Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha do Cauby Peixoto


        Há duas semanas o Brasil ficou muito  triste com a partida de um dos nomes mais importantes da música brasileira : Cauby Peixoto.
        O Cantor é comparado pelos próprios colegas da música à  Frank Sinatra e  Michael Jackson , devido seu talento e magnitude da sua presença num palco. Caracterizado por um timbre grave e aveludado e também por sua extravagante elegância na arte de se apresentar.
        Cauby gravou seu primeiro álbum em 1951 intitulado de “Saia Branca”. O disco não foi um dos   maiores sucesso do cantor,  que estava no comecinho da sua carreira.  Em 1952, por intermédio do seu irmão Moacyr, ele foi apresentado ao empresário Di Veras, famoso por grandes estratégias de marketing no lançamento de artistas.  Foi Di Veras que sugeriu a Cauby que ele fosse um artista muito bem vestido, e a elegância  do vestir de Cauby acabou  virando sua marca registrada.
        O Primeiro grande sucesso de Cauby só aconteceu em 1955, quando gravou uma versão brasileira de “Blue Gardênia” depois de uma excursão pelos Estados Unidos. A música estava sendo divulgada nos Estados Unidos por ninguém menos que Nat King Cole, ídolo do cantor. Em 1958, Cauby ficou em 5º. Lugar como o artista mais tocado nos Estados Unidos.
        No filme “Com Água na Boca”  Cauby gravou uma participação cantando seu grande sucesso “Conceição”. Foi o primeiro cantor brasileiro a cantor um rock em português e foi comparado a Elvis Plesley.
        Sucesso no Brasil e no estrangeiro  na década de 70 Cauby passou a figurar nos programas de auditório e isso lhe rendeu várias temporadas de sucesso em casas noturnas pelo país.
        Cauby vivia em São Paulo, com sua fã e empresária Nancy Lara. O Cantor se apresentava todas as segundas-feiras no Bar Brahma, casa noturna dos anos 40, reduto da boêmia paulistana.
        Cauby morreu no dia 15 de maio último,  com 85 anos. Sua última apresentação havia sido no dia 3 de Maio de 2016 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro  com Ângela Maria, sua parceira de palco da vida inteira.
        O post de hoje vai relembrar os grandes sucesso do cantor em trilhas de novelas e ao mesmo tempo  corrigir um erro gravíssimo – Nunca ter feito essa homenagem a esse showmen em vida.

Gosto de Maçã (Cabocla – 1979)
cabocla79t

        “Gosto de Maçã” composição do Wando, foi a primeira música interpretada pelo Cauby para uma  trilha de novela. A música foi tema da primeira versão de Cabocla, do autor Benedito Ruy Barbosa.
       
Gira . . . Gira (Olhai os Lírios do Campo – 1980)
olhait

        Olhai os Lírios do Campo, novela do autor Geraldo Vietri, baseada na obra homônima de Érico Veríssimo, ganhou “Gira . . . Gira” como um  dos seus temas.

Loucura (Baila Comigo – 1981)
bailat1

        Susana Vieira e Otávio Augusto viveram o casal Paula e Mauro, na trama de Baila Comigo, do autor Manoel Carlos, e como tema romântico ganharam esse clássico na voz do Cauby Peixoto.

Serenata (Ciranda de Pedra – 1981)
ciranda81t

        “Serenata” foi tema da primeira versão de Ciranda de Pedra, do autor Teixeira Filho. A música embalou o amor, quase que impossível, de Laura e Daniel, os protagonistas vividos por Eva Wilma e Armando Bógus.

Ousadia (O Homem Proibido – 1982)
homemproibidot1

        “Ousadia” abria a trilha nacional da novela O Homem Proibido, do autor Teixeira Filho.  A música era o tema do protagonista Paulo, vivido pelo polêmico David Cardoso.

Então Tá (Sétimo Sentido – 1982)
setimot1

        “Então tá”  integrou a trilha da novela Sétimo Sentido, da autora Janete Clair.

Exemplo  com Ângela Maria (Final Feliz – 1982)
finalt1

         Num dueto com sua  grande amiga e parceira de palco, Ângela Maria, Cauby Peixoto gravou essa música para integrar a trilha nacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro.

Amparito Amor (Roque Santeiro – 1985)
roque85t2

        Em 1985, Nélia Paula entrou na reta final de Roque Santeiro, novela do autor Dias Gomes, dando vida a extravagante Amparito Hernandez, ex-amante do prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura). Tal qual as meninas da boate Sexu´s , Amparito causou muita confusão com as beatas da cidade, tudo isso embalado pela voz de Cauby Peixoto na música “Amparito Amor”.

Brigas com Altemar Dutra (Deus nos Acuda – 1992)
deusnost1

        Louise Cardoso deu vida a personagem Gilda na trama de Deus nos Acuda, da autor Silvio de Abreu. Gilda era uma mulher de boate, mas que sonhava em se casar e ser feliz. Fingia ser uma bibliotecária para ser aceita na pensão de Dona Armênia (Aracy Balabanian).  No decorrer da trama ela se envolve com o milionário Félix, personagem do Ary Fontoura. O Casal ganhou   como tema essa versão de “Brigas” num dueto do Cauby com Altemar Dutra.

Alguém que Olhe por Mim com Gal Costa (A Próxima Vítima – 1995)
proximavitt1

        Num dueto com Gal Costa, Cauby Peixoto entrou na trilha da novela A Próxima Vítima, do autor Silvio de Abreu. A Música foi tema do personagem Sidney, vivido pelo saudoso Norton Nascimento.

Blue Gardênia (Esplendor – 2000)
esplendort1

        “Blue Gardênia” entrou na impecável trilha da novela Esplendor, da autora Ana Maria Moretzsonh.

Onde Anda Você com Ângela Maria (Mulheres Apaixonadas – 2003)
mulheresapaixt1

        Esse outro dueto do Cauby com Ângela Maria integrou a trilha da novela Mulheres Apaixonadas, do autor Manoel Carlos. A música foi tema da esfuziante Silvia, personagem da Natália do Valle, uma mulher casada mas que acabava mantendo um relacionamento quente com seu motorista, o personagem do Paulo Coronato.

É tão Sublime o Amor (O Profeta – 2006)
profeta06t

        “É tão Sublime o Amor” foi o tema do inusitado casal Alceu e Carmen, vividos pelos atores Nuno Leal Maia e Juliana Baroni, na trama de O Profeta, do autores Thelma Guedes, Duca Rachid e Júlio Fischer.  

Contigo Aprendi com Ângela Maria (Passione – 2010)
passionett1

        Passione, novela do autor Silvio de Abreu, ganhou como um dos seus temas esse belo dueto do Cauby Peixoto com Ângela Maria. “Contigo Aprendi” foi tema do hilário casal Olavo e Clô, vividos pelos atores Francisco Cuoco e Irene Ravache.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : trilhasdanovela.blogspot.com , memóriaglobo.com, Wikipédia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó