Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Abertura dos Programas Infantis que marcaram época



        Feliz Dia das Crianças para quem assim como eu, ainda tem muito de criança guardado dentro de si.
        No post de hoje  vou relembrar alguns dos principais programas infantis que formaram muitas gerações  através de suas aberturas inesquecíveis.
        Já estou me preparando para essa viagem ao passado e relembrar momentos  tão bons da época de criança. Dei muitas gargalhadas como o Bozo, sempre acordava cedo para não perder a Xuxa descendo da sua nave,   e tentava chegar em casa o mais cedo possível à tarde,  para não perder a Mara Maravilha chegando de trenzinho em seu programa.
        Então galera peguem seus brinquedos  e vamos ser crianças de novo?

Vila Sésamo (1972 à 1977)


        Vila Sésamo  foi baseada no programa americano Sesame Stret (criado por  Children’s Television Workshop de Nova York, baseado em opiniões e conceitos emitidos por técnicos de educação e agência de publicidade). O programa é considerado uma série, porém popularmente é reconhecido como o primeiro programa infantil da Tv Globo.  Apesar de ter estreado quando as cores chegavam a Tv brasileira ,  o programa foi totalmente gravado em preto e branco. Vila Sésamo  logo virou sucesso entre a criançada e consagrou   seus  personagens,  entre eles o Garibaldo, o mais famoso de todos; e grandes astros do casting da Globo como Laerte Morrone, Armando Bógus, Aracy Balabanian, Flávio Galvão, Flávio Migliaccio e Milton Gonçalves entre outros. Mas foi Sõnia Braga  com sua professora Ana Maria, a mais aclamada da série. A Atriz ganhou o Troféu Helena Silveira de revelação feminina do ano. Em 2007, a Tv Cultura conseguiu os direitos do programa que vem sendo produzido desde então.


Bozo (1980 à 2013)


        “Chuveiro, Chuveiro ... não faz assim comigo!”
        Nosso como eu cantei esse refrão, que é  de um dos  grandes sucesso do Bozo, o palhaço mais famoso que já passou entre os programas infantis.
        O palhaço Bozo (cujo nome completo no Brasil ficou "Bozo Bozoca Nariz de Pipoca") é um personagem criado nos Estados Unidos em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso em vários outros países do mundo.
        A primeira versão do Bozo foi ao ar pela Tv Record entre 1980 e 1981, passando para o SBT ainda no ano de 1981.
        Vários atores se revezaram vivendo o palhaço : Wandeko Pipoca (1980 à 1982); Luis Ricardo (1983 à 1989); Décio Roberto (1989 à 1991); Marcos Goes (1986 à 1989); André Luis Sucesso (2007 à 2011) e Jean Santos (2012 à 2013).



Clube da Criança (1983 à 1998)




        Clube da Criança é o infantil mais famoso da extinta Rede Manchete. Foi o programa que revelou Xuxa e Angélica para o grande público. As duas foram as mais famosas a apresentar o programa, mas outras também passaram pelo palco do Clube. Em 1986,  com a saída da  Xuxa para a Globo, o programa deu uma parada e foi substituído pelo Lupuliplimcaplatopo.  Voltou em 1988,  com a Angélica como substituta da XuxaMilla Christie assumiu entre os anos de 1993 e 1994, e no mesmo ano de 1994 à 1995 foi a vez da ex-Miss Brasil Patrícia Nogueira. Depois de 2 anos fora do ar o programa voltou em 1997 apresentado pela menina Debby, aquela que ficou famosa na Turma do Didi no ano seguinte.  Curiosamente a fase com maior audiência do Clube da Criança foi na fase de 1994 em que Patricia Nogueira apresentava. Isso graças ao filme Cavaleiros do Zodíaco, que virou febre nacional.  Andreia Veiga famosa por ser a primeira Paquita da Xuxa, na verdade foi batizada assim ainda  no Clube da Criança. Camila Pitanga, Geovana Tominaga e Karine Carvalho foram as Angeliquetes (como eram chamadas as assistentes de palco da época da Angélica) mas famosas. Já  o ator Mateus Rocha, o mais famosos Angélico.



Balão Mágico (1983)


        Foi também em 1983 que nasceu o Balão Mágico, programa infantil apresentado nas manhãs da Globo pelo grupo musical Turma do Balão Mágico. A primeira turma de apresentadores foi formada por Simony, a menina prodígio famosa até hoje, Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho). Entre outros apresentadores infantis vale destacar o Jairzinho, filho do cantor Jair Rodrigues, MIke e Tob. O programa teve índices altíssimos de audiência e transformou o boneco Fofão no brinquedo mais requisitado pelas crianças na década de 80 , e Simony em um das crianças mais conhecidas do Brasil. O Balão Mágico marcou época com músicas que até hoje estão no repertório de festas temáticas do anos 80 como “Ursinho Pimpão”, “Amigos do Peito”, “Superfantástico” e “Se Enamora”. Os clipes de algumas das músicas com participações de grandes nomes da MPB,  também fizeram muito sucesso.  Com o do “Superfantástico” com o Djavan; “E tão Lindo” com Roberto Carlos e “Somos Amigos” com o Fábio Jr. Só pra finalizar,  até hoje tenho traumas de nunca ter tido um boneco do Fofão!! Snif, snif, snif!!


Lupu Limplin Claplá Topo (1985 à 1987)



        O sucesso dos musicais infantis da Lucinha Lins ao lado do seu segundo marido Cláudio Tovar , os levou a apresentar um programa infantil na Rede Manchete entre os anos de 1985 à 1987. O Lupu Limplin Claplá Topõ , esse era o nome mesmo, quase impossível uma criança conseguir pronunciar direito, virou sucesso rapidamente. Mesmo tendo ficado pouco tempo no ar marcou a infância de muitos, que na década de 80 ainda eram crianças. 



Xou da Xuxa (1986)


        Em 1986, a Xuxa era  contratada pela Globo e iria se transformar na maior apresentadora infantil de todos os tempos da história da tv. O Xou da Xuxa estreou em 30 de junho de 1986 e ficou no ar ininterruptamente até 31 de Dezembro de 1992. Xuxa que era muito mais que uma artista, foi transformada em mito e seu nome o que teve e tem até hoje mais produtos franqueados. Além da apresentadora,  as Paquitas,  o Praga, o Dengue e vários outros personagens criados pelo programa fizeram sucesso entre a criançada. O Figuro da “Rainha dos Baixinhos” era um show a parte. Em 7 anos de programa Xuxa nunca repetiu uma roupa.  Não tem como negar o Xou da Xuxa é o programa infantil mais importante de todos os tempos. As músicas, os discos, as brincadeiras, os desenhos marcaram as crianças da década de 80 e 90. Inesquecível o último programa exibido em 31 de dezembro de 1992, que entre vários outros convidas Xuxa recebeu no palco seu pai, com que não falava à cinco anos. O sucesso no Brasil, levou o Xou da Xuxa para vários outros países, que também se encantaram com a rainha loura descendo de uma nave todos os dias.



Show Maravilha (1987 à 1994)



        Fugindo do padrão louro americano da Xuxa, o SBT em 1987,  levou para o ar o programa Show Maravilha, comandado pela apresentadora Mara Maravilha.  Baiana, nordestina e morena, a apresentadora representava os brasileiros. Pelo menos essa era a ideia do canal. O Programa era a cópia do Xou da Xuxa, só que apresentado às tardes, porém logo a Mara conquistou o Brasil,  e o SBT viu o programa se transformar na menina dos olhos da casa. O gênio forte da Mara ajudou muito para o fim da atração. A apresentadora  posou  nua para a Playboy em 1990, o que contrariava o perfil das apresentadoras infantis da época,  e quando em 1994, Silvio Santos resolveu tirar a plateia do programa, Mara resolveu não renovar o contrato com o SBT e seguir em carreira internacional. No lugar da nave, Mara tinha um trenzinho que lhe trazia passando por todo o cenário no início de cada programa. Inesquecível !


Tv Colosso (1993  à 1997)


        Eu até hoje guardo uma mágoa da Tv Colosso. Na minha cabeça o programa foi o responsável pelo final do Xou da Xuxa. Claro que não tem nada haver, o programa substituiu o Xou,  mas  que terminou por inúmeros outros motivos.  A Tv Colosso  retomava a formula sucesso nos anos 70 com o Vila Sésamo, bonecos  de vários tipos de cachorros interagiam com o público de casa. Alguns personagens como Sheep Dog Priscila, JF, Gilmar, Capachão entre outros viraram sucesso entre a criançada da época.


Bom Dia e Cia (1993 até hoje)


        O Bom dia e Cia, o infantil do SBT é o programa de maior exibição até hoje, e o único  da lista que ainda é diariamente apresentado. O programa sofreu várias reformulações no decorrer desses 22 anos, mas sempre com a mesma essência, uma apresentadora interagindo com a criançada em casa através de um telefonema distribuindo –prêmios e apresentado desenhos animados. Vários apresentadores já passaram pelo palco do Bom Dia entre eles Eliana, Jackeline Petrovic, Jéssica Esteves, Kauê Santin, Itala Matiuzzo, Yudi, Priscila, Maísa, Mateus Ueta, Ana Júlia Souza e Sílvia Abravanel. A filha do Sílvio Santos assumiu a apresentação do programa depois de uma decisão judicial aplicada em 14 de agosto de 2015, que impediu que os então apresentadores mirins Mateus Ueda e Ana Júlia Souza não poderiam ser impostos a rotina atual de trabalho do programa. Mesmo sem experiência alguma,  a espontaneidade da Silvia logo conquistou o público e ela foi oficializada apresentadora em setembro de 2015.


Eliana e Cia  (1997 à 1998)



        O Eliana e Cia  é uma espécie de filho do Bom Dia e Cia. Em 1997, o Silvio Santos achou que precisa evidenciar o nome da Eliana como apresentadora e mudou o título do Bom Dia e Cia para Eliana e Cia. O Sucesso da Eliana fez com que a apresentadora alçasse novos voos e em 1998 ela deixou o SBT, onde viu que não teria mais espaço para crescer, e estreou com grande estrela na Record. O Eliana e Cia voltou a se chamar Bom Dia e Cia e Jackeline Petkovic assumiu a apresentação quase como uma cópia da Eliana. Para os que eram baixinhos na época a imagem mais forte do programa sem dúvidas é a Eliana cantando a música dos dedinhos.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
 Pesquisa : Wikipédia.com
Vídeo : You Tube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria