Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Pulo do Gato (1978)


        Uma comédia que satirizava a alta sociedade brasileira a partir de um personagem playboy falido que tentava com muito jogo de cintura e traquejo se manter de pé. Essa era a essência da trama de O Pulo do Gato, que marcava a volta do autor Bráulio Pedroso às novelas, depois de um hiato de três anos. Seu último trabalho havia sido O Rebu (1974), trama que também tinha a sociedade estilizada e satirizada, um tema sempre presente nas tramas do autor.
        A novela conta a história de  Bubby Mariano (Jorge Dória)  que é um playboy decadente e mulherengo que tenta manter seu status social a qualquer preço. Mora na Zona Sul do Rio de Janeiro e já foi muito rico, mas nos últimos anos sobrevive com o dinheiro da venda, em segredo, de quadros de sua pinacoteca, falsificados pelo amigo Caxuxo (Milton Gonçalves). Na iminência da pobreza, o ex-milionário pretende dar um golpe na grã-finagem que o rodeia para escapar da falência. E através de seu traquejo com a alta sociedade, usa três garotões pobres – Procópio (Mário Gomes), Billy (Kadu Moliterno)  e Nando (João Carlos Barroso) – para se aproximarem de ricaças carentes. Mas os planos de Bubby Mariano não dão certo e ele perde a mulher que ama, Noêmia (Sandra Bréa), e a filha Mayra (Marly Aguiar).

        A novela não chegou a ser um grande sucesso de audiência mais as nuances da alta sociedade sempre fascinam o telespectador e isso mesclado a veia cômica de Jorge Dória e Camila Amado e a beleza de Sandra Bréa deram o charme que a trama precisava para encantar.


        O autor inverteu a ordem em um das tramas. Ao invés de escalar três belas mulheres para seduzir homens ricos para tentar manter sua vida  de status, Bubby Mariano escolhe três belos rapazes vividos por Mário Gomes, Kadu Moliterno e João Carlos Barroso para seduzir mulheres ricas e carentes.
        Paulo Silvino,  famoso ator e comediante, narrava os acontecimentos da trama. A cada final de capítulo ou bloco, ele contava o ocorrido e finaliza as observações com um “Confere?”. A Expressão acabou virando uma das marcas registradas da trama.

        Kadu Moliterno fez seu primeiro personagem surfista na trama de O Pulo do Gato. Curiosamente o ator na época ainda não tinha intimidade com a prancha e em uma das primeiras gravações como o surfista Billy, acabou sofrendo um acidente e quase se afogou. A partir de então foi usado um dublê para as cenas na praia.  Anos mais tarde Kadu marcou a teledramaturgia nacional vivendo o surfista Juba do seriado Armação Ilimitada (1985).
        O Pulo do Gato teve participações especiais de grandes nomes da alta sociedade e do cenário artístico nacional como Hidergad Angel, Rodrigo Argolo, Carlinhos de Oliveira, Nelson Cavaquinho, Candeia, Ricardo Amaral, o craque Paulo César e a manequim Marlene, famosa no humorístico Planeta dos Homens.
        A novela marcou o primeiro trabalho na tv da atriz Juciléia Telles; a primeira novela na Globo do ator Ivan Mesquita que vinha da Tupi e a primeira novela na emissora também das atrizes Itala Nandi e Camila Amado.
        O Pulo do Gato foi também a primeira novela da veterana atriz de cinema Mara Rúbia.

        Os quadro que enfeitavam as salas das casas do ricos da tramam eram do artista plástico egípcio Tawfik , radicado no Brasil e que foi convidado especialmente para decorar as mansões da novela.
        Uma novela charmosa que apresentava ao grande público o “podre” da alta sociedade, algo que o autor fazia questão de tocar sempre em suas tramas como vimos em Beto Rockfeller (1968); Super Plá (1969); O Cafona (1971); O Bofe (1972) e O Rebu (1974). 
O Bráulio sabia como ninguém falar  dessa fatia da sociedade e transformá-los em personagens interessantes em para uma novela.  
Ficha Técnica:
Novela do Autor Bráulio Pedroso
Direção Geral: Jardel Mello
Elenco:
JORGE DÓRIA – Bubby Mariano
SANDRA BRÉA – Noêmia
MÁRIO GOMES – Procópio
ÍTALA NANDI – Maristela
MARA RÚBIA – Bilú
KADU MOLITERNO – Billy
JOÃO CARLOS BARROSO – Nando
MILTON GONÇALVES – Caxuxo
FELIPE CARONE – Jorelli
NEUZA AMARAL – Lígia
LADY FRANCISCO – Regina
MÁRCIA RODRIGUES – Priscila
IVAN MESQUITA – Marrão
CARLOS KROEBER – Pacheco
CAMILA AMADO – Sofia
PEDRO PAULO RANGEL – Chiquinho
RUY REZENDE – Olegário
MONAH DELACY – Zilda
HELOÍSA ARRUDA – Patrícia
BEATRIZ RAMOS – Bia
MARLY AGUIAR – Mayra
LAURO GÓES – Ricardo
COSME DOS SANTOS – Dico
JUCILÉIA TELLES – Marly
ÉRICA KUPPER – Ivonete
FRANCISCO DANTAS – Horácio
RICARDO BRAVO – Nick
NELSON CARUSO – Olivares
MARTA ANDERSON – Valentina
ALFREDO MURPHY – Pascoal
ANTÔNIO GANZAROLLI – Fredo
SCHULAMITH YAARI – Francisca
ELIANA DUTRA – Janice
SÔNIA REGINA – Diva
MURILO NERY – Camargo
ARACY CARDOSO – Bernadete
ELIZABETH CARVALHO – Roselinda
REYNALDO GONZAGA – repórter
TONICO PEREIRA
e

PAULO SILVINO – narrador
Exibição : 16 de Janeiro a 28 de Julho de 1978
Capítulos : 140

Neuza Amaral e João Carlos Barroso em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV GloboRui Resende, Cosme dos Santos, Julciléa Telles e Milton Gonçalves em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV GloboCamila Amado e Kadu Moliterno em O Pulo do Gato, 1978. Nelson Di Rago/TV Globo

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com.br, memóriaglobo.com e Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit