Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Beleza Pura (2008)


        O Post de hoje vai relembrar uma novela recente, de 2008, que marcou o horário das sete, embora não tenha sido um grande sucesso de audiência e foi a primeira e única novela da Andrea Matarolli, autora que ficou conhecida com uma das mais famosas autoras das histórias de Malhação.

        Claro que  estou falando da novela Beleza Pura, no ar  em fevereiro de 2008 e que está completando 8 anos. A novela  contava a história Guilherme Medeiros (Edson Celulari), um engenheiro aeronáutico que vê sua vida desmoronar ao ser responsabilizado por um acidente de helicóptero. Sem saber que seu projeto foi sabotado, e julgando-se culpado pela morte de cinco pessoas – Sônia (Christiane Torloni), Olavo (Reginaldo Faria), Alex (Guilherme Fontes), Márcia (Helena Fernandes) e Mateus (Rodrigo Veronese) –, ele resolve dar continuidade aos projetos de vida das vítimas. A tragédia faz com que o protagonista, egoísta e mulherengo, reavalie seus valores. Ao mesmo tempo, ele se apaixona pela dermatologista Joana (Regiane Alves).
        Andrea Maltorolli fez um excelente trabalho na sua estreia  em novelas e certamente teria um bom futuro se juntando a essa nova safra de autores de novelas globais. Infelizmente,  Andrea faleceu cerca de um ano após o término da novela, vítima de um câncer de mama em 22 de setembro de 2009.  
     
        Regiane Alves estreava como protagonista oficial em novelas da Globo  em Beleza Pura, e defendeu muito bem a Joana em uma química perfeita com Edson Celulari, que fazia o outro protagonista e seu par romântico na trama. Regiane já havia sido protagonista da novela Fascinação no SBT, em 1998.

        Carolina Ferraz deu vida a grande vilã Norma e imortalizou o bordão “Sou ricaaaaaaaa!” quando a personagem depois de ter seus crimes descobertos e ser presa alegando que não ficaria ali por muito tempo.

        Christiane Torloni, que deu vida a personagem Sônia Amarante,  conquistou o prêmio Super Cap de Ouro de Melhor Atriz. Sua personagem participou dos 4 primeiros capítulos e só voltou à trama a partir do 86.

        Mas sem dúvidas o grande destaque do elenco foi Ísis Valverde, que na pele da cômica, atrapalhada e burrinha Rakelli, roubava as cenas e contribuiu muito para a repercussão da trama  junto ao  grande público.  Ísis Valverde abocanhou todos os prêmios de revelação, destaque e atriz daquele ano:  Prêmio Extra de Televisão, como melhor atriz coadjuvante; Meus Prêmios Nick 2008, como atriz favorita; Personalidade do Ano - IstoÉ Gente, na categoria Revelação; e Prêmio Minha Novela, do site M de Mulher, da Editora Abril, também como atriz coadjuvante. Além desses, Isis e Marcelo Faria foram eleitos o Casal do Ano, pela mesma pesquisa. 

        Outras tramas também renderam bons momentos à Beleza Pura  como a da  Mônica Martelli travestida de homem; Bruno Mazzeo e Carol Castro  que viveram um dupla de trambiqueiros inesquecível na busca da herança do tio Olavo (Reginaldo Faria), e os personagens do bairro da Saúde  com destaque para Ivete, a ex-chacrete vivida pela Zezé Polessa e Betão, do Rodrigo Lopez.
        Dez ex-chacretes fizeram uma participação especial no capítulo em que Rakelli se apresenta no Caldeirão do Huck. As ex-chacretes foram : Rita Cadillac, Marlene Morbeck, Índia Poti, Edilma Campos, Lucia Apache, Regina Polivalente, Sandra Toda Pura, Cleópatra, Cleo Toda Pura e Cris Saint Tropez.

        A novela também teve algumas ações socioeducativas ligados ao tema de prevenção de câncer de pele, aproveitando o fato da Joana, personagem da Regiane Alves ser dermatologista.  A pirataria foi combatida na cena em que Klaus (Rafael Cardoso) começa a vender um software que ele copiara  e Guilherme lhe dá uma lição de moral; além da  violência contra a mulher  que também foi citado na novela, em uma cena em que Valmiréia (Letícia Isnard) conversa com Eduardo (Antonio Calloni) sobre uma amiga que denunciou o marido por agressão e este foi preso.

        Beleza Pura marcou a estreia dos atores Rafael Cardoso e Letícia Isnard.

        Reginaldo e Marcelo Faria, pai e filho na vida real, contracenaram pela primeira vez juntos. Na trama eles eram primos.
        Andrea Maltarolli soube desenvolver a trama sob medida, tanto pelo elenco enxuto, com pouco mais de 30 atores, como pela história que mesmo tendo um crime como mote principal,  foi milimetricamente  bem contada mesclando as cenas cômicas que davam ótimo ibope à trama, com as que elucidavam  seus mistérios, dramas e o crime.

Ficha Técnica
Novela da Autora Andrea Maltarolli
Supervisão de Texto  do Silvio de Abreu
Direção Geral – Rogério Gomes
Elenco:
EDSON CELULARI – Guilherme Medeiros
REGIANE ALVES – Joana da Silva
CHRISTIANE TORLONI – Sônia Amarante (Estela Fonseca)
CAROLINA FERRAZ – Norma Gusmão
HUMBERTO MARTINS – Renato Reis
REGINALDO FARIA – Olavo Pederneiras
ZEZÉ POLESSA – Ivete Santos
KADU MOLITERNO – Gaspar Monteiro Saldanha
MARCELO FARIA – Robson Silveira
ÍSIS VALVERDE – Rakelli
RODRIGO LOPEZ – Betão Martins
MARIA CLARA GUEIROS – Suzy Cabral
LEOPOLDO PACHECO – Raul Freire
GUILHERME FONTES – Alex (Alexandre Brito)
SORAYA RAVENLE – Débora
ANTÔNIO CALLONI – Eduardo Passos
HELENA FERNANDES – Márcia
MÔNICA MARTELLI – Helena / Mateus
RODRIGO VERONESE – Mateus Císter / Tânia
BRUNO MAZZEO – José Henrique Brandão Soares
CAROL CASTRO – Sheila
GUSTAVO LEÃO – Felipe Cascudo
BIANCA COMPARATO – Luiza
MONIQUE ALFRADIQUE – Fernanda
RAFAEL CARDOSO – Klaus
PEDRO BRÍCIO – Erik Jensen
LETÍCIA ISNARD – Meu Bem (Valmiréia Jensen Assunção)
BIA MONTEZ – Sussú (Nazaré Assunção)
ELIAS ANDREATTO – Adamastor
PAULO VILELA – Anderson
ANDRÉ ABUJAMRA – Tiago
MARCELLA VALENTE – Bia
CLARISSA FREIRE – Tamires
CIBELE LARRAMA – Carol
EDUARDO SUCCINI – Dr. Sérgio (nutrólogo da clínica Beleza Pura)
ALINE BORGES – Luana (esteticista da clínica Renato Reis)
LUCIANNA MARTINS – Camila (esteticista da clínica Renato Reis)
JÉSSICA MANCINI – Cris (esteticista da clínica Renato Reis)
LUCIANA FREGOLENTE – Vilma (esteticista da clínica Renato Reis)
ANDRÉ LUIZ ROCHA – porteiro de Guilherme
as crianças
DAVID LUCAS – Hugo
POLLIANA ALEIXO – Dominique Amarante
Exibição: 18 de Fevereiro à 13 de Fevereiro de 2008
Capítulos  : 179

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle