Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoitos da Juliana Paes


        Juliana Paes voltou às novelas nesta segunda-feira (09.11) na pele da sofisticada e sensual Carolina, na nova novela das sete, Totalmente Demais, dos autores Paulo Halm e Rosane Svatman. Mais uma protagonista para o currículo dessa já considerada grande atriz brasileira
        Juliana Paes, que é modelo e formada em publicidade, no início da carreira ficou marcada em papéis que exploravam sua beleza e sensualidade. As personagens sensuais a levaram para a capa da revista Playboy, comerciais de cerveja e ao sambódromo do Rio de Janeiro como Madrinha de Bateria de Escola de Samba, reinando absoluta.
        Aos poucos  Juliana Paes foi provando que era muito mais do que uma bela atriz. Seu talento saltava os olhos, e que olhos, a cada novo personagem chegando ao seu ápice quando viveu a Maya de Caminho das Índias, sua primeira protagonista em horário nobre.
        Juliana Paes também é apresentadora. Estreou  em 2010 no reality Por Um Fio da GNT e em 2014 apresentou a nova versão do Globo de Ouro para o Canal Viva ao lado do Márcio Garcia.
        Para comemorar o retorno da Juliana as novelas, o post de hoje vai relembrar suas personagens mais marcantes na tv.

Ritinha de Laços de Família (2000)
lacosdefamilia_logo

        Juliana Paes estreou na trama de Laços de Família, do autor Manoel Carlos, vivendo a empregada Ritinha. Como já sabemos as empregadas das tramas do Maneco sempre tem um destaque maior do que em outras novelas. Talvez se fosse  novela de outro autor, a Juliana Paes tivesse passado despercebida por Laços de Família, mas o autor viu que a atriz tinha potencial e criou uma trama especial para a Ritinha. Na trama, a linda empregada chamava atenção do patrão,  Danilo (Alexandre Borges). Os dois se envolveram  e ela acaba engravidando . No dia do nascimento dos bebês, Ritinha morre no parto e os gêmeos que ela teve acabam sendo criado pelo amante e sua esposa Alma (Marieta Severo).  A Saída prematura da novela não lhe prejudicou em nada. No ano seguinte ela já emplacava outro papel no horário nobre, na trama de O Clone, da Glória Perez, já com um destaque maior.

Tieniaguá de A Casa das Sete Mulheres (2003)
casadassete_logo

        Na elogiadíssima minissérie A Casa das Sete Mulheres, escrita por Maria Adelaide Amaral, baseada no romance homônimo de Letícia Wiezchowski, Juliana Paes deu vida a figura história do Sul do país, a Tieniaguá. O conto A Salamandra do Jarau, de Simões Lopes Neto, foi inserido na minissérie  através da relação de Bento Manoel (Luís Mello) com a Teiniaguá. Diz-se que o personagem histórico Bento Manoel tinha um pacto com o diabo. Segundo o autor, as terras do Jarau pertenciam a Bento Manoel e corria na época que a boa sorte dele se devia a um pacto feito com o demônio através da figura folclórica da Teiniaguá. Juliana Paes não deu uma só palavra na minissérie, e isso só tornou seu trabalho ainda mais caro e importante, afinal teve que transmitir suas ações através  apenas de olhares e gestos.

Jaqueline Joy de Celebridade (2003)
celebridade_logo

        Em Celebridade, novela do autor Gilberto Braga, Juliana Paes deu vida a esfuziante Jaqueline Joy, uma aspirante a modelo, artista, atriz . . .qualquer coisa que pudesse lhe colocar nos holofotes da fama. A personagem deu para Juliana Paes maior projeção se tornando ao lado de Déborah Secco, que viveu a Darlene, em símbolo sexual. Foi a Jacque Joy que deu  para a Juliana Paes a capa da Playboy de maio de 2004, uma das edições mais vendidas da publicação. Em uma das  cenas de maior destaque da novela Jaqueline arma um assalto para si mesma só para brilhar na mídia. Tomando sol na praia Jaqueline é assaltada e deixada pelada na areia.

Creusa de América (2005)
america_logo

        Outra personagem sensual que a Juliana Paes viveu em novelas foi a Creusa de América, da autora Glória Perez. Inicialmente Creusa fingia ser  uma recatada evangélica, mas na verdade se  transformava em um furacão em forma de mulher seduzindo os homens e os levando a loucura. No decorrer da trama Creusa se casa com Feitosa, personagem do Ailton Graça, mas isso não a impede de continuar “atacando” os homens. A atitude de Creusa acabou rendendo ao Feitosa o apelido de “Corno” virando sinônimo de marido traído nos quatro cantos do Brasil. Enquanto a novela esteve no ar ninguém queria ser chamado de Feitosa!

Gui de Pé na Jaca  (2006)
penajaca_logo

        Muitos não lembram, mas a primeira protagonista da Juliana Paes não foi a Maya de Caminho das Índias e sim a Gui de Pé na Jaca, novela do autor Carlos Lombardi. Na trama, Juliana pode exercitar ao máximo sua veia cômica nos proporcionando cenas hilárias em parceria com Murilo Benício, seu par romântico na trama.      

Maya de Caminho das Índias (2009)
caminhodasindias_logo

        Em 2009, Juliana Paes ganhou então sua primeira protagonista em horário nobre. A Maya de Caminho das Índias, da autora Glória Perez, foi o divisor de águas da carreira da atriz. A Mocinha indiana rendeu vários elogios para Juliana  e um lugar no hall das grandes atrizes globais. A Química entre ela e Rodrigo Lombardi tomou o público de assalto que torceu pelo final feliz do casal. Para viver a Maya, Juliana Paes abandonou a personagem Maíra que ela vivia em  A Favorita (2008), a trama anterior no horário. A personagem morreu  e Juliana Paes no dia seguinte assumiu a Maya. Uma decisão mais do que acertada.

Gabriela de Gabriela (2012)
gabriela2012_logo

        “Juliana é meio Gabriela!”  Foi com essa frase que o diretor Mauro Mendonça Filho encerrou a polêmica em torno da escolha de Juliana Paes para reviver a personagem Gabriela, do Jorge Amado, imortalizada por Sônia Braga  em 1975, quando a Globo resolveu fazer o remake da trama em 2012. Muitos achavam Juliana muito velha para viver a personagem. Mas  tão logo a trama entrou no ar esse receio foi  por água abaixo, Juliana Paes deu um show na pele da simples e sensual personagem e em nenhum momento comprometeu seu desenvolvimento.   Não seria nenhum exagero dizer que hoje na memória dos telemaniácos existem duas Gabrielas – A da Sônia Braga de 1975  e a da Juliana Paes de 2012.

Catarina de Meu Pedacinho de Chão (2014)
meupedacinho14
        Em 2014, no remake de Meu Pedacinho de Chão, do autor Benedito Ruy Barbosa, Juliana Paes teve que se transformar em uma caipira estilizada lúdica. A Catarina,  personagem que a atriz viveu, foi um dos grandes destaques da novela com seus trejeitos e a risada inconfundível. Foi um personagem diferente de tudo que a atriz já havia feito antes, e por isso mesmo mostrou mais uma faceta do seu talento que só cresce a cada  novo trabalho.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa


Pesquisa : Teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, trilhasdanovela.blogspost.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso