Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – A Favorita (2008)


        Em 2008, depois do sucesso no horário das sete com Da Cor do Pecado (2004) e Cobras e Lagartos (2006), João Emanuel Carneiro foi elevado ao horário dos grandes autores da Globo e estreou às 21:00 com a trama de   A Favorita, considerada uma novela   inovadora que,  inicialmente não agradou o grande público, mas que terminou como um dos grandes sucessos da década.


         A Inovação de A Favorita se centrava no fato de  a história principal não ser estrelada por um par romântico que lutavam para ficarem juntos. As protagonistas eram duas amigas  criadas como irmãs, que ao crescerem se tornavam rivais. Uma delas cometeu   um crime  e está mentido. São duas versões de uma mesma história. E o telespectador tinha que descobrir afinal quem está contando a verdade: Flora ou Danatella?
        A novela protagonizada por Patrícia Pillar e Cláudia Raia lembrava muito o filme Deixe-me Viver, estrelado por Michelle Pfeiffer e Renée Zellweger. Na história, as duas atrizes passam a disputar o amor  da filha da personagem da Michelle, que é presa após assassinar o marido.

        A Favorita conta a história de Donatela (Cláudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) que  cresceram juntas. Donatela perdeu os pais num acidente e acabou sendo adotada pela família de Flora, que era bem humilde. Quando crianças, as duas meninas eram melhores amigas, ao ponto de, na juventude, formar uma dupla sertaneja, “Faísca e Espoleta”. A parceria chegou a fazer um razoável sucesso na época, mas a carreira foi interrompida após as duas conhecerem os amigos Marcelo (Flávio Tolezani) e Dodi (Murilo Benício), de quem se tornaram noivas. Donatela casou-se com Marcelo, filho do poderoso Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça), dono de uma indústria de papel e celulose, enquanto Flora tornou-se esposa de Dodi, um homem que veio de baixo e que trabalhava na firma do pai do amigo.
A felicidade de Donatela e Marcelo, porém, durou pouco. O primeiro filho do casal, Mateus (Cauã Reymond), foi seqüestrado com seis meses de idade e nunca mais apareceu. Desde então, os dois passaram a se desentender com frequência. Flora, por sua vez, separou-se de Dodi e, depois, teve um caso com Marcelo. Engravidou dele e deu à luz uma menina, Lara, o que abalou ainda mais a relação entre Donatela e Marcelo e, principalmente, entre as duas amigas.

No auge da crise entre Flora e Donatela, Marcelo é assassinado. Ele foi morto com três tiros disparados do revólver que, segundo testemunhas, estava na mão de Flora. Pega em flagrante, foi presa e separada de sua filha Lara (Mariana Ximenes), na época, com três anos de idade. Flora, então, foi condenada a 18 anos de prisão pelo crime. Donatela, que não perdoa a amiga de infância pela traição e por ter matado o amor de sua vida, cria Lara, fruto desse caso extraconjugal de Marcelo com Flora. Dezoito anos depois, ao sair da prisão, Flora vai lutar para provar a sua inocência, acusando a ex-amiga do crime pelo qual ela já pagou. Donatela, por sua vez, temerá que Flora se aproxime de Lara, a quem diz amar como se fosse sua própria filha. Lara mais do que nunca se torna o alvo de disputa entre as duas mulheres que, um dia, foram amigas. Enquanto a missão da vida de Flora será se reaproximar da filha, Donatela fará de tudo para impedir que isso aconteça.

O Grande segredo de A Favorita, a verdadeira identidade da assassina, teve que ser antecipado diante da fraca audiência da trama. O  público ficava perdido sem saber por quem torcer afinal, visto que até então tanto  o lado de Donatella como o de Flora davam indícios de que ambas poderiam ser culpada ou inocente.  Assim no capítulo 56,  o grande segredo foi revelado, Flora a personagem da Patrícia Pillar era mesmo a grande assassina. Em uma das cenas mais fortes da trama, Flora  declara todo seu ódio a Donatella selando ali a grande disputa que estava por vir entre elas.
A Revelação fez com que a novela entrasse no eixo realmente.  O público voltou a dar atenção à trama, e A Favorita terminou consagrada como um novelão.  
Para o mercado internacional, A Favorita perdeu praticamente todos os seus 55 primeiros capítulos iniciais,  em que ainda não ficava nítida quem era a verdadeira assassina. A Globo tinha  receio que tal qual acontecera no Brasil, a trama não se tornasse interessante até a grande revelação.

Patrícia Pillar na pele da Flora,  foi aclamada como a grande atriz daquele ano, abocanhando todos os prêmios ligados a tv. A Sensibilidade da atriz ao viver a primeira fase da personagem tão frágil e contida, e depois com as nuances da Flora vilã, no ótimo texto do JEC, foi o ponto forte de A Favorita  e uma das grandes responsáveis pelo sucesso da trama.

Outra cena inesquecível protagonizada por Patrícia Pillar foi a que Flora causa a morte de Gonçalo, o personagem do Mauro Mendonça. A Vilã arma um clima de terror regado a muito sangue fazendo Gonçalo acreditar que ela acabara de matar sua neta, Lara (Mariana Ximenes) e a esposa Irene (Glória Menezes). Com toda a pressão Gonçalo tem um infarto fulminante e morre nos braços da vilã.

Mesmo Patrícia Pillar tendo sido a estrela da novela, não podemos tirar o mérito da Cláudia Raia que também foi espetacular na pele da Donatella, principalmente a partir da fase em que ela  é presa injustamente. A atriz se livrou de toda a vaidade e deu uma interpretação  singular  a agora já revelada mocinha da trama.
Os nomes de Claudia Raia e Patrícia Pillar  apareciam diariamente na abertura  em ordem alternada, tal qual acontecera em Ti Ti Ti (1985) com Luiz Gustavo e Reginaldo Faria, e Brega e Chique (1987) com a  Marília Pêra e Glória Menezes.
Resultado de imagem para fotos da novela a favorita

Outros atores no núcleo de Flora e Danatella também tiveram muito destaque  em um trabalho impecável,  como a Mariana Ximenes, que deu vida a Lara filha de Flora criada por Danatella;  Cauã Reymond  que viveu o Harley, descoberto no final da trama ser o filho raptado de Danatella;  Murilo Benício, que deu vida ao Dodi, um dos vilões e comparsa de Flora ; e Ary Fontoura como o asqueroso Silveirinha.

Carmo Dalla Vecchia que viveu o Zé Bob na trama, também teve uma grande importância em A Favorita. O personagem acabou se tornando o novo  centro da disputa entre Flora e Donatella,  18 anos depois do ocorrido  no passado. Depois da revelação de Flora como vilã, o público começou a torcer por um final feliz entre Zé Bob e Donatella. O Penúltimo capítulo ,   que deu picos de audiência,  apresentou o casamento de Zé Bob e Donatella para felicidade geral do público.

Além da trama principal das rivais, outras histórias também rechearam a novela  e fizeram muito sucesso:
·        O núcleo da família do Copolla, personagem do Tarcísio Meira;
·        Núcleo da Catarina, personagem da Lilia Cabral, casada como Leonardo (Jackson Antunes) que mostrou na trama o drama das mulheres que sofriam violência doméstica;
·        Núcleo do deputado Romildo Rosa (Milton Gonçalves), um político rico e corrupto, que tenta eleger seu filho prefeito de Triunfo, dando continuidade à sua saga. Nesse núcleo destaque ainda para Alícia, a  filha do deputado vivida pela Tais Araújo  e Didu, do ator Fabrício Boliveira.
·        Núcleo da Maria do Céu, personagem da Déborah Secco,  uma retirante que  chega a grande cidade à procura da casa que Romildo Rosa prometeu a seu pai em busca de votos. Ao se deparar com a realidade, vai trabalhar na fábrica onde também trabalha Cassiano (Thiago Rodrigues) por quem ela se apaixona. Ao perder o emprego passar a ser uma das meninas da Cilene (Elizangela), que  ás agencia para sair com homens ricos. Maria do Céu acaba tendo um caso com Harley e servindo de escudo para Orlandinho Queiroz (Iran Malfitano) , um gay enrustido, que ver em Céu a chance de blindar sua atual situação para a sociedade. O trio Harley/Céu/ Orlandinho proporciona cenas hilárias a trama de A Favorita.
  
Juliana Paes, que viveu a jornalista Mayra, teve que deixar a trama antes do seu término. A Atriz foi escalada para protagonizar a próxima trama do horário, e o João Emanuel Carneiro gentilmente cedeu à atriz a colega Glória Perez. Juliana Paes viveria a indiana Maya em Caminho das Índias (2009).

A Favorita revelou o talentosíssimo ator Alexandre Nero, que mesmo em um personagem minúsculo na trama, mostrou seu talento e carisma, e em um carreira meteórica se transformou em grande astro na Globo. Sete anos depois de A Favorita, Alexandre Nero foi o protagonista de A Regra do Jogo (2015), novela também do João Emanuel Carneiro.
Os atores Jean-Pierre Noer e Giovanna Ewbank também estrearam na trama de A Favorita.

O Único grande sucesso da dupla fictícia  Faisca e Espoleta  (Cláudia Raia e Patrícia Pillar), “Beijinho Doce”, fez tanto sucesso que ganhou remixes na internet com batidas pop, dance e funk, e a inclusão de frases e bordões marcantes da Flora.
Com a trama João Emanuel Carneiro ganhou da  APCA o prêmio de melhor roteirista do ano de 2008, e entrou de vez para o seleto time de autores do horário nobre global. Quatro anos depois o autor escreveria o fenômeno Avenida Brasil (2012).

A Favorita passou por vários percalços para ser considerada uma boa novela e se firmar na audiência, mas o ritmo alucinante  os ótimos ganchos de um capítulo para o outro seduziram o público que se rendeu a trama, que mesmo subvertendo o modelo atual do folhetim com um mocinho e mocinha como protagonistas, dando ênfase ao clima policial, foi elogiada pela crítica especializada e mostrou um jeito novo de apresentar uma trama. Claro que  o bom texto somado à perfeita direção do Ricardo Waddington e o elenco em total sintonia,   também foram cruciais para o seu sucesso.
Ficha Técnica:

Novela do Autor João Emanuel Carneiro
Direção Geral: Ricardo Waddington
Elenco:
PATRÍCIA PILLAR – Flora (Espoleta) / Sandra Maia
CLÁUDIA RAIA – Donatela (Faísca) / Diva / Rosana / Silvia Lontra
MARIANA XIMENES – Lara
CAUÃ REYMOND – Halley (Mateus Fontini) / Bruninho Aguiar / Luiz
MURILO BENÍCIO – Dodi
CARMO DALLA VECCHIA – Zé Bob
ARY FONTOURA – Silveirinha
GIULIA GAM – Diva Palhares / Rosana / Miranda
MAURO MENDONÇA – Gonçalo Fontini
GLÓRIA MENEZES – Irene
TARCÍSIO MEIRA – Copola
JOSÉ MAYER – Augusto César
THIAGO RODRIGUES – Cassiano
DEBORAH SECCO – Maria do Céu / Pâmela / Mariazinha
LÍLIA CABRAL – Catarina
JACKSON ANTUNES – Leonardo
ELIZÂNGELA – Cilene
GENÉZIO DE BARROS – Pedro Pedreira
MILTON GONÇALVES – Romildo Rosa
TAÍS ARAÚJO – Alícia
FABRÍCIO BOLIVEIRA – Didu
CHRISTINE FERNANDES – Rita
IRAN MALFITANO – Orlandinho
PAULA BURLAMAQUI – Stela
CLÁUDIA OHANA – Cida
CHICO DIAZ – Átila
GISELE FRÓES – Lorena
SUZANA FAINI – Iolanda
LEONARDO MEDEIROS – Elias Filho
HELENA RANALDI – Dedina
MALVINO SALVADOR – Damião
ROBERTA GUALDA – Greice
ÂNGELA VIEIRA – Arlete
MIGUEL RÔMULO – Shiva Lênin
ROSI CAMPOS – Tuca
JEAN-PIERRE NOHER – Pepe Molinos
EMANUELLE ARAÚJO – Manu
LÚCIO MAURO – Sabiá
CLÁUDIA MISSURA – Fafá
BENTO RIBEIRO – Juca
SUELY FRANCO – Geralda
MÁRIO GOMES – Gurgel
BEL KUTNER – Amelinha
SELMA EGREI – Dulce
CLARICE FALCÃO – Mariana
ALEXANDRE NERO – Vanderlei
ALEXANDRE SCHUMACHER – Norton
LUIZ BACCELLI – Darcy Queiroz
ARAMIS TRINDADE – Clemente
THARÉ MAIA – Luma
GIOVANNA EWBANK – Sharon (Maria do Perpétuo Socorro)
RAQUEL GALVÃO – Melissa
CLEIDE QUEIROZ – Antônia
as crianças
HANNA ROMANAZZI – Camila
EDUARDO MELLO – Domênico
SOFIA TERRA – Carolina
RENAN MAYER – Tiago
e
ALAN PONTES – Dodi (jovem, 4º capítulo)
ALEXANDRE DAMASCENA – Pimentel (segurança dos Fontini)
AMILTON MONTEIRO – advogado contratado por Irene para defender Flora
ANA LUIZA FOLLY – Kelly (corretora de imóveis que vende a casa para Dodi)
ANDRÉ LUIZ FRAMBACH – Samuel (garoto que implica com Domênico)
ÂNGELA RABELLO – dona da pensão onde Flora vai morar quando deixa a cadeia
AURY PORTO – Marconi (capanga de Dodi que o ajudou a roubar dinheiro de Gonçalo na venda de uma fazenda)
BERTRAND DUARTE – Nestor (contratado por Donatela para seguir Flora)
BRUNO BEZERRA – Gabriel (filho de Stela)
CARLA ANDRÉA – Júnia (carcereira quando Donatela é presa)
CARLA TAUSZ – Roseli (diretora do presídio)
CARL SCHUMACHER – Adalberto Galdino (testa-de-ferro de Flora na compra do rancho dos Fontini)
CARLOS MECENI – promotor no julgamento de Donatela
CHARLE MYARA – juiz de paz no casamento de Donatela e Zé Bob
CHRIS PERES – Flora (jovem, 4º capítulo)
CLÁUDIA PROVEDEL – Cibele (presidiária de quem Zé Bob tomou informações quando foi procurar por Roseli para falar de Diva)
CLÁUDIO ALBUQUERQUE – Edu
CLÁUDIO GALVAN – Ernesto (dono da casa que serviu de cativeiro no seqüestro forjado de Lara)
CYRIA COENTRO – Bianca (detenta companheira de Diva)
DANIELA FONTAN – Rosa (paciente de Elias)
DANIEL BARCELLOS – Roberval (testa-de-ferro de Romildo Rosa que acaba chantageando-o)
DECO MANSILHA – Marcelo (jovem, 4º capítulo)
DEIVY ROSE – Alice Salvatore (esposa do Dr. Salvatore)
DIDA CAMERO – Dinorá Sampaio (mulher que rouba o dinheiro de Flora na pensão)
DIONÍSIO NETO – Tito (ex-amante de Diva, traficante de armas)
DOCYMAR MOREIRA – Zezé (carcereira)
DOUGLAS SIMON – policial que atende à denúncia do assassinato de Dodi no rancho
EDMILSON BARROS – Adailton (capanga de Flora e Dodi)
EDMO LUÍS – Reinaldo
EDSON FIESCHI – motorista de Mr. Johnson
FARNETO FARAH – vizinho de Pedro
FERNANDA PADILHA – Donatela (jovem, 4º capítulo)
FIORELLA MATTHEIS – Cristal (garota de programa contratada por Donatela para seduzir Dodi no dia de seu casamento com Flora)
FLÁVIO TOLEZANI – Marcelo (aparece em flashbacks, inclusive no capítulo em que revela-se que Flora é sua assassina)
GENINHA DA ROSA BORGES – Angelina (mãe de Silveirinha)
GIÁCOMO PINOTTI – Mário (assessor de Romildo Rosa)
GILBERTO HERNANDEZ – policial que procura Dodi para esclarecimentos
GRAZIELLA SCHMITT – Tina (secretária da empresa Fontini que tinha um caso com Dodi)
GUSTAVO OTTONI – promotor no julgamento de Donatela
ISABELLE DRUMMOND – amiga de Camila
JOÃO CARLOS ANREAZZA – Durval (detetive contratado por Donatela para seguir Flora)
JORGE BRUNIS – Medeiros (motorista de Irene)
JULIANA PAES – Maíra Carvalho (jornalista, colega de Zé Bob, morta por Flora)
KARIN RODRIGUES – Dorotéia (ex-presidiária amiga de Flora)
LUI STRASSBURGER – delegado
LUIZ RAMALHO – Baiano (vigia que revela a Maíra o verdadeiro assassino do Dr. Salvatore)
MAGALI BIFF – Gislaine (detenta que bate em Donatela)
MARCELO SOUTO MAIOR – Celinho
MARCELO VÁRZEA – médico responsável pela cirurgia de Zé Bob no último capítulo
MÁRCIA OTTO – ajudante de Stela
MÁRCIO RIBEIRO – patrão de Halley na transportadora
MARIAH DA PENHA – Jurema (empregada de Donatela e, depois, de Flora)
MÁRIO HERMETO – Antônio Pereira (homem que Silveirinha contrata para fingir-se atacado por Flora)
MAURO GUEDES
MIGUEL NADER – Tarugo (matador que Dodi contrata para matar Baiano)
MILTON ANDRADE – juiz no julgamento de Donatela
MITZI EVELYN – Luciana (amiga de Lara que “fica” com Halley) 
NELSON XAVIER – Edvaldo (pai de Céu e Greice)
NOEMI GERBELLI – Sofia (conversa com Elias e Shiva sobre o comportamento de Augusto César)
OSVALDO BARAÚNA – Jota
PAULO ASCENÇÃO – Detetive Paulão
PAULO CARVALHO – Dr. Machado (advogado da Fontini)
PAULO IVO – Sinval (segurança do rancho de Gonçalo)
PIETRO MÁRIO – padre do casamento de Céu e Orlandinho
RENATA TOBELEM – Maria (mulher de Baiano)
ROGÉRIO ROMERA – Darley
RUI REZENDE – Pereira (segurança de Lara)
SILVIO POZZATO – mordomo de Flora no rancho
SUZANA ABRANCHES – camareira do hotel
THEODORO COCHRANE – Bruno Aguiar (ex-noivo de Alícia)
THOGUN – Tonelada
THOMAZ FRANCESE – Dr. Roberto
TINA KARA – repórter
TUNA DWEK – enfermeira
VICTOR DI MELLO – médico que cuida de Alícia quando ela leva um tiro
WALMOR CHAGAS – Dr. Dante Salvatore (médico, última pessoa que falou com Marcelo antes de morrer)
WILLIAM FERREIRA – Mr. Johnson (empresário que participa na negociata com Flora que leva a Fontini a falência)
WILLIAM VITA – Ruy (sequestrador)
Exibição: 02 de Junho de 2008 à 17 de Janeiro de 2009
Capítulos: 197


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.teledramaturgia.com www,memroriaglobo.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de  Goiás , as duas irmãs Chica e Selma são casadas com dois irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara, Felipe e Helena, enqu