Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Ciranda de Pedra (1981)


        Esta semana a primeira versão de Ciranda de Pedra, novela do autor Teixeira Filho, numa adaptação do romance do homônimo da autora Lygia Fagundes Telles, está completando 35 anos.
        A novela é considerada uma das melhores adaptações da tv com um requinte de grandes produções, e um reconstituição da São Paulo dos anos 40 primorosa. Ciranda de Pedra que não foi uma novela muito popular, tanto que nem é citada como uma das grandes novelas do horário, foi vendida para mais de 40  países.

        A trama  se passa na década de 1940, na cidade de São Paulo, e conta a trajetória de Laura (Eva Wilma), uma mulher moderna que se dedica às artes, mas é oprimida pelo marido, Natércio Prado (Adriano Reys). Ele é homem rico e de comportamento tradicional. Por causa das crises que enfrenta no casamento, Laura sofre um grande trauma e chega a ser internada como louca pelo marido. Os dois se separam, e a família acaba se dividindo. Laura fica com a filha caçula, Virgínia (Lucélia Santos), e Natércio com as irmãs Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado).
Com a saúde frágil e sem dinheiro, Laura vai morar na Vila Mariana, na casa do seu médico neurologista, Daniel (Armando Bógus). Ele é apaixonado pela paciente e acredita que a doença de Laura é física, não mental. Laura esconde de todos que Vírginia, na verdade, é filha de Daniel. Tanto ele quanto Natércio parecem suspeitar: o médico trata a menina com o maior carinho, enquanto Natércio a despreza completamente.

         A filha caçula, Virgínia, volta a morar com o pai e as irmãs na mansão da família Prado, no Jardim Europa. Ela precisa enfrentar todo tipo de hostilidade e intransigência de Frau Herta (Norma Blum), que trabalha como governanta.

A novela foi marcada por grandes interpretações. Eva Wilma foi espetacular na composição da traumatizada e atormentada Laura. Adryano Reys, que estreava na Globo, na pele do vilão Natércio, também foi muito elogiado por sua composição do personagem.

Lucélia Santos novamente se destacava vivendo uma personagem inesquecível na tv. Na época em que foi convidada para viver a Virgínia, Lucélia estava vivendo no cinema a personagem Luz Del Fuengo, no filme do diretor David Neves. A atriz sofreu uma brusca transformação para se desvencilhar da vedete que chocou o país e dar vida na tv a doce, delicada e comportada Virgínia. Em novembro de 1981, mês de término da novela, Lucélia Santos estampou a edição da revista Playboy como a personagem do cinema. Era impossível imaginar que aquela da revista era a mesma da novela.

Mas o elenco de Ciranda de Pedra foi marcado mesmo pela intepretação cirúrgica da Norma Blum na pele da ríspida e má governanta Frau Herta, um dos melhores momentos da atriz na tv.
A novela marcou a estreia  das atrizes Priscila Camargo e Tháis de Campos. Foi também em Ciranda de Pedra o primeiro papel de maior destaque do ator Edson Celulari, e o último trabalho da atriz Djenane Machado na Tv Globo.  A trama foi a primeira dirigida por Wolf Maia.
O bairro da Vila Mariana teve muito destaque na novela, sendo uma das principais locações da trama, depois  que Laura, separada de Natércio, vai morar lá.

        Embora exibida no horário das seis, Teixeira Filho conseguiu falar nas entrelinhas de Ciranda de Pedra sobre temas fortes como separação de casais, adultério e homossexualidade.


        Em 2008, a Globo produziu uma nova versão da trama protagonizada por Ana Paula Arósio (Laura), Daniel Dantas (Natercio), Marcelo Antonny (Daniel) e Tammy di Calafiori (Virgínia) e escrita por Alcides Nogueira. Nesta versão o autor pode explorar com mais ênfase os temas polêmicas que tiveram que ser podados na versão de 1981. Mesmo em 2008, o autor não pode ainda  falar abertamente sobre o tema do homossexualismo através da personagem Letícia, vivida pela Paolla Oliveira. No Romance a personagem é apresentada como homossexual e na segunda adaptação para a tv, Letícia no final da novela, vai morar fora com uma “amiga” dando a entender  o  algo mais que havia entre elas.
        Curiosamente a autora Lygia Fagundes Telles, que via drásticas diferenças entre o seu romance e as duas adaptações, declarou em entrevistas que preferiu a segunda versão da adaptação por acha-la mais fiel ao seu romance.

        Muito bom relembrar e comemorar esses 35 anos da primeira adaptação de Ciranda de Pedra, se não me engano a única trama com Eva Wilma e Lucélia Santos, dois grandes nomes da nossa teledramaturgia, atuando juntas. Enfim não seria nada mal revê-la em uma das próximas reprises do Canal Viva.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Teixeira Filho
Adaptação do Romance da autora Lygia Fagundes Telles
Direção Geral: Herval Rossano
Elenco:
LUCÉLIA SANTOS – Virgínia
ADRIANO REYS – Dr. Natércio Nataniel do Prado
EVA WILMA – Laura
ARMANDO BÓGUS – Daniel
MARCELO PICCHI – Eduardo
ROBERTO PIRILO – Luís Carlos
NORMA BLUM – Frau Herta
PRISCILA CAMARGO – Otávia
SILVIA SALGADO – Bruna
EDSON CELULARI – Sérgio
PAULO RAMOS – Rogério
FÁBIO JUNQUEIRA – Pedro
ALZIRA ANDRADE – Margarida
MÔNICA TORRES – Letícia
MARIA HELENA DIAS – Drª Lígia
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Dr. Alceu Ladeira
NEUZA AMARAL – Idalina
DJENANE MACHADO – Guiomar
MARIA HELENA VELASCO – Luciana
CASTRO GONZAGA – Cícero Cassini
ANA LÚCIA TORRE – Lili (Celina)
HENRIQUETA BRIEBA – Ana Dória
MANFREDO COLASSANTI – Benito
ELZA GOMES – Vó Bela
JOYCE DE OLIVEIRA – Bibiana
ÊNIO SANTOS – Francisco
LUPE GIGLIOTTE – Mariana
ARTHUR COSTA FILHO – Manoel
GILDA SARMENTO – Vicenza
e
ANA MAGDALA – Julieta (copeira na mansão Prado)
DALETE BARROS – Marisa
FERNANDO JOSÉ – Ney Mascarenhas (diretor-chefe da Procuradoria-Geral da República)
HELENA ADELSOHN – Ana Maria (empregada na mansão Cassini)
IVAN MESQUITA
LOURDES MAYER
LUÍS JOSÉ GÜNTHER – Dr. Trautwein
MÁRCIA GASTALDI – Suzana (amiga de Otávia e Bruna)
PATRÍCIA PARKER – Elvira (amiga de Margarida)
PEDRO ROCHA – Anselmo (porteiro na clínica da Drª Lígia)
ROSE ADDARIO – Beatriz (enfermeira na clínica da Drª Lígia)
SEVERINO – Seu Beijo (empregado na chácara dos Cassini)
THAÍS DE CAMPOS – Silvia
WÁLTER MORENO – Juvenal (porteiro na mansão Prado)


Exibição : 18 de Maio à 14 de Novembro de 1981
Capítulos : 154

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com.br, memoriaglobo.com , Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi