Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Que Rei Sou Eu? (1989)


        A Novela já tem mais de 27 anos, mas nunca esteve tão atual. Estou falando de um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes, a novela Que Rei Sou Eu? no  ar pela Globo em 1989 no horário das sete.

        A trama se passava no Fictício Reino de Avilan situado na França, mas era uma grande paródia do Brasil da época e dos dias de hoje. A instabilidade financeira, os sucessivos planos econômicos  que impunham o congelamento de preços, a moeda desvalorizada que mudava de nome, a elevada carga de impostos e a corrupção  nos mostrava as semelhanças da trama com a política nacional, que na época vivia a euforia da primeira eleição direta para presidente em 1989, depois de um jejum de mais de três décadas.
        A Rainha de Avilan e seus conselheiros extremamente corruptos e os plebeus que lutavam com unhas e dentes por uma Avilan melhor,  representavam os dois lados dessa moeda. O Humor inteligente do autor ante as situações apresentadas da novela, fizeram de Que Rei Sou Eu? um clássico capa e espada, considerada a melhor novela do autor e uma das melhores produzidas de todos os tempos.

        Que Rei Sou Eu? se passava em 1786. Três anos antes da Revolução Francesa, e  exibe um filho bastardo, Jean-Piérre (Edson Celulari), legítimo herdeiro do trono de Avilan, um reino corroído pelas injustiças sociais e corrupção de seus governantes. Na ausência do sucessor do trono, os conselheiros reais, que dominam a Rainha Valentine (Tereza Rachel), coroam o mendigo Pichot (Tato Gabus Mendes) como rei. A armação é obra do bruxo Ravengar (Antônio Abujamra), que exerce forte influência sobre o reino. Mas Jean-Piérre é o líder dos rebeldes que se armam para derrubar os vilões de Avilan. Seu objetivo é se apossar em definitivo da coroa que lhe pertence. Todavia não só de heroísmo sobrevive Jean-Piérre. Sua luta é entremeada por duas mulheres apaixonadas que disputam seu amor: a jovem rebelde Aline (Giulia Gam) , companheira de lutas, e Suzanne Vebert (Natália do Vale), a bela esposa do corrupto e perigoso conselheiro Vanoli Berval (Jorge Dória).
        No livro “Grandes Mestres do Rádio e Televisão, Gabus Mendes”  do Elmo Franfort, conta que alguns personagens da trama eram inspirados diretos em nomes importantes da política nacional na época. A Rainha Valentine (Tereza Rachel) era o então presidente José Sarney. O conselheiro Vanoli (Jorge Dória) era Antônio Carlos Magalhães. O bondoso conselheiro Bergeron (Daniel Filho) era o ex-Ministro Dilson Funaro. O bruxo Ravengar (Antônio Abujamra) era o General Golbery – ao final, Ravengar, desaparecido, reaparece sob o nome de Richelieu Rasputin Golbery.

        Em contrapartida, muitos reconheceram em Jean-Pierre, o então candidato a presidente Fernando Collor de Mello, mas Elmo Franfort conta que nunca foi intenção do autor essa semelhança. Jean-Pierre foi criado para representar o povo sofrido e cansado de tantas injustiças.

        Os destaques  no elenco de Que Rei Sou Eu? foram muitos. A saudosa Tereza Rachel esteve impecável na pele da teatral Rainha de Avilan, sem dúvidas seu melhor e mais inesquecível momento na tv.

        Stênio Garcia, que deu vida ao bobo da corte Corcoran, aprendeu aos 57 anos (sua idade na época) a dar cambalhotas, dando  ainda mais veracidade ao palhaço, e também deu um show de interpretação deixando o personagem marcado na história da teledramaturgia.

        Os conselheiros de Avilan, que eram uma sátira ao congresso nacional tiveram seus interpretes escolhidos a dedo; Foram grandes momentos dos atores Jorge Dória, Carlos Augusto Strazzer, Laerte Morrone, John Herbert, Oswaldo Loureiro  e Guilherme Leme, os dois últimos únicos ainda vivos.

        Mas o grande personagem e interpretação de Que Rei Sou Eu? foi  Ravengar , vivido magistralmente pelo também saudoso  Antônio Abujamra. Ravengar marcou o nome do ator na teledramaturgia nacional e era impossível não associá-lo imediatamente ao grande feiticeiro de Avilan.

        Carlos Augusto Strazzer se despediu do público em ato estilo com o inesquecível Conselheiro Crispy Aubriet. O Ator teve que se afastar da trama devido problemas de saúde, e  só retornou nos últimos capítulos. Mesmo assim sua participação é a mais marcante entre seus personagens da década de 80. Depois de Que Rei Sou Eu?, o ator protagonizou a minissérie O Sorriso do Lagarto (1991) e viria a falecer por problemas respiratórios em decorrência ao vírus da AIDS em 1993.

        Dercy Gonçalves fez uma participação de luxo na trama com a mãe da Rainha Valentine, a Duqueza Ekinésia. A Atriz deu um show de comédia  e piadas de duplo sentido, sua marca registrada, e tornou inesquecível os 6 capítulos em que a personagem participou.


        Eva Wilma  também fez uma participação vivendo uma escritora que visitava o Reino de Avilan. Ao  encontrar-se em cena com Jonh Herbert, que vivia o conselheiro Bidet Lambert, Cassiano Gabus Mendes relembrou a clássica série Alô Doçura (1950), criada por ele e protagonizada pelo casal de atores.

        Que Rei Sou Eu? foi a primeira novela  completa feita pela  atriz Giulia Gam, que vinha do sucesso da Luísa de O Primo Basílio (1988), minissérie do autor Gilberto Braga. Antes a atriz havia feito apenas a primeira fase de Mandala  (1987), do Dias Gomes. Jean-Pierre era também o primeiro protagonista oficial do ator Edson Celulari. Na trama a química entre ele e Aline, a personagem da Giulia, rendeu o final feliz do casal. Susanne, o outro amor de Jean-Pierre, é morta ao tentar salvar a vida do seu grande amor, deixando  o caminho livre para Aline. O Público se dividiu entre Susanne e Aline até a reta final da trama. Edson Celulari e Giulia Gam ainda se encontrariam com par romântico em cena em mais duas outras produções da casa : Fera Ferida  (1993), novela do Aguinaldo Silva e Dona Flor e Seu Dois Maridos (1998), minissérie do autor Dias Gomes.
        O Jogador Roberto Dinamite  foi outra participação de luxo da novela. Junto com Luiz Gustavo, que viveu Charles Muller, verdadeiro nome do inglês que introduziu o Futebol no Brasil, o Jogador deu vida ao personagem Bobby, que também era um jogador que vinha a Avilan para ensinar a arte da bola nos pés aos conselheiros.
        A Certa altura da trama Cassiano Gabus Mendes criou um baile de fantasias no Castelo de Avilan onde os nobres se vestiram de mendigos. O Baile foi uma clara homenagem  do autor ao carnavalesco Joaozinho Trinta, que havia perdido o carnaval de 1989 com a escola Beija –Flor  e o enredo “Ratos e Urubus larguem minha fantasia”. O Desfile foi aclamado pelo público e pela crítica e mesmo assim perdeu o desfile.

        Que Rei Sou EU? foi reprisada na extinta “Sessão Aventura” cerca de um mês depois do seu término  original. Em 2012, a trama voltou a ser reprisada a meia-noite,  horário nobre do Canal Viva,  e em novembro de 2013 foi lançada em DVD pela Globo Marcas com 13 CD´s.
        A novela tinha um texto impecável e direção cirúrgica do Jorge Fernando. Mas em muitos momentos a produção soava fake em seus  figurinos e cenografia.  Porém isso acabou se transformando em charme dentro da novela e combinando com o clima teatral empregado,  que dava ainda mais veracidade a proposta farsesca de Que Rei Sou Eu?.

        Que Rei Sou Eu? é uma trama atemporal e que foi ao ar na época certa. Daniel Filho e Cassiano Gabus Mendes haviam mostrado a proposta da novela em 1977, mas a Globo não achou viável levar ao ar uma trama  com tantos entrechos  políticos. Dez anos depois a trama pode finalmente dar seu show.
        Há três anos foi cogitado uma remake de Que Rei Sou Eu?, reescrito por Maria Adelaide Amaral, mas a proposta ficou engavetada depois da reprise no Viva e o lançamento da trama em DVD. Eu confesso que torcia por uma releitura  do capa e espada,  aposto no sucesso. Embora muitos personagens tenham sido imortalizados por seus intérpretes, seria interessantes revê-los vividos por outros atores e em uma nova época.

        Estou assistindo novamente a trama pela internet (Já estou no capítulo 39) e  novamente estou me apaixonando pela trama que assisti numa época em que não tinha esse olho tão  crítico sob as novelas. Revendo,  agora percebo como a trama foi importante , e como ainda é uma novela que sempre merece ser revista, cultuada e homenageada. Certeza que Cassiano estava em estado de graças ao escrever uma trama tão completa e rica em texto e situações que mesmo mostradas em um reino longínquo da França, estava mais perto da nossa realidade do que imaginávamos. 
Ficha Técnica:
Novela do autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral: Jorge Fernando
Elenco:
EDSON CELULARI – Jean-Piérre
GIULIA GAM – Aline
ANTÔNIO ABUJAMRA – Ravengar
TEREZA RACHEL – Rainha Valentine
DANIEL FILHO – Bergeron Bouchet
MARIETA SEVERO – Madeleine Bouchet
TATO GABUS – Pichot (Príncipe Lucien Erlan / Rei Petrus III)
CLÁUDIA ABREU – Princesa Juliette
NATÁLIA DO VALLE – Suzanne Vebert
JORGE DÓRIA – Vanoli Berval
STÊNIO GARCIA – Corcoran
ÍTALA NANDI – Loulou Lion (Mercedes Morales)
CARLOS AUGUSTO STRAZZER – Crespy Aubriet
OSWALDO LOUREIRO – Gaston Marny
JOHN HERBERT – Bidet Lambert
LAERTE MORRONE – Gérard Laugier
GUILHERME LEME – Roland Barral
ARACY BALABANIAN – Maria Fromet / Lenore Gaillard
EDNEY GIOVENAZZI – Françoise Gaillard
MILA MOREIRA – Zmirá
ÍSIS DE OLIVEIRA – Lucy Laugier
PAULO CÉSAR GRANDE – Bertrand
MARCOS BREDA – Pimpim
MARCELO PICCHI – Michel
CRISTINA PROCHASKA – Charlotte
VERA HOLTZ – Fanny
FÁBIO SABAG – Roger Vebert
CINIRA CAMARGO – Lili
CARLA DANIEL – Cozette
DESIRÉE VIGNOLLI – Denise
ZILKA SALABERRY – Gabi
BETTY GOFMAN – Princesa Ingrid
JOSÉ CARLOS SANCHES – Balesteros
TOTIA MEIRELLES – Moná
KAKÁ BARRETE – Vadi
TONY NARDINI – Godard
MELISE MAIA – Janine
DEBORAH CATTALANI – Camille
e
ANTÔNIO PEDRO – Barão Von Louchas (negocia os termos do casamento de Pichot e Ingrid)
CARLOS KROEBER – Dom Curro de La Grana (inspetor do FFF – Fundo Financeiro do Futuro – enviado a Avilan para investigar a situação financeira do país)
CARLOS KURT – ferreiro Dupont (não consegue tirar a máscara de ferro de Jean-Piérre)
CATALINA BONAKI – Baronesa de La Rochelle
CAZARRÉ – lorde inglês que negocia com os conselheiros
CHICO ANYSIO – Taji Namas
DERCY GONÇALVES – Baronesa Lenilda Eknésia (mãe da Rainha Valentine)
EMILIANO QUEIRÓZ – La Roche (velho que conheceu Maria Fromet, procurado por Ravengar)
EVA WILMA – Madame D’Anjou (escritora contratada pela rainha para escrever sua biografia)
FERNANDO JOSÉ – velho ferreiro que revela a Ravengar o verdadeiro nome de Loulou Lion
FRANCISCO DANTAS – Barão de La Rochelle
GERMANO VEZANI – Dragão (carrasco)
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Rei Petrus II
HELOÍSA HELENA – Cocote (mulher que leva Ravengar até a velha Mirushka)
HENRIQUETA BRIEBA – uma das velhinhas assaltadas na estrada por Bergeron, cujas joias roubadas eram falsas
HILDA REBELLO – aia da Rainha
ILKA SOARES – Marquesa de Lorredan (nobre traída pelo marido com Lucy, foi tirar satisfações com ela exigindo retratação)
ÍTALO ROSSI – Marquês de Castilla (nobre espanhol a quem Juliette foi prometida em casamento, que morre no momento do noivado)
JOÃO SIGNORELLI – Campot (bandido)
JORGE FERNANDO – guarda do palácio que não reconhece a rainha
JOSÉ STEINBERG – frade Angélico (casa Bergeron e Charlotte por imposição de Ravengar)
LÍCIA MAGNA – uma das velhinhas assaltadas na estrada por Bergeron, cujas joias roubadas eram falsas
LUÍS DE LIMA – Barão de La Bosse (produtor de soja que negocia a construção de uma estrada com Vanoli)
LUÍS MAGNELLI – arauto do palácio
LUIZ GUSTAVO – Charles Müller (nobre inglês que vem a Avilan oferecer o foot-ball como diversão para o povo)
MARCUS ALVISI – Bargin (verdureiro)
MARIA CARDOSO – aia da Rainha 
MIGUEL ROSEMBERG – um barão
MILTON GONÇALVES – Herr Whisky (nobre alemão que negocia com os conselheiros a montagem de uma fábrica de carruagens)
MONIQUE LAFOND – uma marquesa
NÁDIA NARDINI – Maria Fromet (jovem) / integrante do grupo de Jean-Piérre
NILDO PARENTE – Richet (avaliador oficial do reino que descobriu que as esmeraldas que Crespy deu à rainha eram falsas)
PAULO CÉSAR PEREIO – soldado assassino de Vanoli
ROBERTO DINAMITE – Bobby (jogador de foot-ball que chega a Avilan com Charles Müller)
SORAYA JARLICH (RAVENLE) – Anette (ajudante da cozinha)
TONICO PEREIRA – guarda do palácio que reclama das más condições de trabalho à Rainha
TUCA ANDRADA – ferreiro Lamont (confecciona a máscara de ferro de Jean-Piérre)
YOLANDA CARDOSO – Mirushka (velha que informa a Ravengar que o filho bastardo do rei foi criado por uma cigana, após abandonado por Maria Fromet)
elenco de apoio
ALBERTO BARUQUE – guarda do palácio
AMAURY TANGARÁ – ajudante do arauto
ANA BORGES – moça da taberna
ANA JANSEN – bailarina
ANDRÉ MATTOS – soldado morto por Jean-Piérre ao flagrá-lo com Suzanne no bosque
ANKO VALLE – guarda do palácio
CARLA VILELLA – bailarina
DEBORAH CATALANI – moça da taberna
DELANO AVELAR – soldado da guarda do palácio
EROS VELLOSO – bailarino
GUIDO CORRÊA – mordomo do palácio
HERBERT GOMES – bailarino
JACONIAS SILVA – cocheiro
JOÃO VIOTTI SALDANHA – bailarino
JOSÉ CARLOS DE SOUZA – guarda do palácio
JOSÉ DE FREITAS – mordomo do palácio
JÚLIO BRAUER – bailarino
LÚCIA ARATANHA – bailarina
LUÍS SÉRGIO LIMA E SILVA – cocheiro
MARCELO MATTAR – do grupo de Jean-Piérre
MÁRCIA RÊGO MONTEIRO – moça da taberna

Exibição : 13 de Fevereiro à 16 de Setembro de 1989
Capítulos: 185 


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: teledramaturgia.com.br, memoriaglobo.com, wikipedia.com 

Comentários

  1. Estou assistindo atualmente e concordo com o que disse: atemporal! Incrível o texto e interpretações de todos. Adorei conhecer seu blog! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Karen!! Continuo sempre nos visitando . . .

      Excluir
    2. Estou assistindo pela internet, tenho 36 anos, já estou no capítulo 103, hoje 03/04/2021. Que novela!!! Acho que a Globo na reprisaria pelo “esclarecimento “ político. Parece que está se remetendo ao cenário político de hoje!
      Excelente!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

      Excluir
  2. Eu era uma criança quando assisti pela primeira vez, mas lembro de ficar impressionada com os diálogos. Isso ficou na minha memória e hoje eu revejo com carinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa