Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Marcos Caruso


        O núcleo dele pode até ser o mais chato de A Regra do Jogo, mais o Feliciano é um show a parte, e vai finalizar a trama do autor João Emanuel Carneiro, como mais um destaque no currículo desse grande astro.
        Marcos Caruso é literalmente um showmen. Interpreta, escreve e produz tudo com maestria e marcado por sucessos.
        Poucos sabem,  mas Marcos Caruso  é co-autor de várias novelas da Tv Bandeirantes e  é o autor principal de um dos grandes sucessos da extinta Rede Manchete, a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990).
        Mas o post de hoje vai ser dedicado aos grandes personagens que ele interpretou nas novelas,  que nos emocionaram, nos fizeram rir e o transformaram em um dos grandes profissionais das artes brasileiro.
       
Tião de Pantanal (1990)

        Marcos Caruso estreou em novelas em 1978, com participações em  Aritana (1978), Floradas da Serra (1981), Vento do Mar Aberto (1981) e Jerônimo (1984), mas foi o Tião  que ele viveu na primeira fase de Pantanal, novela do autor Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Rede Manchete,  que lhe deu projeção nacional. Foi uma pequena participação, mas que marcou o rosto do ator na teledramaturgia nacional.  No ano seguinte , Marcos já estreou como autor na emissora, sendo o titular da trama de A História de Ana Raia e Zé Trovão, novela  seguinte ao fenômeno  Pantanal.

Virgulino de Éramos Seis (1994)

        Uma dobradinha mais que perfeita foi a que vimos formada  pelo Caruso e a Jussara Freire viveram na trama do remake de Éramos Seis, no SBT. Na novela do Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho eles viveram  Virgulino e Genu, os vizinhos de Lola (Irene Ravache). Caruso e Jussara  foram realmente casados por 20 anos.

Carlão de Mulheres Apaixonadas (2003)

        Há 13 anos, Marcos Caruso deu vida ao Carlão, um dos personagens da trama de Mulheres Apaixonadas (2003)  do autor Manoel Carlos. Carlão era o pai da vilazinha Dóris, vivida pela atriz Regiane Alves, aquela que maltratava os avós, pais de Carlão, que moravam com ele. O Ator protagonizou várias cenas de brigas com Regiane  no embate entre pai e filha, culminando na cena final em que Carlão põe Dóris no colo e lhe dá a surra que lhe devia desde criança. O Núcleo  que também era formado por Osvaldo Louzada e Carmem Silva, os avós, ajudaram na aprovação do Estatuto do Idoso no Senado Federal.

Alex de Páginas da Vida (2006)

        Novamente em uma trama do Manoel Carlos, desta vez em Páginas da Vida, Marcos Caruso brilhou em cenas de muita carga dramática  em dobradinha com Lília Cabral, que fazia sua esposa na novela. O Casal Alex e Marta, eram os pais de Nanda (Fernanda Vasconcellos) que morria no início da trama deixando um dos filhos com eles. Marta nunca aceitou o neto, e por isso sempre viveu em pé de guerra com o marido. Ao reencontrar o pai do neto, Marta não hesita em vender/devolve-lo para o pai se transformando na grande vilã da trama e  selando de vez a guerra com Alex que nunca aceitou devolver o neto.  O casal de atores nos presentou com cenas antológicas dando altos índices de audiência a novela.   

Otto Niemann de Tempos Modernos (2010)

        Em 2010, Marcos Caruso integrou o elenco da novela Tempos Modernos, do autor Bosco Brasil como o grande rival do protagonista Leal, vivido pelo Antônio Fagundes. Otto Niemann , seu personagem, era  um gênio da arquitetura moderna e da tecnologia.  Fala várias línguas, desenha, toca piano e no decorrer da trama se revela o  vilão e pai da Teodora, personagem da Grazzi Massafera.

Patácio Peixoto de Cordel Encantado (2011)

        Em Cordel Encantado, trama das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, o ator deu vida a Patácio Peixoto, o hilário prefeito de Brogodó  , que era uma marionete nas mãos de seus  mentores políticos -  Januário (Reginaldo Faria) e Timóteo (Bruno Gagliasso). Ao lado de Zezé Polessa, que vivia a primeira dama Ternurinha, o ator deu um show   no núcleo de comédia da novela.

Leleco de Avenida Brasil (2012)

        Praticamente todos os personagens da trama de Avenida Brasil, do autor João Emanuel Carneiro, foram sucesso absoluto, e o Leleco vivido pelo Caruso não foi diferente. Um homem maduro que abandonava a esposa e se encanta e encantava a bela Tessália, ninguém mais, ninguém menos que a Débora Nascimento. O Leleco virou ídolo nacional e marcou mais uma caracterização perfeita do ator.      

Arlindo Pacheco de Joia Rara (2014)

        O Arlindo Pacheco de Joia Rara, novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, foi outro personagem do Marcos Caruso dosado com humor. No cabaré Pacheco Leão,  Arlindo deu show nas eternas brigas com a esposa e com a sogra, vivida pelas atrizes Rosi Campos e Nicette Bruno.

Seu Peru da Escolinha do Professor Raimundo (2016)

        Se o Marcos Caruso tivesse feito apenas o Seu Peru na nova Escolinha do Professor  Raimundo já teria sido  válido esse post. O Personagem que foi imortalizado pelo humorista e ator Orlando Drummond parece que foi feito sob medida para o  Marcos Caruso, que sem dúvidas foi o melhor desta nova fase do programa. Impressionante como o Seu Peru do Caruso é parecido e ao mesmo tempo tão único quanto o da primeira versão. Só um ator do quilate dele poderia conseguir  ficar na linha tênue entre  semelhança e simples cópia.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa