Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens que mesmo em “A Regra do Jogo” valeram a pena


A Regra do Jogo chegou em sua reta final, infelizmente bombardeada por críticas  e pitacos do público que não engoliu  muitos  dos acontecimentos da trama e seus personagens  que na sua maioria não “ornaram” com a história.
         Alguns foram emaranhados por um novelo de situações que  não os deixaram brilhar, enquanto outros que poderiam ter enriquecido muito a novela e  o autor  simplesmente desperdiçou.
        Porém alguns personagens conseguiram ficar de pé na turbulenta trama e  isoladamente fizeram valer  a pena vê-los em A Regra do Jogo.

Zé Maria (Tony Ramos)

        O Zé Maria foi um personagem camaleão. Começou mocinho,  foi revelado o grande vilão quando a trama precisou,  ensaiou uma redenção  e  nesta reta final foi eleito o novo pai da facção . Revelado um  psicopata sem escrúpulos ,  Zé Maria com  um intérprete do nipe do Tony Ramos  não tinha como dar errado. Um personagem de mão dupla e  se não fosse a perícia do ator em deixar a interpretação numa linha tênue,  talvez o Zé Maria também tivesse se perdido em A Regra do Jogo.          


        Outra atriz em que a gente confia qualquer personagem é Cássia Kis Magro, e em A Regra do Jogo, ela provou isso novamente nos brindando com a Djanira. A personagem foi a alma da novela enquanto esteve em cena. Seus embates com o filho Romero (Alexandre Nero)   eram verdadeiras cenas  dignas de um Oscar, tamanha entrega dos atores. Mas de repente, mesmo ficando nítido que a Djanira enriquecia A Regra do Jogo, a personagem foi assassinada logo no início da trama e nós ficamos órfãos da Cássia Kiss em cena. Com o assassinato do Gibson  (José de Abreu) esta semana, a imprensa começou a divulgar que a Djanira pode esta viva e ser ela a assassina do pai do facção. Seria um bom final para a trama, afinal de contas em A Regra do Jogo nunca tivemos certeza de quem está vivo ou morto mesmo!   

Ascânio (Tonico Pereira)

        Se tem um personagem de A Regra do Jogo que se destacou  foi  o Ascânio, interpretado com maestria pelo Tonico Pereira. O personagem que inicialmente era apenas uma “orelha” para o Romero e Atena (Giovanna Antonelli) acabou  tomando vida própria e com seu humor debochado se transformou no asqueroso mais adorável da novela.      O Ascânio deu até um novo fôlego a carreira do Tonico que vinha de 10 anos interpretando o Mendonça do seriado A Grande Família.

Breno / Valkíria (Otávio Muller)

        Nunca um personagem travestido de mulher  foi tão  aplaudido em uma novela. A Valkíria que o Breno assumiu depois de chegar ao fundo do poço deu nova vida ao personagem e  conquistou o Brasil como a crossdresses (homem que gosta de se vestir de mulher) mais sexy da teledramaturgia.


        Um dos personagens com o perfil mais bem traçados na trama foi o Tio da Facção. Sem muitas alterações, o personagem vivido pelo Jackson Antunes foi a alma da facção enquanto o  pai ainda era o grande segredo da novela, e agora com a reviravolta da última semana ganhou ares de “antagonista” do novo pai da facção, o Zé Maria (Tony Ramos).

Claudine (Maria Padilha)

        Ela passou pouquinho tempo na trama e teve uma morte muito original – Morreu de tanto amar. A Claudine personagem da Maria Padilha abrilhantava as cenas do Feliciano (Marcos Caruso). Uma pena que o autor não tenha investido nos triângulos Claudine/Feliciano/Gibson (José de Abreu) ou o Claudine/Feliciano/Kim (Felipe Roque). Porém o tempo que esteve na trama fez valer a pena.

Tina (Monique Alfradique)

        A Tina não sofreu alteração de perfil,  praticamente foi transformada em outra pessoa - de patricinha da zona sul  à  uma favelada de mão cheia. Inicialmente fazia uma dupla muito sem graça com o Bruno Mazzeo, porém depois da troca de casais, e de mais uma troca, a Tina resolveu assumir a “favelice”  e vem dando um show  como  uma funkeira nata. Aliás,  no núcleo do Marro da Macaca, a Monique Alfradique  é uma das poucas que escapam.   


        A Regra do Jogo perdeu muito com a demora de trazer a história da Kiki (Déborah Evelyn) à trama. A Expectativa de ver a personagem que sofria com  Sindrome de Estocolmo tomou conta dos telespectadores que aclamaram a entrada da Déborah Evelyn na pele da personagem. A Déborah Evelyn já com um currículo recheado de personagens  com perfis dos mais variados ganhou um novo status com a interpretação impecável da Kiki. Só uma atriz com a sua bagagem poderia fazer uma personagem tão complexa  e tão importante para a confusa trama da novela. Não é a toa que eu digo que  A Regra do Jogo dividida por núcleos seria um sucesso absoluto. Só essa história da Kiki  já renderia um  bom seriado.
  

        E chegamos nela! Como não amar, odiar e amar de novo a Atena. Uma das personagens mais controversas da história da teledramaturgia nacional, a Atena merecia uma novela só para ela. Inicialmente bombardeada por seus exageros, a atriz convenceu o público que aceitou a Atena originalmente com era. Sem uma mocinha forte para se apegar o público catapultou Atena a grande estrela da novela, e mesmo com um caráter mais que duvidoso a gente torce por seu final feliz com certeza. Claro que o carisma da Giovanna Antonelli e sua dobradinha com Alexandre Nero ajudaram para essa empatia, mas não posso deixar de reverenciar o talento da atriz, que fincou o pé e levou o perfil da personagem na linha escolhida convencendo o público à aceita-la.   

Romero (Alexandre Nero)

        Quando o Alexandre Nero ganhou o Romero, inicialmente Murilo Benício defenderia o personagem, confesso que fui um dos primeiros a criticar devido à imagem ainda muito presente do Comendador José Alfredo de Império, trabalho anterior do ator. Pouco mais de 8 meses seria pouco tempo para se desvencilhar de um personagem tão marcante. Foi um grande engano. Nero entrou de uma forma tão visceral no Romero  que a imagem do Comendador ficou lá, em Império mesmo. Essa interpretação visceral e entrega ao personagem rendeu à novela cenas digna do cinema americano, principalmente quando ele dividiu  essas  cenas com Cássia Kiss Magro, com a Giovanna e nessa reta final com o Tony Ramos. Aliás, esta semana seremos brindados com mais  embates entre Romero e Zé Maria que com certeza serão mais um show de interpretação de ambos.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh