Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Elizangela


        Hoje o post vai homenagear a esfuziante Elizangela. Sempre tive a impressão que a atriz interpretou o mesmo papel  -   a mulher exuberante, sensual e que trai o marido. Ledo engado, a carreira de Elizangela é recheada de grandes personagens que marcaram a teledramaturgia.
        Atualmente vivendo a Milah na trama de A Terra Prometida,   na Rede Record, a atriz já está escalada para a próxima trama da Glória Perez, A Flor da Pele, o que marca a sua volta a Globo.

        Elizangela estreou na tv ainda criança apresentando na televisão o Clube do Guri, na Tv Tupi do Rio  e em 1965 apresentou o Essa Gente Inocente, na Tv Excelsior  também do  Rio. Na Globo estreou em 1966,  no Clube do Capitão Furacão, programa infantil comandado por Pietro Mário.
        Nas novelas a atriz estreou na década de 70, vivendo a Dalva do Espírito Santo na trama de O Cafona (1971), do autor Bráulio Pedroso.  Com mais de 30 novelas em seu currículo Elizangela é considerada um ícone da teledramaturgia nacional em plena forma profissional no auge dos 62 anos de vida e 50 de carreira. A Atriz nos presenteou com grandes momentos e personagens  e são alguns deles que vamos relembrar.

Patrícia de Locomotivas (1977)

        Depois de estrear em 1971 e  participar de algumas novelas, em 1977 ganhou sua primeira personagem de maior destaque, a bela e mimada Patrícia da trama de Locomotivas, do autor Cassiano Gabus Mendes. No auge da sua beleza, na trama sua personagem era disputada pelos personagens do ator João Carlos Barroso e Dennis Carvalho.

Mariúcha de Jogo da Vida (1981)

        Em 1981, ela deu vida a dissimulada Mariúcha, da trama de Jogo da Vida, do autor Silvio de Abreu. A Personagem  vem do interior para ficar na casa da amiga da sua mãe,  Rosana, a personagem vivida pela Maria Zilda. À primeira vista, parece um santa, sempre disposta a ajudar e elogiar as pessoas. No Entanto é pura farsa, na verdade é uma pessoa má, vil e sem o menor escrúpulo.

Marilda de Roque Santeiro (1985)
com LIMA DUARTE E FÁBIO JR 

        Em 1985, Elizangela entra na trama de Roque Santeiro, do autor Dias Gomes. Na novela deu vida a esfuziante e provocante Marilda, mulher do ator Roberto Matias vivido pelo Fábio Jr Mesmo separada dele, Marilda fez questão  de vir à Asa Branca e se fazer presente como a primeira dama do filme sobre a vida de Roque que seria rodado dentro da novela.

Rosemary de Pedra sobre Pedra (1992)

         Outra personagem que acabou virando uma espécie de estilo das personagens vividas pela Elizangela, foi a Rosemary de Pedra sobre Pedra. A personagem também era extravagante e altamente sensual. Casada com Ivonaldo, o personagem do Marco Nanini,  faz o que quer dele, inclusive dá várias puladas de cerca com Jorge Tadeu, o personagem do Fábio Jr.

Magnólia de Por Amor (1997)

        A Suburbana Magnólia também deu muito o que falar na trama de Por Amor, do autor Manoel Carlos. Casada com Oscar (Tonico Pereira), um aposentado sempre cansado, não se sente culpada nem um pouco em trair o marido com  Genésio (Ricardo Macchi), o jardineiro do bairro que trata de amante entre quatro paredes e como filho na frente dos outros.

Djenane de Senhora do Destino (2004)

        Em 2004, Elizangela entrou na trama de Senhora do Destino, novela do Aguinaldo Silva, para chantagear a vilã Nazaré Tedesco, vivida pela Renata Sorrah.  Djenane,  era ex-colega de Nazaré, da época do bordel Madame Berthe Legrand (Tônia Carrero) e sabia de tudo que ela aprontou para se casar com Luis Carlos (Tarcísio Meira), inclusive sobre o sequestro de Lindalva, a filha vivida pela Carolina Dieckmann, que ela criou como Isabel. No decorrer da trama, Djenane acaba sendo mais uma vítima de Nazaré,  é empurrada das escadas da casa da vilã e morre.

Shirley Miranda de Cobras e Lagartos (2006)
com AILTON GRAÇA 

        A Interesseira Shirley de Cobras e Lagartos, novela do autor João Emanuel Carneiro, foi outro bom momento da atriz na tv. Esbanjando talento  no humor, a Shirley era uma cabeleireira que fazia a cabeça de várias das madames da trama, e sonhava um dia em ser uma delas. Casada com Ramires (Ailton Graça) e madrasta do Foguinho (Lázaro Ramos), é exatamente ele, que ela trata feito lixo , que acaba lhe levando a morar em uma mansão depois que herda a fortuna Omar Pasquim (Francisco Cuoco).  

Cilene de A Favorita (2008)

        Em A Favorita, trama do autor João Emanuel Carneiro, Elizangela voltou às novelas na pele da bem humorada e durona Cilene. Na trama era a mãe apaixonada de Halley, personagem do Cauã Reymond, e além de ser manicure tinha uma agência  com meninas que servem de acompanhantes de homens. No decorrer da trama, Cilene torna-se muito importante na busca de Donatella (Claudia Raia) por seu filho desaparecido. Na verdade foi Cilene, com ajuda de Silveira (Ary Fontoura) que sequestrou e criou o filho de Donatella como seu.

Íntima de Aquele Beijo (2011)
com BRUNA MARQUEZINE 

        A Íntima, personagem que a Elizangela viveu na trama de Aquele Beijo, do Miguel Falabella, foi outra mãezona e esposa nada fiel. Mãe de Belezinha, a personagem da Bruna Marquezine, depositou na filha o sonho de se tornar miss, e para isso controla , ou pensa que controla, todos os seus passos. Avesso à  essa luta para transformar a filha em miss, íntima mantem um caso escondido com o vizinho Felizardo, personagem do Diogo Vilella.

Jurema de Império  (2014)

        A Jurema de Império, novela do autor Aguinaldo Silva, foi outra personagem da atriz assassinada no decorrer de uma  trama. Jurema veio do interior com os dois filhos a procura do marido que tinha lhe abandonado. Depois de chegar no bairro onde morava Cora (Drica Moraes / Marjorie Estiano) cometeu um grande erro –  passou pelo caminho da vilã. Isso foi sua sentença de morte em mais uma personagem inesquecível que marcou sua carreira.


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle