistaram  a empatia do público.



Maria Adelaide Amaral adaptou e criou novas tramas para o remake,  e entre essas novas tramas vale destacar o tema sobre o preconceito racial. Luiza Brunet vivia a fútil Tereza, uma mulher que casou com o grande industrial Rui Novaes (Mauro Mendonça) e por medo de ser rejeitada pelo Marido escondia a identidade da sua mãe Cida (Léa Garcia), por ela ser negra.



Vale destacar também  o tema abordado sobre a violência sexual, quando o Ricardo num rompante de loucura estupra Vívian, a personagem da Tais Araújo. A Autora aproveitou a abordagem para mostrar didaticamente todos os procedimentos que a mulher deveria tomar para denunciar esse crime hediondo.



Outro núcleo que também foi destaque em Anjo Mau foi o encabeçado por  Lília Cabral, Sérgio Viotti e a estreante Samara Felippo. Na trama, Goretti, a personagem da Lilia abre mão de seu grande amor, para casar-se com o Américo, personagem do Viotti, um senhor muito rico e com saúde debilitada, tudo isso para dar uma vida melhor a filha  que vivia revoltada por ser pobre.
A reinserção social de um menor abandonado foi outra questão importante inserida na novela. Atendendo a um pedido de Ricardo (Leonardo Brício) , que passou a dedicar-se às causas sociais, Alzira (Regina Dourado) adotou um menino de rua, dando-lhe a oportunidade de conviver em família. Em seguida, criou um orfanato em sua própria casa.


Anjo Mau teve um  “Quem Matou?” que acabou levando Nice para a cadeia. O morto foi  Josias (Átila Iório), pai biológico da Nice. O Vilão era assassinado a golpes de facas, e  Nice  chega  a cena do crime com o pai ainda vivo, com tempo de dizer apenas “A Faca” , é quando Nice acaba pegando a arma do crime e se transforma na principal suspeita. No último capítulo é revelado  que a assassina de Josias foi Tiana (Telma Teston) a cozinheira dos Medeiros, que havia começado um romance com o Josias, mas teria ficado com medo de suas ameaças. Na primeira versão a assassina foi  Alzira (Wanda Lacerda), a mãe da Nice, que matara pelo mesmo motivo, medo das ameaças de Josias a sua filha e marido.
Maria Adelaide Amaral fez  várias citações de outras novelas em Anjo Mau :


Adicionar legenda
- O personagem de Mauro Mendonça revelou ser primo de Filomena Ferreto (Aracy Balabanian), de A Próxima Vítima, ao anunciar seu nome completo: Rui Ferreto Novaes;
- História de Amor foi lembrada num comentário de Goreti (Lília Cabral) sobre suas brigas com a filha Simone (Samara Felippo), comparando com as brigas entre Helena (Regina Duarte)  e Joice (Carla Marins) naquela novela;
- Meu Bem Meu Mal foi citada várias vezes, no derrame de Américo (Sergio Viotti) ;
- Cambalacho, quando Clô (Beatriz Segall)  e Elisinha (Ariclê Perez) dão o calote em Goreti;
- Vale Tudo, no primeiro encontro de Clô e Nice, quando Clô pergunta se não conhece Nice de algum lugar, fazendo alusão à Odete Roitman e Maria de Fátima. A fala foi um “caco” de Beatriz Segall.



        Na abertura da novela a estrela era a modelo e atriz Graziela Di Laurentis. Coincidentemente, Graziela de Laurentis foi dublê de corpo da atriz Glória Pires na época  do remake de Mulheres de Areia (1993).



        O Final do remake foi diferente da versão original. Em 1976, a censura não aceitou  Nice (Susana Vieira) ter um final feliz. A personagem morre no parto do filho que esperava de Rodrigo (José Wilker). Na versão de 1997, Rodrigo (Kadu Moliterno) e Nice puderam finalmente viver esse amor. Nice tem o bebê, sofre algumas complicações, porém escapa e reencontra seu grande amor dentro de um avião onde brindam a nova vida.



        No último capítulo a autora homenageou Susana Vieira. A Atriz é apresentada como a nova babá do Téo, na casa da família Medeiros. Foi uma participação mais do que especial. Na época, Susana Vieira fazia a vilã Branca Letícia de Barros Motta, da trama de Por Amor (1997) , do autor Manoel Carlos.
        O último capítulo da trama foi encerrado com esta frase da autora:
“A Susana Vieira, a nossa primeira Nice.
A Cassiano Gabus Mendes, autor de Anjo Mau e mestre de todos nós.
Em nome de toda a equipe e elenco, o nosso respeito.”

(Maria Adelaide Amaral)
Adicionar legenda

        Anjo Mau  foi  mais um clássico que entrou para a história da teledramaturgia nacional, e é  uma ótima opção para substituição  de Caminho das Índias no Vale a Pena Ver de Novo. A novela fez bonito em sua primeira reprise em 2003 e no Canal Viva em 2013, e não seria nada mal revê-la em comemoração a sua maioridade.
Ficha Técnica:
Novela da Autora Maria Adelaide Amaral
Baseada na original do Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Carlos Manga
Elenco:
GLÓRIA PIRES – Nice
KADU MOLITERNO – Rodrigo
ALESSANDRA NEGRINI – Paula
LEONARDO BRÍCIO – Ricardo
MARIA PADILHA – Stela
DANIEL DANTAS – Tadeu
REGINA DOURADO – Alzira
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Augusto
MAURO MENDONÇA – Rui Novaes
BEATRIZ SEGALL – Clô
JOSÉ LEWGOY – Eduardo Medeiros
JACKSON ANTUNES – Fred
LÍLIA CABRAL – Goreti
MÁRCIO GARCIA – Luís Carlos (Luca)
LAVÍNIA VLASAK – Lígia
LUCIANO SZAFIR – Júlio
BEL KUTNER – Helena
TAÍS ARAÚJO – Vívian
EMÍLIO ORCIOLLO – Bruno
RAUL GAZOLLA – Ciro Furtado
MILA MOREIRA – Marilu
ARICLÊ PEREZ – Elisinha Jordão Ferraz
LUÍS SALÉM – Benny
SAMARA FELIPPO – Simone
GABRIEL BRAGA NUNES – Olavinho
SÉRGIO MAMBERTI – Otávio Ferraz
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Duda
SÉRGIO VIOTTI – Américo
LUIZA BRUNET – Tereza
LÉA GARCIA – Cida
ÁTILA IÓRIO – Josias
OTÁVIO MÜLLER – Caio
LICURGO SPÍNDOLA – Celso
NELSON XAVIER – Manoel
MARCELA RAFFEA – Socorro
THELMA RESTON – Tiana
IVONE HOFMANN – Geralda
ADA CHASELIOV – Dora
JÚLIO BRAGA – Aragão
MÔNICA MATTOS – Fátima
NORIS BARTH – Marcy
CARLOS KROEBER – Conrado
KLARA HOMSANI – Mileide
MAURÍCIO GONÇALVES – Ivan
BRUNO PADILHA – Guilherme
os bebês gêmeos BRUNO e THIAGO SÁ DE LAROQUE GUIMARÃES como Téo
Exibição : 08 de Setembro de 1997 à 28 de Março de 1998
Capítulos : 173

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com , Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de  Goiás , as duas irmãs Chica e Selma são casadas com dois irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara, Felipe e Helena, enqu